Filme espanhol “A Rota do Destino” vence Art&Tur
Entrega de prémios aos vencedores decorreu na sexta-feira, 26 de Outubro.

Publituris
O filme espanhol “The Route of Fate” (“A Rota do Destino”) foi o grande vencedor da 11.ª edição do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, que decorreu entre 23 e 27 de Outubro, em Leiria.
Dirigido por Román Parrado e produzido por Francesc Olivares, o filme “A Rota do Destino” o filme promove a região da Catalunha e leva os espectadores “aos melhores destinos catalães através de um diário de viagem, perdido por um cantor numa estação de comboio”, ao longo de quatro minutos.
A cerimónia de entrega de prémios decorreu na passada sexta-feira, 26 de Outubro, no Teatro Miguel Franco, em Leiria, e, além do filme espanhol “A Rota do Destino”, distinguiu também o filme “Love Story by PPS” (“História de Amor”) na competição nacional.
O filme “Love Story by PPS” é uma produção encomendada pelo gabinete de arquitectura PPS – Pilar Paiva de Sousa ao realizador Nuno Rocha, que, em três minutos, conta a história de dois estranhos, um homem e uma mulher, que fazem check-in num hotel romântico e que, a caminho dos quartos, chocam e trocam sem querer as chaves.
Os filmes em competição foram avaliados por um júri internacional, composto por 22 elementos de 12 países, em três continentes, designadamente Portugal, Espanha, Índia, África do Sul, Alemanha, Brasil, Chile, Holanda, Irão, Letónia, Taiwan e Turquia.
Já a iniciativa Art&Tur Factory, que se estreou este ano na competição e que desafiou os realizadores a gravar pequenos filmes promocionais da região Centro de Portugal em três dias, na semana anterior ao festival, teve como vencedor o filme “Inside”, produzido por uma equipa brasileira liderada por Marco António Calábria e Bruno Nishino, do Studio Eureka.
No final do festival, a organização faz um balanço positivo desta que foi a primeira edição realizada em Leiria, destacando que o certame “constituiu um sucesso desde o primeiro dia” e que “jovens estudantes, profissionais da área do turismo e do cinema e público em geral encheram muitas vezes a sala, para assistirem aos melhores filmes de promoção turística e à conferência “Centro de Portugal no Cinema Mundial”, que decorreu em simultâneo”.
“O balanço final do evento é claramente positivo e excede as expectativas da organização e, certamente, da assistência”, congratula-se Francisco Dias, director-geral do Festival ART&TUR, considerando que “levar o ART&TUR para o Centro de Portugal foi, sem dúvida, uma aposta vencedora”.