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Lisboa acolhe Convenção Anual da Best-Reisen

Evento decorre entre 1 e 4 de Dezembro e vai trazer até Lisboa mais de 500 participantes.

Inês de Matos
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Lisboa acolhe Convenção Anual da Best-Reisen

Evento decorre entre 1 e 4 de Dezembro e vai trazer até Lisboa mais de 500 participantes.

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O grupo de agências de viagens independentes alemãs Best-Reisen vai realizar a sua Convenção Anual em Lisboa, entre 1 e 4 de Dezembro, num evento que vai trazer à capital portuguesa cerca de 500 participantes e que, além de uma sessão de trabalho, inclui também um workshop e uma visita pela cidade e arredores.

“Este é um encontro anual com agências associadas da Best-Reisen e vêm também os grandes operadores alemães”, explicou ao Publituris Horácio Rebelo, Product and Contracting Manager da Portimar, a DMC responsável por toda a organização do evento.

O evento vai trazer até Lisboa mais de 500 participantes, incluindo 400 agentes de viagens alemães, bem como 100 representantes dos maiores operadores turísticos germânicos, seguradoras, companhias de aviação, rent-a-car, empresas de TI e jornalistas alemães.

Segundo Horácio Rebelo, Lisboa foi escolhida como palco do evento há já dois anos, quando a notoriedade do destino começou a crescer e depois de uma visita à capital portuguesa de Cornelius Meyer, responsável da Best-Reisen, “que ficou encantado com a cidade”.

Os trabalhos da conferência principal, que segundo Horário Rebelo, deverá abordar os temas “actualmente com maior destaque no sector turístico”, decorrem no Corinthia Lisboa Hotel, onde ficam também alojados os participantes do evento, e no domingo, dia 3 de Dezembro, está previsto um workshop na Tapada da Ajuda, no qual vão participar vários fornecedores.

A Convenção Anual da Best-Reisen conta com o apoio da Olimar, o operador turístico alemão especialista no destino Portugal e parceiro da Best-Reisen há já 25 anos, além da TAP, do Turismo de Portugal, vários hotéis nacionais e das regiões de turismo do Porto e Norte, Lisboa, Alentejo, Algarve, Madeira e Açores.

A Best-Reisen é um grupo de agências de viagens independentes alemãs, que conta com  cerca de 600 agências associadas.

 

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Governos africanos acreditam que África será “o próximo grande destino do turismo mundial”

Na abertura do 23.º Global Summit do World Travel & Tourism Council (WTTC), os presidentes do Ruanda e da Tanzânia e vice-presidente do Burundi deixaram a mensagem de que “África e turismo são inseparáveis” e que o continente será o “próximo grande destino do turismo mundial”.

Victor Jorge

África será o próximo grande destino do turismo mundial. Esta foi a conclusão retirada dos discursos dos presidentes e vice-presidente de três países africanos que abriram o 23.º Global Summit do World Travel & Tourism, a decorrer em Kigali, capital do Ruanda.

De acordo com os números avançados pelo WTTC no estudo que lançou sobre o mercado turístico em África, a economia do Continente deverá crescer para 168 mil milhões de dólares (cerca de 158 mil milhões de euros) nos próximos 10 anos, correspondendo a um crescimento de 6,5% anual na próxima década e criar mais de 18 milhões de novos empregos.

Segundo o relatório “Unlocking Opportunities for Travel & Tourism Growth in Africa” este crescimento do turismo em África depende de três políticas principais para obter uma contribuição de 350 mil milhões de dólares (cerca de 330 mil milhões de euros) para a economia global africana: infra-estruturas aeroportuárias, facilitação de vistos e marketing turístico.

Em 2019, África recebeu mais de 84 milhões de turistas internacionais, tendo proporcionado emprego e meios de subsistência a 25 milhões de pessoas, o que equivale a 5,6% de todos os empregos na região.

Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC, salientou que o setor do turismo e viagens em África testemunhou “uma extraordinária transformação. Em apenas duas décadas, o valor do setor mais do que duplicou, contribuindo significativamente para a economia do continente”.

Mas também referiu que “África precisa de processos de vistos simplificados, melhor conectividade aérea dentro do continente e campanhas de marketing para destacar a riqueza dos destinos neste continente”, referiu ainda Julia Simpson.

O presidente de Ruanda, Paul Kagame, frisou que “o turismo global já recuperou. Contudo, em África o custo das viagens para e dentro do país dificultam essa recuperação e constituem um desafio, penalizando o desenvolvimento de qualquer país no Continente”.

Samia Suluhu Hassan, presidente da Tanzânia

Já para o presidente da Tanzânia, Samia Suluhu Hassan, “África e turismo são inseparáveis”. Com um peso de 17,2% no PIB do país, a governante admitiu que “o turismo será fundamental para reposicionar todo o Continente africano”.

Samia Suluhu Hassan apontou ainda que este desenvolvimento do turismo em África depende de três aspetos fundamentais: “branding e marketing estratégico, conservação da natureza e investigação e análise de dados”.

No que diz respeito ao branding e marketing, a presidente da Tanzânia referiu que “África terá de contar a sua história nas suas condições e não limitar-se ao que outros contam, além de ser necessário, igualmente, quebrar alguns preconceitos injustificados que ainda existem relativamente a África”.

Já relativamente à conservação da natureza, “pelo que herdamos, temos de ter a obrigação de deixar às gerações futuras”, referiu Samia Suluhu Hassan, destacando ainda que “a sustentabilidade ambiental é um ponto, mas não o único. Temos de apostar na sustentabilidade em diversos formatos: ambiental, social, económica, de modo a trazer uma melhor vida a todos”.

Finalmente, investigação e análise de dados são para a responsável do país algo que, “sem os quais não teremos capacidade de ir ao encontro dos objetivos a que nos propomos e fazer crescer o turismo em África”. Aqui Samia Suluhu Hassan salientou a colaboração que terá de existir entre os setores públicos e privados, deixando a seguinte mensagem: “não esperem para investir em África, porque podem perder grandes oportunidades”.

No final e indo ao encontro do que disse a presidente da Tanzânia, o vice-presidente do Burundi frisou que “não podem existir certezas individuais, mas sim certezas globais”.

Prosper Bazombanza, vice-presidente do Burundi

Todos sabemos que para o desenvolvimento do turismo em África, é fundamental termos infraestruturas para receber bem quem nos quer visitar, porque as pessoas e a amabilidade para bem receber já cá estão”, disse Prosper Bazombanza.

E concluiu: “uma coisa é certa, África está aberta ao investimento externo e internacional nos mais diversos campos. Por isso, aproveitem esta oportunidade”.

*O jornal Publituris está a acompanhar o Global Summit, em Kigali (Ruanda), a convite no World Travel & Tourism Council (WTTC)

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Cabo Verde: Projeto turístico “Litlle Africa Maio” vai finalmente arrancar

O projeto turístico “Litlle Africa Maio”, que prevê construir dois mil quartos naquela ilha cabo-verdiana, vai arrancar no próximo mês de dezembro. A garantia foi dada pelo promotor do projeto, Henrique Banuellos.

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Os trabalhos da primeira fase da construção do empreendimento turístico na ilha de Maio (Cabo Verde), há muito aguardado, que englobar dois mil quartos, deverão arrancar no início do próximo mês de dezembro, afiançou o promotor do projeto, Henrique Banuellos, citado pela agência cabo-verdiana de notícias, Inforpress.

Henrique Banuellos adiantou que tudo está a postos por parte da empresa CV Imobiliária para o arranque dos trabalhos, faltando somente a aprovação por parte do governo e da Câmara Municipal do plano de estudo de impacto ambiental, que já foi elaborado e apresentado há algum tempo.

