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Operação turística apela a extensão do horário do aeroporto de Lisboa

Em vésperas de arrancar a época alta no Turismo português e com as reservas a bom ritmo, quisemos saber quais os maiores constrangimentos identificados pelos operadores turísticos no decorrer das suas operações e que conselhos dão aos agentes de viagens para este Verão.

Raquel Relvas Neto
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Operação turística apela a extensão do horário do aeroporto de Lisboa

Em vésperas de arrancar a época alta no Turismo português e com as reservas a bom ritmo, quisemos saber quais os maiores constrangimentos identificados pelos operadores turísticos no decorrer das suas operações e que conselhos dão aos agentes de viagens para este Verão.

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Em vésperas de arrancar a época alta no Turismo português e com as reservas a bom ritmo, quisemos saber quais os maiores constrangimentos identificados pelos operadores turísticos no decorrer das suas operações e que conselhos dão aos agentes de viagens para este Verão.


Mudanças frequentes de horários de voos, greves, constrangimentos nos aeroportos, entre outros, foram alguns aspectos que perturbaram o normal funcionamento das operações turísticas no Verão de 2017. Este ano, quase às portas de iniciar-se mais uma época alta, quisemos saber como estão as reservas junto dos operadores turísticos, mas também que constrangimentos verificam nas operações em Portugal.
Com as vendas a decorrer a “um bom ritmo”, apesar de identificar a possibilidade de se verificar um abrandamento a partir de 1 de Maio, a Solférias refere que no ano passado não registaram atrasos ou alterações de horários significativas nas suas operações. Nuno Mateus, director-geral do operador turístico, explica que “depois do Verão de 2016, tentámos já em 2017 garantir todas as operações com a maior antecedência possível e com parceiros que nos garantem confiança e cumprimento”.
Na Soltrópico as vendas antecipadas começaram “com uma grande pujança”. Fernando Bandrés, director operacional do operador turístico, refere que “o início da temporada de Verão está a ser bom, mas falta ainda muita venda por acontecer”. A crescer há três anos consecutivos com crescimentos susutentados de dois dígitos, a Soltrópico está mais conservadora para o orçamento deste ano, “mas apostamos em seguir crescendo tanto em facturação como em rentabilidade. Muito deste crescimento está baseado em correcção interna com melhores ocupações dos charters e aumentos nas vendas em regular”. Para precaver possíveis constrangimentos, Fernando Bandrés explica que apesar de se terem acautelado com uma maior antecedência na contratação dos voos, tal tem-se revelado “uma medida pouco resolutiva”. “Os timings de adjudicação de slots são o que são, independentemente da nossa contratação”, admite, sublinhando que a situação dos aeroportos de Lisboa e Porto é “um facto incontornável” no bom decorrer das operações. Também na Viajar Tours as reservas antecipadas estão a decorrer a bom ritmo e “dentro das expectativas” com o operador turístico a antecipar um crescimento tanto no volume como na rentabilidade para este Verão. Para evitar possíveis constrangimentos, Nuno Anjos, director de marketing e vendas do operador turístico, sustenta que “contractos assinados em devido tempo” é a prática regular do operador. “No entanto, estes não são, hoje em dia, garante de que possa ser uma salvaguarda, pois as condicionantes já sobejamente conhecidas poderão alterar todos os pressupostos”.
