Governo reforça orçamento das ARPT’s para a promoção externa
Protocolo para a contratualização da Promoção e Comercialização Turística Externa, para o período 2019-2021, foi assinado esta quinta-feira, 22 de Novembro, em Ponta Delgada.

Publituris
Governo reforça linha de apoio à tesouraria de micro e pequenas empresa do turismo em 20M€
Inovação e economia digital dominam reunião dos Diretores Gerais dos Estados Membros da UE
“Esperamos receber todos os turistas britânicos a partir de 17 de maio”
SET tem “expectativas muito positivas” para o Douro
Os orçamentos das sete Agências Regionais de Promoção Turística (ARPT’s) vão ter um aumento anual de 37,5%, o que corresponde a 4,5 milhões de euros, informou a Secretaria de Estado do Turismo (SET), dando conta que o protocolo para a contratualização da Promoção e Comercialização Turística Externa para o período 2019-2021, que regula a promoção externa nacional, foi assinado esta quinta-feira, 22 de Novembro, em Ponta Delgada.
No comunicado divulgada, a SET avança que, com o reforço agora contratualizado, o orçamento das ARPT’s aumenta 13,5 milhões de euros no conjunto dos próximos três anos, passando “dos actuais 12 milhões de euros para 16,5 milhões de euros anuais”.
“Com este aumento, todas as ARPT vão ter ao seu dispor mais verba para fazerem promoção externa do que aquela de que dispunham no triénio que agora termina”, sublinha SET, realçando que “uma parte deste reforço de verbas, equivalente a 1,5 milhões de euros, será aplicado no reforço dos orçamentos das ARPT do Porto e Norte, do Centro, do Alentejo e dos Açores, para promover uma maior convergência face aos orçamentos das restantes agências regionais”.
Além desse valor, haverá também um “aumento de três milhões de euros” para todas as ARPT’s, valor que será alocado ao financiamento dos Planos de Produto e Mercado, o que, segundo a SET, corresponde aos “planos de promoção conjuntos das ARPT´s e empresas para uma actuação concertada e focada em produtos específicos ou mercados considerados prioritários”.
“Este aumento de verbas, decidido em conjunto no Conselho Estratégico da Promoção Turística, é muito importante e vai permitir reforçar a promoção de Portugal no estrangeiro. Este reforço, válido para os próximos três anos, foi elaborado de acordo com os objectivos da Estratégia Turismo 2027, ao dedicar especial atenção às regiões que são tradicionalmente menos turísticas ”, refere Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, citada no mesmo comunicado.