O promotor do “Little Africa Maio” defendeu, segundo a mesma fonte, que o projeto não foi reduzido para metade, assim como foi propalado recentemente, advogando que o mesmo está delineado para duas ou mais fases, dependendo da dinâmica que isto venha a seguir.

Quando o projeto foi apresentado, no início de 2021, falava-se num investimento no valor de 500 milhões de euros, que visava criar cerca de quatro mil empregos no setor do turismo, e a construção de um centro turístico, residencial, cultural e de negócios.

O complexo deveria contar com área de entretenimento, museus e salas de exposições, teatro, casino, lojas, centro de congressos/exibições e negócios, centro internacional de negócios, hospital, colégio internacional e habitações, além de aeroporto.

O investimento é assegurado pela Internacional Holding Cabo Verde (IHCV), um consórcio que integra vários investidores africanos, e visa acelerar o desenvolvimento e promoção turística da ilha do Maio.

O governo de Cabo Verde classificou o projeto como uma iniciativa de “interesse excecional” e de “enorme interesse nacional”, que vai dotar a ilha de “infraestruturas de primeiro nível, edificadas em conformidade com parâmetros ambientais e de sustentabilidade definidos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

 

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República Dominicana com aumento de 23% nos turistas recebidos até outubro

Segundo David Collado, ministro do Turismo da República Dominicana, os números apurados em outubro mostram que o objetivo de “atingir os 10 milhões de turistas está cada vez mais próximo”.

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A República Dominicana está no bom caminho para atingir a meta de 10 milhões de turistas estabelecida para 2023, uma vez que, até outubro, o país já recebeu 8,2 milhões de turistas, aumentos de 23% face a igual período de 2022 e de 33% em comparação com os mesmos meses de 2019.

Segundo David Collado, ministro do Turismo da República Dominicana, os números apurados em outubro mostram que o objetivo de “atingir os 10 milhões de turistas está cada vez mais próximo”.

“Com os números deste mês de 531.017 chegadas de turistas não residentes, por via aérea, e um ano que até à data teve 8.245.189 visitantes, o nosso objetivo de atingir os 10 milhões de turistas está cada vez mais próximo”, afirmou o governante, numa publicação na rede social X, antigo Twitter.

Em outubro, o país das Caraíbas recebeu 531.017 turistas não residentes por via aérea, 8% acima de 2022, aos quais se juntam ainda 88.187 cruzeiristas, o que totaliza 619.204 turistas contabilizados em outubro.

Para impulsionar o turismo nos meses que ainda restam de 2023, a República Dominicana lançou uma nova campanha de promoção turística, denominada “Change the Season” e que é dirigida aos EUA, o principal mercado emissor de turistas para o país.

Recorde-se que, no ano passado, a República Dominicana tinha recebido 8,5 milhões de turistas, 7,1 milhões dos quais chegaram ao país por via aérea, num resultado que foi um novo recorde para este destino das Caraíbas.

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Turismo do Algarve mostra-se um pouco por todo o mundo durante este mês

Durante este mês de novembro, o Algarve vai acolher três importantes eventos de caráter profissional, cuja captação para a região contou com o apoio e o empenho do Turismo do Algarve: Global Incentive Summit, Portugal in Love, e (Annual Hays Retail Managers Conference).

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Entretanto, as ações que visam promover o turismo algarvio nos vários segmentos, não se ficam por aqui. Também este mês, e ao nível do turismo de negócios, a região vai estar presente em eventos estratégicos como o m&i VIP Connect Europe e a IBTM.

A ATA apoia ainda a famtrip Algarve Nature, que decorre até ao próximo dia 11 de novembro, para um conjunto de operadores turísticos do Canadá exclusivamente dedicados a este segmento.