O Furacão Irma foi o responsável pelo cancelamento das últimas quatro partidas da operação da Sonhando para Cuba, nas quais “todos os passageiros foram ressarcidos na íntegra pelos eventuais prejuízos causados”. José Manuel Antunes, director-geral do operador turístico, espera que, à parte do impacto do Furacão do Irma, a performance das operações seja idêntica, realçando que “as vendas são claramente superiores às de anos anteriores, no entanto, as taxas de ocupação sobretudo no mês de Junho estão baixas. Na minha opinião isso deve-se a uma sobre oferta para esse mês”. Mesmo assim, a Sonhando prevê um aumento de 12% na facturação, mas nos resultados José Manuel Antunes já não é tão optimista, criticando as “constantes ofertas abaixo do preço de custo que alguns operadores têm estado a praticar”.
Com previsão de um aumento de vendas em uns 5%  comparativamente com 2017, a Lusanova vai ter a presença de um assistente Lusanova no aeroporto de modo a que, em caso de alteração ou problema nos voos, “o cliente possa estar assessorado para resolver qualquer problema que surja e tenha ajuda imediata da nossa parte”. Daniel Marchante, director executivo do operador turístico, acrescenta que “dispomos de um telefone de emergência 24 horas para onde os agentes podem ligar em caso de necessidade por problemas com passageiros no aeroporto de saída ou em viagem”.
Apesar de todas estas estratégias para garantir o bom funcionamento das operações, há um problema comum entre os operadores turísticos, que os impede de serem melhor sucedidos e até de fazer crescer o respectivo negócio: Aeroportos. Seja o de Lisboa e até já o do Porto, ambos os aeroportos apresentam problemas sérios de congestionamento que muito preocupa os operadores turísticos. A solução para as infra-estruturas aeroportuárias das duas principais cidades do País passou de ser urgente para uma solução iminente. Solução essa que poderá passar para a extensão do horário de funcionamento dos aeroportos, permitindo que seja possível os aviões aterrarem entre as 00h00 e as 05h00.
Nuno Mateus indica que a maior dificuldade nas operações é “a aprovação de slots para realizarmos as nossas operações em horários aceitáveis pelos clientes”. “O aeroporto de Lisboa está com grandes constrangimentos”, alerta. Para o director-geral da Solférias, é “necessário que o Governo resolva urgentemente o tema da construção do novo aeroporto”, mas também que “as companhias aéreas cumpram horários, que a entidade aeroportuária garanta o não congestionamento nas áreas de check-in e de segurança”. Nuno Mateus refere mesmo que “enquanto não tivermos o novo aeroporto operacional será necessário que todos os aeroportos reduzam as horas nocturnas em que há limitações de movimentos”.
A solução, para o responsável da Soltrópico, é uma solução “política”. “Cabe ao Governo ouvir todas as partes implicadas e dar as melhores soluções possíveis, que neste momento passam apenas, na minha opinião e no curto prazo, pela eventual extensão do horário de funcionamento do aeroporto, que permitirá viabilizar mais algumas operações, mesmo com horários menos simpáticos”, defende Fernando Bandrés.
Também José Manuel Antunes defende que o Estado português “já deveria ter previsto a construção de um novo aeroporto para Lisboa. Como não foi feito, cabe ao actual Governo agilizar, o mais rápido possível, uma nova estrutura aeroportuária”. À semelhança de Nuno Mateus, também o director-geral da Sonhando defende que a Câmara Municipal de Lisboa deveria, de facto, “diminuir o período de encerramento nocturno do Aeroporto de Lisboa nos meses de Verão”, mas que também a ANAC – Autoridade Nacional de Aviação Civil deveria “planificar melhor os slots do aeroporto”.
Para a Lusanova, uma das situações a melhorar tem que ver com o apoio das companhias aéreas. Daniel Marchante refere que estas “podem melhorar o seu apoio ao passageiro em caso de atraso ou cancelamento de voo, dando informação actualizada e em caso de cancelamento do voo proteger de imediato o passageiro em outro voo no mais curto espaço de tempo”.

