Agências By Travel crescem 30% em 2017
A marca de agências de viagens vai estar presente na BTL com pontos de venda e onde também vai lançar uma brochura própria, anuncia Pedro Leal.
Raquel Relvas Neto
TAAG retoma este ano voos entre Luanda e Praia, via São Tomé
Miradouro do Zebro é nova atração turística no concelho de Oleiros
Faturação dos estabelecimentos hoteleiros em Portugal ultrapassou os 6MM€ em 2023
Portugueses realizaram 23,7 milhões de viagens em 2023
Allianz Partners regista crescimento em todos os segmentos de negócio
Azul celebra mais de 191 mil passageiros no primeiro aniversário da rota para Paris
Octant Hotels promove-se nos EUA
“A promoção na Europa não pode ser só Macau”
APAVT destaca “papel principal” da associação na promoção de Macau no mercado europeu
Comitiva portuguesa visita MITE a convite da APAVT
A By Travel realizou a sua primeira convenção este fim-de-semana, no Montebelo Aguieira, onde reuniu as 21 agências de viagens, cada uma com o seu RNAVT, que compõem o grupo e cerca de 24 fornecedores, entre operadores turísticos, companhias de cruzeiros e centrais hoteleiras, além da Magnet e da Travelport.
Pedro Leal, um dos responsáveis pela By Travel, marca que conta já com oito anos de existência, indicou ao Publituris que apenas há três anos e meio é que o grupo de agências de viagens começou a lidar e a contratar directamente com os fornecedores, quando anteriormente estavam associados a outro grupo.
Ao passarem de sete para 21 agências de viagens sob a marca By Travel, um “crescimento rápido com uma facturação inerente”, o grupo ganhou expressão junto dos fornecedores turísticos e decidiu realizar a sua primeira convenção aberta.
No que diz respeito à expansão do grupo, Pedro Leal explica que a ambição da By Travel não é expandir, “não é uma preocupação nossa”, mas realça que poderá ser mais certo o crescimento por segundas aberturas da mesma agência do que por integração de novas.
Na convenção, as agências do grupo puderam ter vários momentos de formação e esclarecimento, desde a nova directiva comunitária para as Viagens Organizadas, ao novo regulamento de Protecção de Dados, entre outros.
O responsável salientou a falta de informação que existe relativamente à nova directiva para as Viagens Organizadas por parte das entidades responsáveis: “A 24 de Fevereiro, não podemos transmitir nada real”.
As mudanças na Traveltool em Espanha e as possíveis alterações da plataforma em Portugal foram também um dos temas discutidos. Formações da Travelport, do sistema de gestão utilizado pela By travel, a imagem de marca e a necessidade que existe na unificação da comunicação da marca; técnicas de venda; e seguros de viagens foram ainda outros dos temas abordados durante a convenção.
No que diz respeito a 2017, Pedro Leal destaca que “correu maravilhosamente bem”, esclarecendo que a entrada de três novas agências para a By Travel aconteceu apenas no final do ano passado, sendo que ainda não tiveram um grande impacto para os resultados do grupo, que mesmo assim se fixaram num crescimento na ordem dos 30%. Entre os fornecedores mais vendidos são a Magnet, devido à emissão de bilhetes aéreos, seguindo-se a Traveltool, Soltour e Solférias, entre outros operadores, como a Jolidey e a Nortravel, por exemplo.
Para 2018, as três agências mais recentes terão um impacto maior no grupo, onde se conta com “perspectivas de aumento boas, partindo do princípio que o ano está a começar bem e vai continuar bem”. O responsável refere que, em 2017, por esta altura, “as vendas não estavam tão pujantes como agora”. No entanto, o que poderá acontecer ao mercado daqui para a frente “é um pouco difícil de prever”
“Nota-se uma maior apetência por voltar a começar a gastar algum dinheiro em viagens. (…) Não a números de 2007 e 2008, mas esperamos que com mais solidez”, frisa.
Uma das novidades da By Travel é a presença no stand da APAVT/Travelport na BTL 2018, que começa a 28 de Fevereiro, enquanto em anos anteriores tiveram uma presença individual na feira. Pedro Leal indica que a By Travel vai estar presente nos dias direccionados a profissionais e depois ao público, nos quais vai ter dois pontos de venda. Para promover a sua oferta, a By Travel vai lançar uma brochura própria com 16 páginas, onde o conteúdo é da responsabilidade dos operadores convidados para nela participarem com as suas ofertas. “Com base naquilo que se sente feito nas lojas, esperamos que este ano a BTL, para além daquilo que é o contacto profissional, volte a ter muito público”, conclui.