Durante a sua estadia, os participantes terão a oportunidade de conhecer diversos locais na região que se assumem como referência para os amantes da natureza, entre os quais o Parque Natural da Ria Formosa, a serra de Monchique, a Via Algarviana, Sagres, o Parque Natural da Costa Vicentina e o sítio de paisagem protegida da Fonte da Benémola. O programa é diversificado e inclui a realização de caminhadas, passeios de barco e de bicicleta, para que a beleza das paisagens naturais da região possa ser contemplada de diferentes perspetivas. Os operadores serão ainda convidados a experienciar a autenticidade da oferta do destino, através da interação com a gastronomia, o artesanato e alguns produtores locais. Esta iniciativa conta com o apoio da companhia aérea Canadiana Air Transat na oferta dos voos dos participantes.

Por sua vez, 6 a 8 de novembro, o Turismo do Algarve estará presente em mais uma edição do World Travel Market, este ano com a maior representação nacional com 29 empresas associadas da ATA, neste que é um dos mais importantes eventos na agenda anual da indústria do turismo. A decorrer em Londres, esta feira reúne profissionais do setor de viagens de todo o mundo, contando com mais de 51 mil participantes.

Pretende-se, através desta presença, promover a oferta da região, apresentar novidades do destino e dar a conhecer novas formas de vivenciar o Algarve.

Na edição deste ano, entre os novos argumentos em destaque vão estar exemplos como o projeto Art Reef – a primeira exposição subaquática da costa portuguesa, organizada ao largo de Albufeira com base em peças do conceituado artista nacional Vhils; a edição do primeiro Guia Michelin para Portugal, cuja apresentação será feita numa gala comemorativa que irá acontecer no Algarve e onde estarão representados vários restaurantes que colocam a região entre os destinos gastronómicos de referência da Europa; ou ainda o mais recente prémio internacional que o Algarve conquistou, eleito pela décima vez (e quinto ano consecutivo) como ‘Melhor Destino de Praia da Europa’.

Além disso, de 8 a 11 de novembro o Algarve vai ser o destino anfitrião da Global Incentive Summit, uma iniciativa de referência para os profissionais ligados à organização de programas de incentivo nos mais diversos setores de atividade.

Realizando-se pela primeira vez em Portugal, a cimeira terá lugar no Carvoeiro e vai reunir um grupo exclusivo de especialistas em viagens de incentivos, juntamente com hosted buyers internacionais deste segmento.

O investimento na captação do Global Incentive Summit dará ao Turismo do Algarve a oportunidade de fazer um show case da oferta do destino, tendo como plateia um grupo de valiosos potenciais clientes e de reconhecidos líderes de opinião.

A Festuris – Festival de Turismo de Gramado (Porto Alegre), o maior evento da região sul do Brasil dedicado aos profissionais deste setor, vai igualmente contar com a participação do Algarve. Esta feira reúne um público composto por profissionais influentes das organizações mais relevantes do mercado brasileiro, como CEOs, diretores e colaboradores qualificados.

Juntamente com o Turismo de Portugal, a presença do Turismo do Algarve estará integrada no Espaço Luxury, uma área exclusivamente dedicada ao turismo de luxo, estando já confirmadas mais de 30 reuniões com buyers focados neste segmento.

O Turismo do Algarve apoiou a captação do Portugal in Love, fórum internacional exclusivamente dedicado ao segmento dos casamentos, que, pela primeira vez, vai realizar-se na região, de 13 a 15 de novembro.  Com este investimento a ATA espera aumentar o número de celebrações de casamentos internacionais no destino, assim como as luas-de-mel e outras comemorações familiares na região.

Na edição mais participada até ao momento, o Portugal in Love conta, este ano, conta 35 expositores e wedding planners de 13 mercados distintos (Emirados Árabes Unidos, Brasil, EUA, Reino Unido, Espanha, Líbano, França, Itália, Suíça, Suécia, Alemanha, Áustria e Portugal).

Marcando igualmente presença no evento, que irá decorrer em Albufeira, a equipa da ATA terá a oportunidade de reunir com cerca de 30 influentes wedding planners, nacionais e internacionais.

O maior agente de viagens independente do Reino Unido – Hays Travel – escolheu novamente o Algarve como palco para a realização da sua conferência anual, momento de reunião de todos os colaboradores do grupo.