Conselhos

Em plena época alta, os agentes de viagens têm o seu trabalho redobrado de assistência ao cliente. Com que tipo de apoio podem contar dos operadores turísticos? Na Solférias o lema é “compre na Solférias e entre de férias mais cedo”. Para sustentar esta premissa, o operador turístico conta com o departamento de Apoio ao Cliente que está disponível 24h, para que “a qualquer momento o agente de viagens possa contar com o nosso apoio na resolução de eventuais problemas”.
Fernando Bandrés considera que existe “uma maior consciência do próprio agente de viagens e do consumidor” para eventuais problemas, o que facilita a resolução dos mesmos. No entanto, a Soltrópico não descarta um apoio de 24h, “tanto na origem como no destino, que estão permanentemente abertos para dar apoio nestas situações”.
No entanto, a 1 de Julho entra em vigor a Nova Directiva para as Viagens Organizadas e Serviços de Viagem Conexos, que vai mudar as regras do jogo e aumentar as responsabilidades para os intervenientes da distribuição turística. Perante esta situação, Nuno Mateus esclarece que “a responsabilidade para quem elabora “viagens organizadas” vai aumentar consideravelmente. Para que seja considerada “viagem organizada” basta o somatório de dois serviços, como por exemplo avião e hotel.” O responsável explica que, desde Dezembro de 2016, a Solférias aderiu ao seguro de Perturbação de Viagem por Força Maior, que protege “todos os seus clientes em casos de cancelamento ou alterações de viagem provocadas por motivo de força maior”.
José Manuel Antunes aconselha os agentes a “comprarem pacotes a operadores de segurança e que tenham um seguro que os proteja integralmente”.
O director operacional da Soltrópico alerta para uma atenção redobrada na informação dada ao cliente “e a prova da mesma, caso seja esta necessária”. Fernando Bandrés acrescenta ainda para “prestar especial atenção aos seus fornecedores, escolher sempre aqueles que estejam protegidos para situações de Força maior, que lamentavelmente são cada vez mais habituais”. Se é a própria agência a organizar a viagem, “tomem as devidas providências e estejam protegidos como organizadores. A nova legislação tralada-nos muitas responsabilidades acrescidas e caso as coisas corram menos bem, temos que estar cobertos”. A Soltrópico conta também com o seguro de PVFM no seu seguro base. “esta nova cobertura, sem qualquer custo adicional para o passageiro, procura antecipar “os principais imponderáveis que podem afectar, negativamente, as férias dos nossos clientes: greves, cancelamentos de última hora, problemas de operação, actos de terrorismo, enfim, motivos de força maior que levem a cancelamentos ou alterações significativas nas viagens reservadas”, garantindo o reembolso de até 3 mil euros por pessoa”.
Por sua vez, Nuno Anjos defende que “em primeiro lugar, os agentes deverão estar bem informados acerca das alterações a que a nova directiva obriga no ‘modus operandis’ das agências. Isso passa, necessariamente, por uma escolha criteriosa de fornecedores e parceiros comerciais, que garantam, por um lado, os direitos dos seus clientes, protegendo por outro as agências, em casos de perturbação da viagem por motivos de força maior. O Viajar Tours dá todas essas garantias, tanto aos viajantes como às agências”. O responsável refere ainda que, no que toca ao apoio do operador, este passa por ser “o mais transparente possível quanto ao que se passa com as suas operações charter”.

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“Viaje com Segurança com o Apoio do Provedor do Cliente” é novo projeto que a APAVT lança no mercado

Com vista a fortalecer os direitos e a proteção dos consumidores no setor de viagens e turismo em Portugal, assegurando-lhes o acesso a um método de resolução de litígios eficiente, a APAVT lançou, esta sexta-feira o projeto “Viaje com Segurança com o Apoio do Provedor do Cliente”.

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Contando com o apoio do Fundo para a Promoção dos Direitos dos Consumidores, esta iniciativa que a Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), acaba de lançar no mercado, consiste na execução de uma série de ações estratégicas com o objetivo de informar e sensibilizar os consumidores sobre os seus direitos no contexto das viagens organizadas.

O projeto inclui, entre outras ações, a realização de webinares e workshops formativos, divulgação de informações úteis aos consumidores e, ainda, uma aposta forte na presença nas redes sociais. Estas ações foram criadas para promover a literacia dos direitos dos consumidores e facilitar a resolução de litígios de forma célere e eficaz, beneficiando tanto os consumidores como o setor de turismo como um todo.

