Star Inn Peniche já é oficialmente casa de surfistas
O antigo Soleil Peniche foi inaugurado oficialmente depois de uma remodelação que começou em 2016.

Rute Simão
Agência de Viagens El Corte Inglés já está em Guimarães
Lusanova promove formação sobre o Brasil em parceria com a TAP
Incerteza global não impacta viagens na Europa e Portugal continua a ser um dos destinos preferidos
Turismo sustentável e economia circular em análise na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar
Celebrity Cruises apresenta novo restaurante e opções de entretenimento do Celebrity Xcel
KIPT CoLab lança Barómetro Estatístico para o setor do Turismo a 26 de maio
LovelyStay celebra 10 anos de operação com bons resultados e acelera expansão internacional
CPLP apoia candidatura do Campo do Tarrafal a Património da Humanidade
Maior Legoland do mundo abre em Xangai em julho
Turismo no Porto confirma crescimento em 2024
Ana Mendes Godinho, secretária de estado do Turismo, e Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, elogiaram o investimento do grupo em Peniche e o compromisso social do projecto.
O hotel Star inn Peniche, antigo Soleil Peniche, foi oficialmente inaugurado esta terça-feira, 19, depois de uma intervenção que visou não só a estrutura do hotel mas também o posicionamento da marca que está agora direccionada para o target do Surf. Toda a propriedade foi alvo de remodelações profundas e a unidade dispõe agora de várias facilidades para os praticantes da modalidade, como um espaço para guardar o equipamento, como cacifos para pranchas e fatos, e a escola de surf Special Surf 78.
A intervenção começou em 2016 e terminou em Julho deste ano, sendo que as obras foram realizadas durante a época baixa, o que não obrigou ao encerramento do hotel.
Esta é a terceira unidade da marca própria da cadeira hoteleira que se junta às outras já existentes: o Star Inn Porto e o Star Inn Lisboa. Com o propósito de criar uma maior ligação com a comunidade e área envolvente, o Star Inn Peniche tem apostado na cooperação com artistas locais. Um dos exemplos é o mural pintado fachada do hotel pelo artista Wilson Alexandre e que é inspirado numa obra do artista local Antero Anastácio. Na fachada principal do hotel, foram colocadas as pranchas de surf vencedoras de um concurso de pintura de pranchas em colaboração com a Vulture Surf Boards, empresa local que se dedica à produção de pranchas.
Leia também: Hoti Hotéis leva marca Meliá a Viana do Castelo
O grupo está também a implementar uma estratégia mais sustentável através da utilização de materiais recicláveis e da eliminação de alguns plásticos no hotel. A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, esteve presente no evento de inauguração e parabenizou a Hoti Hotéis pela iniciativa.“Este hotel é um exemplo prático da estratégia que estamos a implementar. Em primeiro lugar, crescer cada vez mais em valor e não tanto em massas, ou seja, diversificar os públicos que nos visitam e chegar a mercados e países diferenciados. Em segundo lugar, conseguir desconcentrar a procura ao longo do território e Peniche é um exemplo disso mesmo. Por último, conseguir ter cada vez mais actividade turística sustentável ao longo de todo o ano”, enumerou.
Para os próximos 10 anos, a governante sublinhou a importância de “garantir o aumento do nível de qualificação das pessoas que trabalham no turismo”. Também o presidente do Turismo de Portugal congratulou a aposta do grupo na responsabilidade social e no surf. “Para nós, Turismo de Portugal, é muito positivo ver um projecto desta natureza aqui neste lugar”, referiu.
Aposta na época baixa
Virado para a Praia Cova de Alfarroba, o hotel de 102 quartos dispõe também de piscina exterior, salas de reunião, restaurante, bar, zona de estar, esplanada comum, área de repouso com jacuzzi, um pequeno ginásio e piscina aquecida.
“A piscina interior é um argumento fortíssimo para combater a sazonalidade. Temos de encontrar argumentos para manter as pessoas interessadas no hotel em todas as épocas mas principalmente na época baixa”, justificou o administrador do grupo, Miguel Proença. Embora o espaço esteja construído sob o mote do Surf, esta é uma casa para todos, garante Miguel Proença. “É por isso que temos mais de 100 quartos, há espaço para todos, para praticantes da modalidade ou famílias”, atestou.
O evento foi também mote para a entrega de prémios aos vencedores do SSC.2018 – Star inn Surfboard Competition, o primeiro concurso lançado pelo Star inn Peniche com o intuito aproximar a marca à comunidade local. Esta competição visava escolher os melhores desenhos para as pranchas que se encontram pintadas e expostas na fachada do hotel. Estas pranchas estão à venda no hotel revertendo uma percentagem para os artistas cujos designs ganharam o concurso.