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APAVT entrega título de “destino preferido” à região Centro

A escolha do Centro de Portugal como “destino preferido” da APAVT tinha sido anunciada em Novembro, durante o último congresso da APAVT, em Macau, e foi agora oficializada.

Inês de Matos
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APAVT entrega título de “destino preferido” à região Centro

A escolha do Centro de Portugal como “destino preferido” da APAVT tinha sido anunciada em Novembro, durante o último congresso da APAVT, em Macau, e foi agora oficializada.

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A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) e o Turismo Centro de Portugal oficializaram esta quarta-feira, 28 de Fevereiro, o protocolo que torna a região Centro no “destino preferido” da associação em 2018, distinção vai permitir criar “uma agenda específica” para promover a região.

“Criamos uma agenda especifica, ao longo de todo o ano, que visa trazer mais visibilidade ao destino preferido, neste caso, ao Centro de Portugal”, afirmou Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, durante a assinatura do acordo, que decorreu no primeiro dia da BTL.

Pedro Costa Ferreira lembrou que esta é a “primeira vez, na história da APAVT”, em que um destino recebe esta distinção por dois anos consecutivos, justificando a repetição com a qualidade do trabalho que o Turismo Centro de Portugal tem vindo a fazer, mas também com “o acontecimento menos agradável” que foram os incêndios do Verão passado.

No que respeita à agenda que será criada para promover a região, Pedro Costa Ferreira lembrou que “a APAVT ganhou o congresso da associação holandesa dos agentes de viagens para Portugal e tendo-o ganho para Portugal, inseriu-o na agenda do destino preferido e o congresso realizar-se-á este ano no Centro, em Coimbra, Viseu e Aveiro”.

Esta quarta-feira marcou também o arranque do website “O Centro das Atenções”, lançado pela APAVT para “aglutinar a oferta” da região e igualmente com o objectivo de dar visibilidade ao Centro, atraindo um maior número de turistas à região.

Já Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, lembrou a “continuada e muito proveitosa” cooperação que a região mantém com a APAVT desde os tempos dos congressos da associação no Centro, e agradeceu a distinção, depois de um ano que foi “absolutamente atípico”.

“Essa atipicidade reside no facto de termos planeado um ano extraordinário, do ponto de vista do crescimento em hóspedes e dormidas – nacionais e estrangeiros -, e de termos iniciado um ano com eventos de grande montra, como o centenário de Fátima e a vinda do Papa, o que projectava um ano extraordinário para o Centro de Portugal, e, depois, sermos atingidos no nosso âmago, com os episódios de Pedrogão Grande, em Junho, ou os incêndios de Outubro”, afirmou Pedro Machado.

Apesar das adversidades, o Centro acabou por registar crescimentos de 14,7% nas dormidas e de 29,8% no número de turistas estrangeiros, números que tornam 2018 num ano “mais ambicioso”, com o presidente do Turismo do Centro a considerar que  o apoio dos agentes de viagens será um “trunfo” para a consolidação do crescimento da região.

Recorde-se que a escolha do Centro de Portugal como “destino preferido” da APAVT tinha sido anunciada em Macau, durante o último congresso da APAVT, em Novembro.

 

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Agosto com recorde de 10 milhões de dormidas

O número de dormidas registadas em agosto de 2023 superou, pela primeira vez, as 10 milhões. No acumulado do ano (janeiro-agosto) o total de dormidas ficou perto das 53 milhões, apesar do decréscimo registado nos residentes, compensado pela subida dos mercados internacionais.

Victor Jorge

O setor do alojamento turístico registou 3,5 milhões de hóspedes e 10,1 milhões de dormidas, em agosto de 2023, correspondendo a crescimentos de 4,8% e 1,4%, respetivamente (+4,4% e +1,7% em julho de 2023, pela mesma ordem), avançam os números divulgados esta sexta-feira (29 de setembro) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Face a agosto de 2019, registaram-se crescimentos de 6,3% nos hóspedes e 4,9% nas dormidas.

No período acumulado de janeiro a agosto de 2023, as dormidas aumentaram 12%, +2,4% nos residentes e +16,9% nos não residentes, fixando-se nas 52,9 milhões. Comparando com o mesmo período de 2019, as dormidas cresceram 8,9%, +10% nos residentes e +8,4% nos não residentes

No oitavo mês de 2023, o INE indica que as dormidas de residentes mantiveram uma trajetória decrescente (-6,9%; -2,8% em julho), totalizando 3,5 milhões. Em contrapartida, o crescimento dos mercados externos acelerou (+6,4%, após +3,9% em julho), tendo sido registados 6,6 milhões de dormidas.