Segundo refere a APAVT, em nota de imprensa, nos últimos cinco anos, o Provedor do Cliente das Agências de Viagens e Turismo resolveu um total de 5.848 processos, adiantando que “este sucesso sublinha o compromisso do Provedor em oferecer um serviço rápido e acessível que promove a confiança dos consumidores nas agências de viagens aderentes”.

O presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, assegura que “estamos focados em garantir que todos os nossos clientes e todos os nossos associados tenham a capacidade de resolver os seus litígios de forma eficaz e informada, promovendo assim uma maior harmonia e eficácia no mercado”.

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Travelport+ já disponibiliza conteúdo da Malaysia Airlines

O marketplace Travelport+ passou a disponibilizar o conteúdo New Distribution Capability (NDC) da Malaysia Airlines, companhia aérea de bandeira da Malásia, que passa a estar disponível para as agências de viagens que utilizam esta plataforma.

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O marketplace Travelport+ passou a disponibilizar o conteúdo New Distribution Capability (NDC) da Malaysia Airlines, companhia aérea de bandeira da Malásia, que passa a estar disponível para as agências de viagens que utilizam esta plataforma.

Num comunicado enviado à imprensa, a Travelport explica que, com esta parceria, os clientes  de agências da Travelport, em determinados mercados, podem agora “visualizar, comparar e reservar facilmente as ofertas dinâmicas no padrão NDC da Malaysia Airlines, além das fontes tradicionais de conteúdo, usando as APIs da Travelport, o Smartpoint Cloud e as soluções de ponto de venda Smartpoint destina a agências-desktop”.

“A solução NDC completa da Travelport para a Malaysia Airlines possibilita que os agentes atendam totalmente às reservas no padrão NDC, permitindo modificações, cancelamentos e gerenciamento de alterações involuntárias”, acrescenta a Travelport.

Segundo Dersenish Aresandiran, diretor comercial de companhias aéreas da MAG, a chegada do conteúdo da companhia aérea a esta plataforma representa um passo importante na estratégia de distribuição da companhia aérea, uma vez que garante que a oferta NDC é “perfeita para as agências, permitindo que elas ofereçam as melhores opções para os viajantes”.

“Ao tornar o nosso conteúdo NDC mais acessível aos agentes de viagens e permitir que eles giram e atendam facilmente nossas reservas no padrão NDC por meio do Travelport+, acreditamos que isso estimulará uma maior adoção do padrão NDC”, acrescenta o responsável.

Já Jason Clarke, diretor comercial de parceiros de viagem da Travelport, sublinha que este “lançamento garante que o conteúdo NDC da Malaysia Airlines esteja pronto para venda nas agências que usam o Travelport+ e que as tarifas dinâmicas sejam exibidas em um formato que facilite a compra, a venda e a manutenção de conteúdo NDC e do conteúdo tradicional, tudo em um só lugar.”

O conteúdo NDC da Malaysia Airlines na Travelport+ está já disponível para agências de viagens da Austrália, Índia, Indonésia, Malásia, Cingapura e Reino Unido, com a Travelport a indicar que, em breve, vai passar a estar também acessível para clientes de outros países.

A Travelport explica ainda que as agências “conectadas à Travelport podem entrar em contato com sua equipa de contas para saber como iniciar o processo de ativação do conteúdo NDC da Malaysia Airlines”.

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Ávoris reafirma intenção de “fortalecer e expandir operações em Portugal”

Numa reunião com Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo (SET), e Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal (TdP), os responsáveis da Ávoris Corporación Empresarial, parte do Grupo Barceló, manifestaram a “firme aposta” em Portugal.

