Congresso Nacional da AHP vai ter sete painéis e o PM na abertura
Debate decorre em Lisboa, a 15 e 16 de Novembro, sob o tema “Turismo: Que Futuro Queremos?”.
Publituris
Transporte aéreo de passageiros continuou a crescer no 2.º trimestre com aumento de 4,8%
Constituição de novas empresas abranda até agosto e os Transportes lideram as quebras
TAP assina protocolo de intenções com governo da Bahia para voos entre o Porto e Salvador
Comité Setorial de Turismo promove encontros em quatro regiões do país
Grupo GEA leva 80 agências de viagens associadas em sete famtrips
Privatização da Azores Airlines será concluída “em breve” mas não este ano
Explora Journeys inaugura segundo navio a 15 de setembro
Barcelona vai ter “aumento substancial” da taxa turística para cruzeiristas de curta duração
TAP lança campanha que oferece bagagem extra em voos entre Portugal, Moçambique e Angola
Royal Caribbean International encomenda 4.º navio da classe Icon
O Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, que vai ser promovido pela AHP – Associação da Hotelaria de Portugal, nos dias 15 e 16 de Novembro, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, vai, pela primeira vez, ser dividido em dois dias completos, contando com sete painéis, enquanto a sessão de abertura fica a cargo do primeiro-ministro, António Costa.
Para Raul Martins, presidente da AHP, este congresso representa “uma experiência de nível internacional”, uma vez que vai contar com oradores de renome, entre responsáveis políticos e empresários, bem como nomes incontornáveis da hotelaria e restauração, nacionais e internacionais, num “privilégio a que raramente se assiste” na indústria do Turismo.
“Este Congresso é fundamental para toda a indústria – fundamental para empresários, mas também para os profissionais; para parceiros; para a fileira do ensino; para decisores e agentes da Administração Pública; para a Banca e para as novas tecnologias. E é inspirador quer para os que já operam no mercado, quer para os que nele querem entrar, estejam mais virados para a hotelaria tradicional ou estejam à procura de novos conceitos”, destaca o responsável.
Sob o tema “Turismo: Que Futuro Queremos?”, o Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo arranca com o painel “O Futuro do Turismo em Portugal”, moderado pela jornalista Marta Rangel e que pretende “(re)visitar de forma realista o sucesso do turismo nacional e debater qual a capacidade de resposta que Portugal terá para os desafios futuros”, no ano em que se comemoram os 10 anos do Turismo de Portugal. O actual e os anteriores presidentes do Turismo de Portugal são os intervenientes convidados para este painel.
Já o segundo painel visa debater “as oportunidades e desafios do interior de Portugal, quais as especificidades de cada destino e o que devemos ter em conta quando criamos um produto/destino turístico”, contando com a participação de João Paulo Catarino, coordenador da Unidade de Missão para a Valorização do Interior; Isabel Dias Costa, coproprietária da Casa das Penhas Douradas, da Pousada de São Lourenço e da Burel Factory; Alfredo Vasconcelos, organizador do Boom Festival; e Ricardo Araújo, director da OutSystems e responsável do Pólo de Proença-a-Nova.
Da parte da tarde, será a vez do presidente da Entidade Regional de Lisboa e Vale do Tejo e director-geral da Associação de Turismo de Lisboa, Vitor Costa, falar sobre as “Tensões, Conflitos e Oportunidades na Áreas Metropolitanas”, num painel que vai ser moderado pelo jornalista Filipe Santos Costa e que vai contar também com a participação dos presidentes das Câmaras Municipais das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto.
O último painel do primeiro dia do evento vai ser dedicado ao lado social da hotelaria, sob o tema “Hospitality with a Twist!”, que terá como moderador Bernardo D’Eça Leal, Founder e Managing Partner do The Independente Collective, bem como “um ilustre painel de experientes empresários nacionais e estrangeiros”, que vai procurar responder às questões do momento.
O primeiro dia do Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo termina com um jantar comemorativo dos 30 anos da iniciativa, que será oferecido pela Câmara Municipal de Lisboa e onde intervém Fernando Medina, estando ainda previsto um espectáculo de Miguel Araújo.
No segundo dia, o Congresso da AHP arranca com uma intervenção de Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), à qual se segue uma apresentação de case studies de tecnologia aplicados à hotelaria, para que ao hóspede seja dado um “warm welcome”, sob o tópico “Da Disrupção Digital à Conexão Humana”.
Depois, arrancam os painéis de debate, sendo o primeiro dedicado ao tema “Os Desafios do Algarve”, com moderação da presidente executiva da AHP, Cristina Siza Vieira, e João Soares, director-geral do Dom José Beach do Hotel e representante da AHP no Algarve. Chitra Stern, proprietária do Martinhal Family Hotels & Resorts, como keynote Speaker; João Fernandes, presidente da Entidade Regional de Turismo do Algarve, e empresários de renome são os intervenientes neste painel, que vai contar também com um ‘wrap up’ pela secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.
Depois do almoço, o debate é retomado com o tema “Negócios à Mesa”, que visa discutir as vantagens ou desvantagens de os hotéis terem restaurante, além da importância do conceito e os desafios da requalificação e dos recursos humanos, enquanto o último painel vai ser dedicado ao tema “Tendências do Turismo: Um Olhar de Fora”. Ambos os painéis contam com moderação a cargo de Rodrigo Machaz, director-geral dos Memmo Hotels e membro da comissão organizadora do Congresso.
As inscrições para o congresso já se encontram abertas e os interessados têm condições especiais até 9 de Outubro, existindo um desconto de 25% até ao final do período de inscrições (9 de Novembro) para as segundas inscrições e restantes da mesma entidade. Mais informações em http://www.congressoahp.pt.