Face a agosto de 2019, observou-se um abrandamento do crescimento das dormidas de residentes (+0,9%, após +11,6% em julho), ao contrário do que se verificou nas dormidas de não residentes (+7,1%, após +5,1% em julho).

Entre os 17 principais mercados emissores (88,6% do total de dormidas de não residentes), os Estados Unidos da América e o Canadá continuaram a destacar-se, registando os maiores crescimentos (+28,9% e +27,5%, respetivamente) face a agosto de 2022. Em sentido contrário, os mercados finlandês e espanhol registaram os maiores decréscimos nas dormidas (-10,4% e -4,3%, respetivamente).

Face a agosto de 2019, as dormidas de residentes no Reino Unido (17,5% do total das dormidas de não residentes em agosto) continuaram a crescer (+6,2%; +5,3% face a 2022).

O mercado espanhol (quota de 16%) registou um decréscimo de 5,4% nas dormidas, face a agosto de 2019, tendo mantido a segunda posição entre os principais mercados. O terceiro principal mercado foi o francês (11,8% do total), diminuindo ligeiramente face a 2019 (-0,7%; -3,7% face a 2022). O mercado alemão (quota de 9%) aumentou 9,3% comparando com 2019 (+4,9% face ao ano anterior).

Os mercados norte americano e canadiano continuaram a destacar-se, com crescimentos de 65,6% e 60,1%, respetivamente, face a 2019, enquanto os maiores decréscimos se observaram nas dormidas de hóspedes brasileiros (-19,3%), suecos (-13,8%) e finlandeses (-10,2%).

Por regiões, o Algarve concentrou 31,3% das dormidas, seguindo-se Lisboa (21,2%) e o Norte (17,1%). Os maiores crescimentos registaram-se no Norte (+5,4%), Açores (+4,5%) e Centro (+4,1%), tendo-se verificado decréscimos no Algarve (-1,9%) e na Madeira (-1,2%).

Comparando com agosto de 2019, o Algarve continuou a registar um decréscimo de dormidas (-7,9%; -6,2% em julho). Nas restantes regiões, mantiveram-se os crescimentos, com maior expressão no Norte (+22,7%), na Madeira (+16,5%) e nos Açores (+14,1%).

Com exceção do Alentejo (+0,1%; +9,2% face a 2019), todas as restantes regiões registaram diminuições das dormidas de residentes, mais expressivas na Madeira (-17,1%; +25,1% comparando com 2019) e no Algarve (-13,7%; -14,3% face a 2019).

Todas as regiões registaram crescimentos das dormidas de não residentes face ao ano anterior, destacando-se o Centro (+12,6%; +10% face a 2019), o Alentejo (+12,3%; +2,4% comparando com 2019) e os Açores (+10,7%; +26,8% face a 2019). O Algarve continuou a ser a única região a decrescer face a 2019 (-4,2%).

A estada média nos estabelecimentos de alojamento turístico (2,85 noites) diminuiu 3,2% (-2,6% em julho). Registaram-se decréscimos em todas as regiões, exceto nos Açores (+0,4%).

A estada média dos residentes (2,5 noites) diminuiu 4,9% e a dos não residentes (3,08 noites) decresceu 3,1%.

Os valores mais elevados deste indicador verificaram-se na Madeira (5,01 noites) e no Algarve (4,43 noites), tendo as estadias mais curtas ocorrido no Centro (2,01 noites) e no Norte (2,08 noites).

Finalmente, no que diz respeito à taxa líquida de ocupação-cama nos estabelecimentos de alojamento turístico (66,6%) diminuiu 2,2 p.p. em agosto (-1,9 p.p. em julho), tendo ficado, pelo terceiro mês consecutivo, abaixo do valor observado em 2019 (-2,1 p.p.).

Em agosto, as taxas de ocupação-cama mais elevadas registaram-se no Algarve (74,8%), na Madeira (74,3%) e nos Açores (67,8%). Todas as regiões registaram reduções, que foram mais expressivas no Alentejo (-3,6p.p.) e em Lisboa (-3,4 p.p.).