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Vicente Fenollar, presidente-executivo do grupo Ávoris, e António Loureiro, diretor-geral da Iberojet em Portugal, reuniram-se, recentemente, com Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo, e Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal, aproveitando a oportunidade para manifestarem a “firme aposta” em Portugal.

Em comunicado, a Ávoris Corporación Empresarial, parte do Grupo Barceló, refere que durante a reunião, foram discutidos “vários temas fundamentais para fortalecer a colaboração entre a Ávoris e as autoridades turísticas portuguesas”. Um dos principais temas abordados foi a ampliação da presença hoteleira do Grupo Barceló em Portugal, para ir mais além da sua atual operação no arquipélago da Madeira, com Vicente Fenollar a receber um “pedido explícito” para que o grupo aumente o seu investimento no setor hoteleiro português.

Outro ponto em destaque foi a intenção da Ávoris em expandir as operações da Iberojet nos aeroportos de Lisboa e Porto, consolidando assim a sua posição no mercado português, bem como promover a atividade dos operadores turísticos do grupo que operam em território português, como a Nortravel, a Travelplan, a Jolidey ou a Catai. Para tal, o presidente-executivo do grupo Ávoris colocou à disposição das autoridades de turismo portuguesas “toda a estrutura” da Ávoris em Espanha, com o objetivo de “dinamizar as vendas do mercado espanhol para Portugal”, oferecendo a “capacidade dos operadores turísticos e a extensa rede de agências de viagens do grupo para alcançar este objetivo”.

No final da reunião, Vicente Fenollar assinalou que “Portugal é um mercado estratégico para o nosso grupo. A procura de serviços turísticos de alta qualidade continua a crescer e estamos comprometidos em satisfazer essas necessidades com a nossa oferta de viagens”.

A concluir, o presidente-executivo do grupo Ávoris referiu que a reunião “reafirma a nossa intenção de fortalecer e expandir as nossas operações em Portugal, aproveitando as oportunidades que oferece o nosso mercado vizinho. Ampliar as nossas operações da Iberojet em Lisboa e no Porto é uma importante parte da nossa estratégia no país”, reafirmando querer oferecer “mais opções e melhorar as ligações entre Portugal e outros destinos chave”.

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Solférias lança nova campanha de incentivo para agentes de viagens

Os agentes de viagem são, para a Solférias, parceiros fundamentais e um dos mais importantes fatores no processo de decisão dos viajantes nacionais. Assim, o operador turístico acaba de lançar um novo desafio, desta vez dedicado aos melhores vendedores para o destino Brasil.

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No âmbito desta campanha de incentivo para os agentes de viagens, “Vem conhecer o Mundo connosco”, os oito melhores vendedores para o destino Brasil garantem a sua participação na viagem de familiarização Solférias a Fortaleza, que terá lugar entre de 6 a 11 de novembro de 2024 em colaboração com TAP e hotéis Vila Galé.

“Esta será mais uma oportunidade para descobrir ou redescobrir os segredos deste destino com quem o conhece como ninguém, e fazer ainda mais parte do nosso Mundo”, indica o operador turístico em nota de imprensa, para esclarecer que “diariamente, todos na Solférias estão sempre disponíveis para ajudar e colaborar, através dos contactos e canais habituais”.

A campanha é válida para reservas efetuadas de 24 de julho 2024 a 18 de outubro 2024.

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Lusanova sugere seis viagens para desfrutar no outono

O operador turístico Lusanova apresenta seis sugestões de viagens para a próxima estação, para destinos e pacotes e especialmente selecionados para essa época do ano.

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Neste conjunto de sugestões, a Lusanova destaca a cidade de Riga, em viagem de quatro dias, disponível a partir de 785 euros por pessoa. A visita inclui o Castelo, a Catedral, a Porta Sueca, os Três Irmãos, bem como o Museu de História e Navegação. Há também a possibilidade de descobrir o bairro e museu Art Nouveau. O Bairro de Kalnciema e os seus mercados, bem como o centro de arquitetura, são outras das atrações incluídas no programa.