Este evento conta com o apoio do Turismo do Algarve, sendo esperada a vinda de cerca de 650 participantes (entre colaboradores do grupo, parceiros, operadores de viagens e imprensa especializada), que terão a oportunidade de ficar a par dos mais recentes desenvolvimentos na indústria de viagens e de conhecer in loco tudo o que o destino tem para oferecer a quem o visita.

Já, de 17 a 20 deste mês, o Algarve fará uma ação de charme no Golfbreaks,. Foi o destino escolhido por um dos maiores operadores de golfe internacionais – a Golfbreaks – para o encerramento das festividades associadas ao 25º aniversário da empresa.

A celebração desta efeméride vai contar com o apoio do Turismo do Algarve na organização de um programa especificamente desenhado para receber cerca de 30 colaboradores de topo da empresa, onde os participantes terão a oportunidade de conhecer alguma da oferta mais exclusiva da região e de comprovar os motivos que fazem com que o Algarve seja reconhecido como um dos melhores destinos de golfe do mundo.

Refira-se que, de 19 a 23 de novembro, o Turismo do Algarve vai participar no evento m&i VIP Connect Europe, em Amã , que proporciona quatro dias de networking exclusivo com cerca de 100 buyers selecionados de empresas com elevado poder de investimento. A decisão de marcar presença nesta ação tem como objetivo reforçar a promoção do Algarve, junto de um público qualificado, como um destino atrativo e diferenciador para acolher eventos profissionais e viagens em contexto de trabalho.

Finalmente, o mês de novembro termina (28 a 30) com a presença algarvia na IBTM, em Barcelona, uma das mais importantes feiras da Meetings Industry. Estão previstos três dias de agenda cheia, preenchidos com várias reuniões com potenciais clientes finais e influenciadores de decisão.

Pretende-se com esta participação aumentar a visibilidade do destino neste segmento e a captação de eventos associativos e corporativos para o Algarve. Neste evento, marcam igualmente presença 11 associados da ATA.

 

 

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Turismo e sustentabilidade em análise no Fórum Gerês 2023

O “Fórum Gerês 2023 – Turismo e Sustentabilidade”, vai ter lugar no próximo dia 21 de novembro, em Terras de Bouro, contando com a presença de especialistas, académicos e representantes de entidades públicas e privadas de reconhecida relevância.

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Este será um fórum para apresentação e discussão de temáticas diretamente relacionadas com o desenvolvimento turístico, como sendo a sustentabilidade e a certificação dos destinos, a educação, formação e qualificação de recursos humanos, o marketing, comercialização e venda de produtos turísticos, o turismo na Natureza.

O programa é vasto, e a organização assegura que a participação será importante para todos os que tenham interesse no setor do Turismo, quer sejam estudantes, profissionais, empresários, académicos ou decisores políticos.

A participação é gratuita, conferindo direito à emissão de certificado de presença. As inscrições são obrigatórias, limitadas até à capacidade da sala.

O “Fórum Gerês 2023 – Turismo e Sustentabilidade” é organizado pela associação Gerês Viver Turismo, com apoio da Câmara Municipal de Terras de Bouro.

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Madeira recebe pela primeira vez workshop dedicado ao turismo de luxo

A Madeira vai receber, entre 14 e 17 de fevereiro, no Savoy Palace Hotel, no Funchal, o ALTS – Access Luxury Travel Show, iniciativa que vai contar com 40 compradores do Reino Unido, Itália, Espanha e até mesmo Portugal, bem como 30 expositores de produtos de luxo.

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A Madeira vai ser palco, pela primeira vez, do ALTS – Access Luxury Travel Show, um workshop dedicado ao turismo de luxo, que vai levar até à Madeira mais de 40 compradores de turismo especializados no segmento de luxo.