A taxa líquida de ocupação-quarto nos estabelecimentos de alojamento turístico (73,6%) diminuiu 1,3 p.p. (-1,4p.p. em julho), mas ficou acima do valor observado em 2019 (+1 p.p.).

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Abertas candidaturas para bolsas NEST Termal+/UBI 2023

As candidaturas às bolsas NEST Termal+/UBI estão abertas até 24 de novembro. O projeto visa promover a investigação em áreas promissoras dedicadas e aplicáveis às termas, favorecer novas práticas e soluções para o termalismo e fomentar a valorização do território e dos seus recursos turísticos distintivos.

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Trata-se de uma iniciativa que resulta de um protocolo de colaboração assinado entre a Associação NEST – Centro de Inovação do Turismo, a Universidade da Beira Interior (UBI) e a Associação das Termas de Portugal e que tem por fim promover a investigação em áreas promissoras dedicadas e aplicáveis às termas, favorecer novas práticas e soluções para o termalismo e fomentar a valorização do território e dos seus recursos turísticos distintivos, apoiando financeiramente estudantes de doutoramento e/ou mestrado da UBI, cujos projetos de investigação revelem elevado potencial nestas temáticas.

Conforme publica o Turismo de Portugal na sua página oficial, as bolsas NEST Termal+/UBI destinam-se a alunos inscritos ou que reúnam as condições para se inscreverem, num programa de doutoramento (3º ciclo de estudos) ou num mestrado (2º ciclo de estudos) da UBI e, simultaneamente, apresentem um projeto de investigação no âmbito do termalismo, tendo por base os pilares do Marketing e Comunicação, Desenvolvimento de Produtos, Serviços ou Modelos de Negócio e Eficiência Energética em Edifícios Termais.

Os candidatos a estas bolsas, indica ainda a mesma fonte, devem ter como orientador científico, um docente ou investigador da UBI, podendo ainda ser designados coorientadores junta da Associação NEST – Centro de Inovação do Turismo e da Associação das Termas de Portugal.

 

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Emprego e Formação

Politécnico de Coimbra vai ensinar enologia, turismo, saúde e bem-estar e desporto na Bairrada

Os concelhos de Anadia e Mealhada (Bairrada) vão acolher um polo do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) onde serão ministrados cursos centrados nas áreas da enologia, turismo, saúde e bem-estar e desporto, áreas consideradas intrinsecamente relacionadas com a região.

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Este polo, intitulado Escola Bairradina, é criado ao abrigo de um protocolo tripartido, celebrado entre o IPC e os municípios de Anadia e Mealhada, e válido por cinco anos.

De acordo com o protocolo tripartido, a implementação da Escola da Bairrada, muito desejada pelas duas autarquias, tem como objetivos principais promover oferta formativa com vista ao desenvolvimento de “formações superiores não conferentes de grau como cursos técnicos superiores profissionais, micro credenciações e pós-graduações em áreas de especial diferenciação do território da Bairrada, tendo em consideração as áreas de forte impacto no território” dos referidos municípios.

No concelho de Anadia, o polo irá funcionar no rés-do-chão do edifício do Colégio Nacional (antiga Escola Secundária de Anadia), que está a ser transformado em residência de estudantes.

As instalações do polo serão localizadas junto ao Complexo Desportivo da Mealhada, uma zona com estação de caminho-de-ferro e transportes coletivos.

Competirá ao Politécnico de Coimbra a coordenação da Escola da Bairrada, a organização logístico-administrativa, o desenvolvimento da oferta formativa, bem como dinamizar ações de promoção das atividades e ações a realizar, no âmbito da Escola, enquanto os dois municípios envolvidos terão de proporcionar os espaços físicos para a implementação das instalações, alocar os recursos humanos necessários ao funcionamento dos espaços no âmbito dos cursos do IPC, promover a oferta formativa na região, assim como divulgar a Escola.

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Alojamento

ADHP propõe pacote de medidas para enfrentar a crise de habitação no setor do turismo

O presidente da ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal, Fernando Garrido, participou no painel “Habitação – Incentivos a trabalhar no turismo” da Jornada Regional da Área Metropolitana de Lisboa, uma iniciativa da AHRESP que teve lugar no Fórum Municipal Romeu Correia, em Almada, na passada quarta-feira, 28 de junho.

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A conversa, que também contou com Joana Ferreira, coordenadora de recursos humanos do Grupo Vila Galé, e Tiago Quaresma, administrador no grupo O Valor do Tempo, colocou em debate os desafios que o turismo enfrenta na contratação e retenção de talento devido à crise de habitação em Portugal.

Neste painel, Fernando Garrido recordou que o turismo enfrenta uma batalha de duas frentes: nas zonas de menor densidade populacional e com forte atividade sazonal, que exige a oferta de habitação para garantir mão-de-obra, e nos grandes centros urbanos, onde a escassez de “habitação acessível, próxima das empresas”, obriga a mão-de-obra operacional a deslocar-se para a periferia, condicionando a disponibilidade horária e dificultando a contratação.

Para ilustrar o investimento que a hotelaria tem feito para responder a estes problemas, o presidente da ADHP deu como exemplo o caso de duas unidades independentes em zonas de forte sazonalidade que investiram 500 mil euros no arrendamento de habitações e aproximadamente dois milhões de euros de euros para criação de habitação de funcionários.

Nesse sentido, Fernando Garrido defendeu a implementação de um conjunto de medidas como o alívio da carga fiscal para alojamento destinado a colaboradores e a criação de subsídios de alojamento pagos pelas empresas, não tributáveis, equiparáveis aos subsídios de alimentação.

Para as regiões de grande especulação imobiliária, o presidente apelou ao “auxílio camarário com disponibilização de terrenos municipais” de segunda linha para a criação de alojamento para colaboradores – uma prática que, recordou, se fazia no passado.

Em comunicado de imprensa, a ADHP frisa que estas propostas já foram apresentadas ao Governo pela AHETA – Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve como medidas úteis ao setor do turismo. Nesta lista “figuram incentivos fiscais para as empresas que disponibilizem alojamento aos profissionais do setor turístico (como isenções fiscais ou reduções nas taxas aplicadas), transporte subsidiado ou fornecido pelas empresas e benefícios adicionais, como descontos em serviços turísticos ou culturais, acesso a atividades de lazer ou desportivas, planos de saúde e subsídios de alimentação”, refere a associação em nota de imprensa.

O presidente da ADHP deixou ainda uma palavra sobre o reconhecimento profissional, no contexto da “Agenda Profissões do Turismo”, publicada em março deste ano pelo Ministério da Economia. Neste ponto, Fernando Garrido “voltou a defender a revisão das categorias profissionais assente na experiência, mas, sobretudo, na formação”.

Para o presidente, “a meta definida pelo Governo – elevar o nível de qualificações dos profissionais do turismo de modo a ter mais de 60% de profissionais com ensino secundário e superior – é plenamente exequível se houver um esforço coletivo para valorizar as profissões, algo que passa por mais do que o aumento das remunerações”. Relativamente aos salários, o presidente da ADHP considerou que o “grande problema” ainda se prende com os impostos pagos pelas empresas.

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Alojamento

Verdelago Resort abre portas a 4 de julho

O projeto que junta a vertente imobiliária e turística já permite fazer reservas para o verão a partir desta segunda-feira para os apartamentos de T1 a T3 e para as Townhouses V2 e V3. Para o final deste ano prevê-se ainda o início da construção de um hotel de cinco estrelas inserido neste empreendimento.

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O Verdelago Resort, localizado entre a Praia Verde e Altura, no Algarve, vai abrir portas na próxima terça-feira.

O projeto, que esteve “mais de 20 anos na gaveta, ganhou uma nova vida sob a gestão da Oxy Capital”, refere o resort de cinco estrelas em comunicado. Situado a 500 metros da praia, os interessados podem escolher reservar entre apartamentos T1, T2 e T3, bem como as Townhouses, V2 e V3, com dois e três quartos. Os apartamentos T2 estão disponíveis a partir de 760 euros por noite e as Townhouses a partir de 840 euros por noite.

Além dos alojamentos de luxo, o resort tem à disposição dos hóspedes o Clube de Aldeamento, onde está incluído o Salicórnia, um restaurante com open Kitchen sob a chefia do chef veneziano Marco Alban. Neste clube exclusivo estão ainda disponíveis dois bares com cocktails de assinatura, uma piscina infinita e um open market.

A estas valências junta-se o Wellness Dome, um complexo com diversos campos multidesportivos, nomeadamente dois campos de ténis, quatro de padel, um de futebol e um de areia para vólei, futevólei e futebol de praia. Está também incluída uma pista (pumptrack) para BMX / BTT, diversos percursos pedonais e cicláveis com cerca de sete quilómetros por entre sobreiros e pinheiros, charcas temporárias e uma lagoa, serviços de apoio familiar (Kids Club e babysitting), uma piscina na zona central do resort, e no futuro, um pomar e horta de produtos locais, bem como um picadeiro com cavalos para passeios dentro do empreendimento.

A decoração de interiores esteve a cargo de Dexter Moren (atual Studio Moren) e Sofia Andrez (atual Andrez & Andrez), sendo que esta última se inspirou na paisagem natural envolvente para apostar em elementos como pedra, fibras naturais, redes, palhinhas, madeiras em tons neutros, elementos decorativos artesanais e mobiliário produzido em Portugal por empresas familiares. Por outro lado, o projeto de arquitetura é assinado pelo atelier Saraiva + Associados.

“O Verdelago é um projeto único no ramo da arquitetura, ambiente e sustentabilidade e é inegável que vem abrir um novo segmento no Algarve. As vendas imobiliárias são um sucesso desde o primeiro dia e pela procura para aluguer que temos registado ainda antes da abertura, com dezenas de interessados em espera, acreditamos que a exploração turística registará igualmente números sem precedentes”, refere Paulo Monteiro, diretor-geral de desenvolvimento, em comunicado.

No ano cruzeiro, com um total de 2020 camas, o Verdelago Resort fomentará a criação de cerca de 600 postos de trabalho diretos e permanentes, como o mesmo aponta em comunicado. É dada primazia a quem pertence à região, “num dos concelhos economicamente menos desenvolvidos do Algarve”. A ideia passa por “promover a evidente dinamização da economia local e o combate ao desemprego”.

Para o final deste ano está previsto o início da construção de um hotel de cinco estrelas no Verdelago Resort, com chancela internacional, com 197 quartos. É esperado que, num espaço de sete a dez anos, o resort tenha mais de 2.000 camas, onde vão estar incluídas 340 unidades residenciais turísticas.

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Photo Gregory Gerault

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CROISIEUROPE Celebra o 10º aniversário do MS CYRANO DE BERGERAC

Por ocasião desta celebração, a empresa lança ofertas especiais nos seus cruzeiros com tarifas especiais, descontos para acompanhantes, suplementos individuais grátis ou crianças grátis

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CroisiEurope, a maior empresa de cruzeiros fluviais da Europa, comemora 10 anos de operações bem-sucedidas do MS Cyrano de Bergerac em itinerários que destacam a riqueza da herança francesa e apresentam aos hóspedes a famosa região vinícola de Bordeaux. Em comemoração a este marco, a CroisiEurope revelou detalhes de uma oferta especial de 10º aniversário para cruzeiros de 5 e 6 dias na Gironda em 2023:

Desconto de 240 euros por pessoa, suplemento individual grátis ou crianças grátis no itinerário de 6 dias Garonne e Dordogne desde Bordéus, visitando Cussac Fort Medoc, Blaye, Liborne e Saint Emilion, nas seguintes saídas: 12 de abril, 23 de abril e 13 de maio.

50% de desconto para o acompanhante no itinerário de 7 dias do Cruzeiro Aquitânia de Bordéus a Royan, estuário do Gironde, Garonne e Dordogne, visitando Bordéus, Cussac Fort Medoc, Royan, Rochefort, La Rochelle, Liborne, Saint Emilion, Cadillac e Arcachon, nas seguintes partidas: 7 de maio, 29 de junho, 29 de julho e 13 de agosto. E no itinerário Aquitaine and Bordeaux Cruise de 5 dias, com partida em 9 de agosto.

15% de desconto por pessoa nas seguintes saídas do itinerário de 7 dias do Cruzeiro Aquitânia de Bordéus a Royan, estuário do Gironde, Garonne e Dordogne: 24 de maio, 14 de junho; e nas partidas do itinerário Aquitaine and Bordeaux Cruise de 5 dias, nos dias 10 de julho, 25 de julho e 24 de agosto.

A CroisiEurope oferece, também, uma nova excursão opcional de três dias em Biarritz para desfrutar das tradições culinárias e do património arquitetónico. Os destaques incluem um dia inteiro no País Basco com visita a Esplette e um almoço tradicional basco; uma visita à charmosa vila de Saint-Jean Pied de Port seguida de uma degustação de vinho Irouléguy; e uma visita guiada a Bayonne com visita a uma oficina de salga, com almoço tradicional basco numa casa de sidra.

O MS Cyrano de Bergerac oferece cruzeiros de cinco, seis e sete dias no Gironde. É um navio contemporâneo de três andares com 87 cabines e capacidade para 174 pessoas. Os cruzeiros a bordo deste navio incluem todas as refeições e bebidas, a noite de gala e as taxas portuárias.

Photo François Baudin / Austral

SOBRE A CROISIEUROPE: A CroisiEurope é a primeira empresa de cruzeiros fluviais da Europa na sua categoria e possui uma frota muito actualizada e moderna de 56 navios, 48 ​​navios próprios (33 fluviais, 6 peniche, 2 marítimo-costeiros, 5 no Mekong e 2 na África Austral) e 8 em operação. Todos eles são projetados, construídos e comercializados pela própria empresa. A sua sede está localizada em Estrasburgo e desde 2005 já tem uma forte presença em Espanha, onde se vai consolidando pouco a pouco. Há mais de 40 anos trabalhamos com a mesma ideia: Descobrir o mundo através de seus rios. Uma ideia na qual a CroisiEurope aplica toda a sua experiência para oferecer aos seus clientes férias inesquecíveis. Uma extensa variedade de destinos, uma frota de navios inovadora e elegante, uma gastronomia e seleção de vinhos cuidadosa e a atenção requintada ao detalhe por parte da tripulação significam que oferecer um cruzeiro CroisiEurope significa ter a certeza de satisfazer os clientes mais exigentes. No ano passado, mais de 220.000 pessoas viajaram com a CroisiEurope.

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Airmet reforça equipa no Norte e Madeira

Com 23 anos de experiência, Célia Castro reforça a equipa comercial da Airmet no Norte e na Madeira.

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A rede de agências Airmet acaba de reforçar a sua equipa na zona Norte e Madeira, com a contratação de Célia Castro.

A nova comercial reúne 23 anos de experiência no setor do turismo, tendo passado pela Soltour, BedsOnline e Hotelbeds.

“Esta nova integração vem ao encontro dos valores e objetivos estabelecidos pela Airmet: proximidade, confiança, cooperação e inovação. Assistir os nossos associados de perto é o que torna a Airmet um grupo sólido e em constante desenvolvimento. Estamos confiantes que reforçar o nosso departamento comercial com profissionais experientes, é uma mais-valia não só para fortalecer o acompanhamento dos nossos associados, mas também para a angariação de novas agências”, refere Luís Henriques, diretor-geral da Airmet, em comunicado.

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Riu Karamboa
Hotelaria

Riu Karamboa transforma-se em Adults Only após remodelação completa

A unidade localizada na Boa Vista passa a ter mais quartos e novas valências.

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O hotel Riu Karamboa passou para a categoria de Adults Only após uma reforma completa. O hotel de cinco estrelas, que se encontra na ilha da Boa Vista, em Cabo Verde, passa a apresentar um novo desenho e espaços, mantendo alguns elementos, como as cúpulas originais do edifício.

Após a reforma, o novo Riu Karamboa passa a oferecer aos clientes duas atrações na oferta de animação: as festas Riu Get Together Party, que se celebram no bar e que podem ser frequentadas pelos hóspedes do Riu Palace Boavista, e o Splash Water World, ao qual os clientes de ambos os hotéis também terão acesso.

A renovação contemplou a ampliação do número de quartos, bem como a sua decoração, de “estilo acolhedor e fresco”. Agora, a unidade passa a contar com 921 quartos, dos quais 67 são swim-up.
Dentro da oferta gastronómica, o Riu Karamboa apostou em novos espaços, como o restaurante “Kulinarium” e o italiano “Toscana”. Na zona de bares, o hotel incorporou, juntamente com o seu bar «Lambada», um novo Sports Bar.

Neste capítulo, os clientes também poderão desfrutar de dois bares de piscina, o “Praia” e o “Mindelo”, do lobby-bar “Morabeza”, do bar praça “Brava” e de dois grill “Pepe’s Food”. O restaurante principal “Mogambo” foi mantido na oferta, à semelhança do restaurante-piscina “Las Dunas”, enquanto o restaurante asiático “Kazumi” foi realocado.

Os hóspedes do hotel poderão desfrutar desta oferta gastronómica sem limites, graças ao serviço All Inclusive 24h.

 

Riu Karamboa

A zona exterior também ganhou novas valências com a renovação, nomeadamente um solário e cinco piscinas com vista para o mar, uma das quais destinada às atividades de animação e desporto. Em comunicado, o grupo destaca ainda que esta unidade disponibiliza aos hóspedes uma zona RiuFit, RiuArt e um programa de entretenimento para adultos, tanto diurno como noturno.

Dentro das medidas de sustentabilidade promovidas pela unidade, o grupo destaca a instalação de painéis solares nas coberturas do hotel para a geração de energia fotovoltaica, que asseguram gerar “grande parte da energia necessária para a operação do hotel”.

A RIU soma um total de seis hotéis distribuídos entre a ilha do Sal e da Boa Vista. Na primeira estão o Riu Cabo Verde, o Riu Funana e o Riu Palace Santa Maria. Na segunda encontram-se o Riu Touareg, o Riu Palace Boavista e o recentemente reformado Riu Karamboa.

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hotel Martinhal Cascais
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Elegant Group vende hotel Martinhal Cascais à Onyria

O grupo justifica a decisão com o facto de pretender focar-se “na diversificação e novos negócios em Portugal”.

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A família Pinto Coelho, anterior proprietária do hotel Martinhal Cascais e proprietária das marcas Onyria Golf Resorts, Onyria Quinta da Marinha Hotel e Onyria Quinta da Marinha Golf, contactou a família Stern, detentora do Elegant Group, para adquirir o hotel e voltar a integrá-lo na sua carteira de negócios na Quinta da Marinha.

Chitra e Roman Stern aceitaram a oferta de compra no passado mês de outubro, sendo que a entrega da propriedade terá lugar a 8 de janeiro de 2023. Em comunicado, os responsáveis pelo Elegant Group asseguram que o Martinhal Cascais “continuará a ser um cinco estrelas de topo, onde colaboradores e hóspedes serão tratados com o maior respeito e cuidado”.

A família Pinto Coelho é proprietária do campo de golfe desde 1985 e do hotel da Quinta da Marinha desde 1999. Por essa razão, a família Stern afirma em comunicado que “tendo em mente as outras propriedades e negócios do grupo Onyria na Quinta da Marinha, este hotel faz todo o sentido para o portefólio da marca”.

Numa nota final, o Elegant Group afirma que “continuará a procurar outras oportunidades para a marca Martinhal, bem como outros projetos imobiliários em Portugal”, assegurando que “não tem planos para vender as outras propriedades”.

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Turismo de Portugal e IAPMEI promovem conferência sobre formação financeira

A sustentabilidade na criação de valor no negócio, o impacto da estratégia ESG no acesso ao financiamento e como oportunidade de negócio, bem como a fiscalidade verde, são alguns dos temas que vão estar em destaque.

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O Turismo de Portugal e o IAPMEI vão promover, a 27 de outubro, uma conferência sobre formação financeira, dedicada ao tema “O valor financeiro dos negócios sustentáveis​”.

Esta conferência, que decorre em parceria com o Conselho Nacional de Supervisores Financeiros, visa “refletir sobre questões que poderão ajudar as empresas a integrar a estratégia ESG na sua gestão financeira, enquanto fonte de oportunidades, de inovação e de vantagem competitiva”, segundo informação publicada no site do Turismo de Portugal.

A iniciativa, que decorre na Semana da Formação Financeira e no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira, vai ter lugar online, a partir das 14h30, e vai abordar temas como a sustentabilidade na criação de valor no negócio, o impacto da estratégia ESG no acesso ao financiamento e como oportunidade de negócio, bem como a fiscalidade verde.

A conferência vai ser transmitida online, através do canal do Youtube do IAPMEI, e requer inscrição prévia, que pode ser realizada aqui.

Para mais informações e esclarecimentos sobre o programa do evento e inscrições, está ainda disponível o email [email protected].

 

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