A capital do antigo Império Romano é sempre uma boa escolha para um ‘city-break’. No programa Escapada a Roma, o operador turístico propõe explorar o Vaticano com visita aos Museus do Vaticano, onde se inclui a famosa Capela Sistina, bem como o regresso aos tempos de Roma Imperial, com visita ao Monte Palatino, Coliseu e passeio ao longo da Via Sacra.

Num fim-de-semana, a Lusanova sugere uma escapada ao norte de África, concretamente a Marraquexe. Durante o passeio panorâmico por uma das quatro cidades imperiais de Marrocos é possível conhecer os principais atrativos da cidade vermelha, como a Mesquita Koutobia, o Palácio Bahia, as Tumbas Saadianas, entre outros, terminando na movimentada Praça Jemaa El Fna.

Para quem deseja partir à descoberta do continente americano, o operador turístico sugere, ainda para o outuno, a Argentina, Chile e Uruguai com um circuito, por exemplo, pela Patagónia, com visitas a Buenos Aires, Ushuaia, Terra do Fogo, El Calafate e ao Glaciar Perito Moreno, numa viagem que convida a um contacto direto com as maravilhas da Natureza.

Ainda no continente americano, o convite passa por partir à descoberta da Costa Rica durante sete noites. Depois de se explorar a capital San José, o Parque Nacional Braulio Carrillo e os seus canais, rios, lagoas e vegetação enriquecem a viagem. Também o Parque Nacional Tortuguero, conhecido como a Amazónia da América Central, ou o Parque Nacional Manuel António estão incluídos no circuito, no quais se pode observar as tartarugas, macacos, preguiças, manatins e muitos outros animais da região.

A 26 de outubro, a Lusanova sugere um programa especial de 11 noites para experienciar na primeira pessoa o Festival Diwali, conhecido como festival das luzes, na Índia. Depois de um circuito por Deli, Agra, Fatehpur e Jaipur, a viagem culmina com a chegada a Jodhpur, conhecida como cidade azul, e cenário do festival indiano Diwali. Ranakpur, que detém um dos templos mais impressionantes do Rajastão, é também um dos destinos contemplados do circuito que ainda inclui visitas a Udaipur, Bombaim e Goa, esta última com notáveis vestígios da presença portuguesa no país.

 

 

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Da esquerda para a direita: Hugo Teixeira Francisco, Bruno Teixeira, João Daniel Ramos

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Portugal Green Travel adquire participação na Geonatour

A Portugal Green Travel acaba de adquirir uma participação no capital da Geonatour no que diz ser um “reforço do compromisso com o turismo sustentável em Portugal”.

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Num movimento estratégico, a Portugal Green Travel acaba de adquirir uma participação significativa na Geonatour, fortalecendo assim a sua posição em soluções de turismo sustentável, abrindo este acordo um novo capítulo para ambas as empresas, com um foco renovado em inovação e sustentabilidade.

Hugo Teixeira Francisco, cofundador e CMO da Portugal Green Travel, destaca que a Geonatour já era uma parceira valiosa e fornecedora de serviços essenciais para eles. “A entrada no seu capital é um passo natural, dado o aumento significativo de turistas que procuram experiências autênticas, nomeadamente programação de caminhadas e atividades ao ar livre em Portugal. Com esta parceria, reforçamos o nosso compromisso com inovações tecnológicas e a digitalização do setor turístico, que são cruciais para promover um turismo mais responsável e integrado,” afirma Hugo.

Do lado da Geonatour, Bruno Teixeira, CEO e cofundador, considera que a entrada da Portugal Green Travel vai servir como uma “verdadeira alavanca para crescimento e inovação. Não só traz um forte alinhamento estratégico e compromisso com a sustentabilidade, como também nos permite expandir e melhorar a nossa oferta de serviços. Juntos, iremos desenvolver novos produtos que respeitam e promovem a riqueza natural e cultural dos territórios portugueses”.

As expectativas para os próximos anos são altas, e ambos os responsáveis estão confiantes de que esta parceria transformará o turismo em Portugal. Hugo Teixeira Francisco projeta que esta parceria colocará a empresa na vanguarda do turismo sustentável em Portugal. “Estamos a trabalhar para integrar completamente as nossas operações e maximizar as sinergias entre as nossas equipas. A nossa visão é a de que cada turista que visita Portugal através da nossa rede experimente uma conexão genuína e profunda com os territórios, beneficiando todas as partes envolventes de uma forma sustentável e com recurso a soluções tecnológicas 100% portuguesas”.

Já Bruno Teixeira acrescenta que a meta é “continuar a promover e valorizar o património natural através da plataforma Geonatour, garantindo que cada experiência seja única e verdadeiramente enriquecedora”.

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TTS disponibiliza a funcionalidade EasyPay para agências IATA GoLite

A TTS – Travel Technology & Solutions acaba de anunciar o lançamento da nova funcionalidade EasyPay no TTS Consolidator. Esta adição permite às agências IATA GoLite expandir o seu negócio de consolidação de forma segura e eficiente, proporcionando uma melhor experiência aos seus clientes.

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Soltour lança charters de verão do Porto para Múrcia e Almería

A Soltour vai disponibilizar charters desde o Porto para Múrcia e Almería, em Espanha, ao longo deste verão, em voos diretos que decorrem até 11 e 19 de setembro, respetivamente.

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A Soltour lançou mais duas operações charter para este verão, ambas com partida do Porto e destino a Múrcia e Almería, em Espanha, avançou o operador turístico, em comunicado.

Segundo a Soltour, o charter para Múrcia conta com partidas entre 16 de julho e 11 de setembro, enquanto os voos para Almería acontecem até 19 de setembro, tratando-se, em ambos os casos, de voos diretos.

A inauguração de ambas as operações já aconteceu, com a Soltour a sublinhar que Múrcia oferece praias mediterrânicas, já que se trata de uma cidade costeira localizada Málaga e Alicante.

“A região tem uma oferta variada de natureza, graças à sua diversidade paisagística de praias, colinas e florestas, ideal para os amantes de caminhadas, bem como para os viajantes mais urbanos com a energia e o ambiente universitário da cidade de Múrcia. A sua catedral barroca, com o segundo campanário mais alto de Espanha, e as suas encantadoras ruas calcetadas convidam a explorar a cidade e a desfrutar de tapas, cerveja e música ao vivo nas suas diversas esplanadas”, refere a Soltour.

Já Almería, na Andaluzia, é conhecida por pela natureza, gastronomia e cultura, ainda que também as praias desta cidade espanhola sejam famosas, seja pela qualidade do areal ou da água do mar.

“A apenas 20 quilómetros da capital, os viajantes encontrarão o Parque Natural do Cabo de Gata-Níjar, o maior tesouro natural da província, sem esquecer as suas praias, excelentes tanto pela qualidade da areia como pela limpeza das águas”, lê-se na informação divulgada pelo operador turístico.

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ECTAA apresenta Manifesto com indicações sobre o “essencial para o setor das viagens”

A ECTAA divulgou, recentemente, o seu Manifesto através do qual dá indicações sobre as “ações cruciais para promover uma indústria de viagens competitiva e sustentável”.

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A European Travel Agents’ and Tour Operators’ Associations (ECTAA), da qual a portuguesa APAVT faz parte, divulgou o seu Manifesto, instando a União Europeia, agora que as instituições europeias se preparam para os próximos cinco anos, a tomar iniciativas estratégicas e a prestar apoio regulamentar para reforçar a resiliência do sector, promover a inovação e garantir a sustentabilidade.