A iniciativa, que decorre entre 14 e 17 de fevereiro, no Savoy Palace Hotel, no Funchal, vai contar com a participação de compradores de mercados como o Reino Unido, Itália, Espanha e até mesmo Portugal, que vão poder ficar a conhecer os produtos de cerca de 30 expositores, incluindo madeirenses, “que oferecem experiências turísticas excecionais dirigidas ao segmento de luxo”, indica a organização do evento em comunicado.

Este workshop, que se realiza há mais de uma década, pretende estreitar “relações entre a oferta e a procura no domínio do turismo de luxo”, contando para esse efeito com eventos ao vivo e workshops digitais inovadores, além de uma equipa que trabalha de perto com cada expositor para agendar “reuniões prévias de acordo com as preferências dos parceiros em cada workshop”.

“Dado que esses mercados podem ser novos para muitos expositores, o ALTS oferece informações precisas sobre o perfil de todos os parceiros comerciais de viagens, garantindo que cada um encontra os parceiros certos para obter o melhor retorno sobre o investimento”, lê-se na informação divulgada.

Esta será a primeira vez que a Madeira acolhe este workshop dedicado ao turismo de luxo, que já teve, no entanto, edições em Lisboa e no Porto, naquela que, segundo Eduardo Jesus, secretário Regional de Turismo e Cultura da Madeira, é uma oportunidade para o destino mostrar a sua oferta para este segmento.

“A realização de um workshop desta natureza, exclusivamente dedicado ao turismo de luxo, está em linha com a nossa estratégia. Sem excluir novos segmentos de mercado em que temos vindo a apostar, não podemos descurar o que nos celebrizou, e que é o turista high end, de grande poder aquisitivo. Para ele, a Madeira tem uma oferta muito válida, renovada, motivo pelo qual não hesitamos no apoio a esta iniciativa da ALTS. São muito bem-vindos à Madeira”, realça o responsável.

Já Daria Mironova, Head of Business Development da ALTS, mostra-se entusiasmada pela realização da primeira iniciativa na Madeira, destino que, segundo a responsável, “oferece uma abundância de experiências emocionantes para os viajantes de luxo” e que o workshop pretende “ajudar a posicionar neste segmento”.

“O nosso entusiasmo é enorme, temos a certeza de que a ilha, bem como os expositores, madeirenses e internacionais, vão seduzir os buyers que estamos a convidar”, acrescenta Daria Mironova.

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Turismo da Arábia Saudita passa a ter representação em Portugal

A Interface Tourism fica, de acordo com um comunicado enviado à imprensa, responsável por gerir as relações do destino com a indústria do turismo, bem como as relações com os meios de comunicação social e os influenciadores, nos mercados português e espanhol.

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O Turismo da Arábia Saudita passou a ter representação em território nacional através da Interface Tourism, agência de marketing e comunicação especializada em turismo, transportes e hotelaria, que vai gerir a promoção turística da Arábia Saudita para os mercados português e espanhol.

A Interface Tourism fica, de acordo com um comunicado enviado à imprensa, responsável por gerir as “relações com a indústria do turismo, bem como as relações com os meios de comunicação social e os influenciadores” nos mercados português e espanhol.

“Na Interface, adoramos oportunidades interessantes e esta é certamente uma delas. Raramente temos a oportunidade de mostrar e promover um destino que se abriu ao turismo tão recentemente e que, por isso, é tão desconhecido. A Arábia Saudita tem uma oferta turística variada e um enorme potencial, e está nas nossas mãos dar-lhe toda a visibilidade que merece para a posicionar nos mercados espanhol e português”, afirma Maria Sanchez-Grela, diretora-geral da Interface Tourism Spain.

A equipa da Interface Turismo diz já estar a trabalhar em ações a desenvolver nos próximos meses, com destaque para “a formação dos agentes de viagens sobre o destino, a criação e expansão do produto junto dos principais players do trade, o reforço dos laços com o setor local e a facilitação das operações com os DMCs sauditas locais”.

Paralelamente, vão também ser realizadas “campanhas de marketing e comunicação para aumentar a consciencialização e posicionar a Arábia Saudita em ambos os mercados”.

Recorde-se que a Arábia Saudita se abriu ao turismo em 2019, afirmando-se como um destino que conta com um rico património cultural, com destaque para a antiga cidade nabateia de Hegra, mas também para o deserto de AlUla, sem esquecer cidades modernas e vibrantes como Riade e Jeddah ou o litoral banhado pelas águas cristalinas do Mar Vermelho e destinos de montanha como Taif.

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Turquia vai começar a cobrar entrada na Hagia Sophia para turistas

A visita à Hagia Sophia de Istambul, antiga basílica bizantina e agora mesquita, deixará de ser gratuita para os visitantes no próximo ano, a menos que lá vão para rezar, anunciou o ministro turco da Cultura e Turismo Mehmet Nuri Ersoy, sem avançar o preço da entrada.

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“A partir do próximo dia 15 de janeiro, os estrangeiros que visitarem a Hagia Sophia para fins turísticos pagarão a entrada. Os cidadãos turcos que a visitarem com o objetivo de rezar entrarão gratuitamente”, disse Ersoy em conferência de imprensa em Ancara, citado pela agência espanhola de notícias EFE.

A antiga basílica de Constantinopla, construída por ordem do imperador romano Justiniano I nos anos 532-537, foi convertida em mesquita em 1453, quando o Império Otomano conquistou a cidade.

Após a sua conversão em museu em 1935, deixou de ser utilizado para fins religiosos e podia ser visitado mediante pagamento de entrada.

Em 2020, o governo turco converteu o edifício em mesquita, embora permitindo visitas turísticas gratuitas, exceto nos horários de oração, impondo assim o mesmo regime nas restantes mesquitas da Turquia.

A decisão gerou críticas generalizadas, entre outras razões por se estimar que representava uma perda de receitas de pelo menos 50 milhões de dólares anuais.

Ersoy, segundo notícia da EFE, indicou que com o novo plano serão estabelecidos dois circuitos distintos: enquanto os fiéis continuarão a entrar pela porta inferior para rezar no espaço central, os turistas acederão ao monumento pela lateral do vizinho Palácio de Topkapi através de um corredor que vai diretamente para a galeria superior da basílica.

Esta galeria, onde se encontram numerosos mosaicos bizantinos e que permite uma vista panorâmica do interior do edifício, estava fechada a visitas desde a sua recente conversão em mesquita.

Agora, os turistas vão desfilar pela galeria para finalmente descerem ao espaço central antes de saírem das instalações, evitando assim misturar-se com os fiéis, explicou o ministro.

Ersoy não revelou qual será o preço da entrada, mas no último ano antes da conversão, o bilhete para visitar a Hagia Sophia custava cerca de 15 euros, enquanto hoje uma visita ao adjacente Palácio de Topkapi custa 25 euros para estrangeiros e 5 euros para cidadãos turcos.

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Centro de Portugal teve o melhor verão de sempre

De acordo com uma análise do Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal, com base em números preliminares do Instituto Nacional de Estatística (INE), a região teve o melhor verão de sempre no que diz respeito à atividade turística.

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Os dados revelam que as dormidas no território totalizaram 2,93 milhões nos meses de julho, agosto e setembro, o que representa um acréscimo de 175 mil dormidas em relação a 2022, o que representa uma subida de 6,3%, ou seja, superior à média nacional: a procura turística no país cresceu 3,2% este verão.

Em valores absolutos, de acordo com nota de imprensa da região, registaram-se 893,5 mil dormidas em julho no Centro de Portugal (mais 4,4% do que no mesmo mês de 2022), 1,2 milhões em agosto (mais 3,9%) e 846 mil em setembro (mais 12,3%), subida, em grande parte, impulsionada pelos visitantes de fora do país.

Os dados enunciados pela região dizem ainda que, de julho a setembro, a procura por parte de estrangeiros aumentou 13,4%, de 1,13 milhões para 1,29 milhões de dormidas, enquanto a procura por parte de residentes em Portugal progrediu 1,4%, de 1,62 milhões para 1,64 milhões.

Os números revelados pelo Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal demonstram que o destino “reforçou a sua notoriedade a nível internacional em 2023”, comentou Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal, para realçar que, este ano, mais 23% de visitantes estrangeiros escolheu visitar o Centro de Portugal, o que representa uma extraordinária subida, muito promissora para todos aqueles que investem na atividade turística na região”.

Destacou que, “se aos estrangeiros somarmos os visitantes nacionais, que continuam a privilegiar este território, reunimos todos os ingredientes para um futuro risonho, a nível turístico, para a região”.

 

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Coimbra vai alterar regulamento da taxa municipal turística

As alterações prendem-se, de modo geral, com o âmbito da aplicação da taxa que, antes, incidia na ocupação de março a outubro, passando, agora, a refletir-se sobre as dormidas durante todo o ano. O projeto vai estar em consulta pública durante 30 dias úteis.

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O executivo municipal de Coimbra acaba de aprovar uma proposta de alteração ao regulamento da taxa turística, na sequência da necessidade de se aperfeiçoarem aspetos técnicos e reduzirem algumas isenções do pagamento da taxa, indica uma nota da autarquia.

O regulamento da taxa turística de Coimbra entrou em vigor a 5 de abril de 2023. No entanto, na sequência do trabalho de monitorização e de aplicação, “verificou-se a necessidade de rever o período anual de aplicação da taxa municipal turística, aperfeiçoar aspetos técnicos e reduzir algumas isenções do seu pagamento, por não serem de aplicação linear e implicarem uma carga burocrática muito pesada para os estabelecimentos que liquidam e cobram a referida taxa”, explica a informação municipal.

As alterações prendem-se, de modo geral, com o âmbito da aplicação da taxa que, antes, incidia na ocupação de março a outubro, passando, agora, a refletir-se sobre as dormidas durante todo o ano. Outra das alterações está relacionada com a entrada em funcionamento da plataforma eletrónica para pagamento da taxa, que desburocratiza o processo, mas obriga a ajustes no articulado do regulamento, que deixa cair as isenções para estudantes, bolseiros e ocupação relacionada com eventos.

Segundo a proposta dos serviços, após a aprovação, o projeto de alteração deverá ser submetido a consulta pública escrita, para recolha de sugestões, pelo prazo de 30 dias úteis, a contar da data de publicação do aviso em “Diário da República”.

No entanto, segundo as comunicações com as comunicações efetuadas pelas entidades exploradoras de empreendimentos turísticos e de estabelecimentos de alojamento local, a autarquia anuncia que a taxa municipal turística gerou, até setembro, uma receita total de cerca de 231 mil euros, desde a sua entrada em vigor no mês de abril de 2023. Uma percentagem próxima dos 50% das 619 entidades exploradoras de empreendimentos turísticos e de estabelecimentos de alojamento local que exercem a sua ação no concelho de Coimbra não estão a participar a cobrança da taxa turística ao município, situação que está a ser acompanhada de perto pelos serviços da CM de Coimbra.

Em Coimbra, o valor da taxa é de 1 euro por pessoa/dormida, o mínimo cobrado em Portugal, sendo aplicada a todos os empreendimentos turísticos e estabelecimentos de alojamento local situados na área geográfica do município, até um máximo de três noites seguidas (3 euros), por pessoa e por estadia, incidindo sobre hóspedes com idade igual ou superior a 16 anos, entre os meses de março e outubro.

O objetivo da cobrança da taxa turística é permitir ao município fazer face aos custos relacionados com o incremento da presença de turistas na cidade, nomeadamente em termos ambientais, pelo que o valor recebido será inteiramente reinvestido na melhoria da atratividade do turismo no concelho, indica ainda a mesma nota publicada na página oficial da Câmara Municipal.

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