Número de turistas portugueses na Estremadura cresceu 79,4% em 2017

Por a 22 de Outubro de 2018 as 15:57

No ano passado, a região espanhola da Estremadura recebeu 206.148 turistas portugueses, número que representou uma subida de 79,4% face ao ano anterior e que deve voltar a subir este ano, segundo Rosa Balas, directora de Acção Exterior da Junta de Estremadura.

“Em 2017, houve uma subida de 79,4% de turistas portugueses na região da Estremadura. Neste ano, registamos uma subida de 8%”, revelou a responsável ao Publituris, considerando que “o turismo está a passar por um momento de ouro e a Estremadura está a beneficiar nesse sentido”.

Na Estremadura, “a oferta turística mais apreciada pelos portugueses é sem dúvida a cultural e gastronómica”, diz a responsável, que destaca “os locais históricos como Cáceres”, mas também “Mérida, cidade fundada pelos romanos que, além dos vestígios arqueológicos, proporciona uma agenda diversificada com uma grande actividade cultural”, e ainda “a cidade de Guadalupe, localizada na região de Villuercas, também na província de Cáceres, que proporciona uma visita rica na arquitectura gótica com inúmeras obras e recantos artísticos”.

De acordo com Rosa Balas, “o mercado emissor português é um mercado maduro e leal”, que a responsável considera “muito importante” para a Estremadura, daí que a região conte com um plano de acção “muito ambicioso” para Portugal, que “abrange inúmeras acções para este ano” e que se divide em quatro linhas de trabalho principais, nomeadamente o fortalecimento de parcerias estratégicas com o mercado português, apoio a empresas da Estremadura para comercializar o destino, promoção e comunicação turística, e desenvolvimento de produtos.

“Neste sentido, a Estremadura tem participado na principal feira de turismo em Portugal (BTL, Lisboa) e numa das mais importantes (Guarda), o que ajuda a reforçar a cooperação com entidades do Turismo de Lisboa, Turismo do Centro, Setúbal e Turismo do Alentejo. Estas parcerias ajudam a promover acções específicas para profissionais, destinadas principalmente aos media e aos operadores turísticos”, explica Rosa Balas.

Além destas iniciativas, a Estremadura colabora também de perto com o Escritório da Turespaña em Lisboa e é parceira do Turismo Centro de Portugal, assim como do Turismo do Alentejo no projecto EUROACE, que une e promove estes três territórios de proximidade, tendo como prioridade os mercados chinês e norte-americano, e do qual Rosa Balas faz um balanço positivo.

“O saldo está a ser muito positivo”, diz a responsável, revelando que o projecto levou já à participação das regiões na ITB Xangai enquanto Euroregião, numa forma de “trabalhar o mercado chinês como um único destino”, estando a ser preparadas mais iniciativas.

“Apresentámos uma candidatura a um projecto europeu onde o Alentejo é o líder da equipa e as regiões do Centro e da Estremadura são parceiros. Queremos dar visibilidade a este conceito de união entre países”, explica Rosa Balas, revelando que está ainda a ser preparado “um evento institucional, em Bruxelas, no início de Novembro”.

 

 

 

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *