50 ideias para o Turismo: Soluções Naturais
No âmbito da celebração do seu 50º aniversário, o Publituris convida, todas as semanas, uma figura do sector a lançar uma “Ideia para o Turismo”.

Publituris
50 Ideias para o Turismo: Investir e fazer, não depender; exigir, não pedir
50 ideias para o Turismo: Um novo modelo de governance para o Turismo
50 ideias para o Turismo | Transformar Portugal num país verde
50 ideias para o Turismo | O Produto Touring por Portugal
Há mais de uma década que comecei a falar em conferências e a escrever em artigos sobre o PORTUGUESE STYLE. Trata-se de fazer valer Portugal como ele é no mercado internacional do turismo, no estilo de comportamento, na sua paisagem, na sua arquitectura e ambiente, na sua hospitalidade e na qualidade da sua cozinha.
O mundo que viaja veio gradualmente a perceber estas características e o crescente sucesso foi ajudado por um lado pelas convulsões políticas e económicas um pouco por toda a parte. Fomos também descobertos pela muito favorável relação de preço-qualidade. Este último factor é uma faca de dois gumes, porque, enquanto atraí uma vasta clientela, cria dificuldades aos aumentos de preço, mesmo que justificados.
A maneira de superar esta situação, em todos os segmentos dos mercados, está mais ligada ao software do que ao hardware. É necessário criar eventos de animação de boa qualidade, adaptados aos interesses dos mercados alvo e às diferentes épocas do ano. É especialmente importante a tónica sobre os aspectos culturais, históricos e do património, sempre tendo em conta a vocação do local para receber o evento específico.
Tivemos experiências bem-sucedidas na Quinta do Lago e em Vilamoura, aonde estabelecemos a primeira como o resort residencial de maior prestígio na Europa no segmento alto e Vilamoura como palco de grandes eventos desportivos de nível internacional, como a Atlantic Tour, o maior evento de hipismo realizado na Europa, que completa 15 anos no mesmo local e no golfe a World Cup e o Portugal Masters, que está pelo 11º ano no campo Victoria.
Estudioso que sou da evolução dos mercados e preocupado com a fidelização da clientela também pelo lado da internacionalização do imobiliário, tenho sugestões a fazer, o que farei no contexto e na altura apropriada.
André Jordan, empresário
Nota de editor: No âmbito da celebração do seu 50º aniversário, o Publituris convida, todas as semanas, uma figura do sector a lançar uma “Ideia para o Turismo”.