“Agora que conhecemos os novos membros do Parlamento Europeu e as suas responsabilidades, é o momento certo para explicarmos o que consideramos essencial para o setor das viagens”, afirma Eric Drésin, secretário-geral da ECTAA.

O documento publicado pela organização sublinha a necessidade de uma proteção sólida dos consumidores e de transparência na distribuição, assegurando que os viajantes beneficiam de opções de viagem “claras, justas e seguras”. Ao abordar estas áreas-chave, o manifesto define um “caminho claro” para que os decisores políticos e as partes interessadas do setor colaborem eficazmente, garantindo um futuro próspero para o setor europeu das viagens.

A prioridade para os próximos anos passa, assim, pela revisão da diretiva relativa às viagens organizadas. A atual diretiva já garante um elevado nível de proteção do consumidor para as viagens organizadas em termos de informação ao cliente, proteção contra a insolvência e assistência quando algo corre mal. “Qualquer novo texto deve ter por objetivo manter a proteção dos consumidores sem impor encargos desnecessários aos operadores turísticos ou confundir as disposições”, considera-se no manifesto.

No entanto, a ECTAA está “preocupada” com a garantia de escolha do consumidor e com a “transparência” das opções de viagem no futuro. “Os consultores de viagens precisam de ter acesso garantido a conteúdos de viagem completos em condições justas, razoáveis e não discriminatórias”, lê-se no documento. É igualmente importante “garantir direitos efetivos” aos passageiros dos transportes uni e multimodais, que incluam “regras viáveis de reembolso dos bilhetes e a proteção dos dados dos passageiros”. Por último, a ECTAA considera ser “da maior importância” rever o regime especial do IVA para as agências de viagens, a fim de atualizar as regras, resolver as distorções da concorrência e garantir uma aplicação uniforme em toda a Europa.

“Atualmente, a Europa conta com mais de 80.000 agências de viagens que sofreram uma transformação notável nos últimos anos. Passaram de simples intermediários a guias especializados num sistema de viagens complexo. Ao olharmos para o futuro, estes consultores desempenharão um papel cada vez mais importante, respondendo à procura crescente de alternativas adaptadas e sustentáveis às ofertas turísticas convencionais. Apoiar a transição ecológica do turismo é essencial, com a ECTAA a defender um financiamento específico para ajudar as empresas a investir em práticas sustentáveis”, conclui, por sua vez, Frank Oostdam, presidente da ECTAA.

Universo ECTAA

  • 80.000 Agências de Viagens
  • 350.000 Empregados
  • 197 mil milhões de euros em faturação
  • 60 mil milhões de euros em venda de bilhetes de avião
  • 300 milhões de bilhetes vendidos/ano
  • 210 milhões de pacotes de viagens vendidos/ano
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Expedia Group já pode vender voos da Ryanair

A parceria entre a Ryanair e o Expedia Group vai permitir que, nos próximos meses, os viajantes possam reservar voos da Ryanair diretamente através do Expedia Group.

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A Ryanair chegou a acordo com o Expedia Group para que este possa vender os voos e pacotes com ligações aéreas da companhia aérea, numa parceria que entra em vigor nos próximos meses, informou a companhia aérea low cost, em comunicado.

“Esta colaboração permite ao Expedia Group oferecer as tarifas baixas da Ryanair aos seus viajantes, melhorando as escolhas e experiências dos passageiros”, destaca a Ryanair, realçando que o Expedia Group se tornou na mais recente OTA – Online Travel Agency aprovada pela companhia aérea.

Com esta parceria, os clientes da Expedia Group passam a ter acesso às tarifas baixas da companhia aérea e os voos que a Ryanair disponibiliza para mais de 240 destinos, num processo de reserva que também passa a ser simplificado.

Segundo a Ryanair, esta parceria “garante que os viajantes do Expedia Group tenham acesso à sua conta myRyanair e às atualizações essenciais de voos diretamente, sem a necessidade de concluir o processo de verificação de cliente da Ryanair”

 

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