Turismo de Compras sobe 41% até Setembro
Angola, China e Brasil são os mercados com maior volume de compras em Portugal, nos primeiros nove meses do ano.

Publituris
Turismo de Portugal recebe galardão de “Melhor Destino” nos prémios Routes Europe 2025
AHETA homenageia associados e personalidades determinantes nos 30 anos de vida da associação
Explora I faz escala inaugural em Lisboa a caminho do Mediterrâneo
Egito estabelece meta de 30 milhões de turistas anualmente até 2028
Setor de viagens e turismo representa 11,4% do PIB dos países do Golfo
Atlanta mantém-se como aeroporto mais movimentado no mundo
Macau vai criar novas delegações de comércio e turismo no exterior para atrair turistas
Movimento de passageiros nos aeroportos portugueses com quebra ligeira em fevereiro
Arranca parceria entre Ryanair e Expedia
Turquia a caminho de bater novo recorde de turismo este verão
Nos primeiros nove meses do ano, as compras tax free em Portugal subiram 41% face a período homólogo de 2016, segundo dados da Global Blue, empresa de gestão de operações Tax Free (reembolso de IVA a turistas).
Segundo os dados da Global Blue, os turistas angolanos continuam a liderar o top5 de compras em Portugal, seguindo-se a China, que é o mercado que mais tem vindo a crescer, e o Brasil, que foi o que mais subiu em volume de compras.
No caso do mercado chinês, a Global Blue refere que as compras destes turistas aumentaram 49% até Setembro, com o valor da compra média a subir para os 641 euros, quando em igual período do ano passado tinha sido de 631 euros.
Para Renato Lira Leite, Managing Director da Global Blue, “parte deste crescimento deve-se aos voos directos que desde Julho ligam Portugal e a China”.
Igual destaque merece também o mercado brasileiro, que foi o que “mais cresceu em volume de compras (mais 71% face ao período homólogo), contrariando a tendência de quebra do último ano”, refere a Global Blue, acrescentando que o valor médio por compra do turista brasileiro foi de 223 euros.
Já os norte-americanos ocupam a quarta posição, cujas compras subiram 47% face ao mesmo período de 2016, tendo o valor médio de compra subido de 474 para 505 euros, o que, segundo Renato Lira Leite, “se deve ao crescente numero de ligações aéreas directas com os EUA”, assim como “às taxas de câmbio favoráveis e que constituem, a par do incentivo fiscal que é o tax free, um importante estímulo às compras em Portugal”.
A fechar o Top 5 das nacionalidades que mais compram em Portugal, está o turista moçambicano, com 23% das compras e um valor médio de 200 euros por compra efectuada.
Os dados da Global Blue mostram ainda que o turismo de compras está a crescer a bom ritmo na cidade do Porto, subindo 45% face a igual período do ano passado, com o valor de compra médio a subir para 217 euros.
A empresa de gestão de operações Tax Free destaca ainda a região Centro, onde as compras subiram 34% face ao período homólogo de 2016, com a compra média a fixar-se nos 211 euros, subida que, segundo o Managing Director da Global Blue, está directamente ligada “à visita do Papa a Portugal e ao Santuário de Fátima”.
Apesar destas subidas, Lisboa continua a ser região com maior valor de compra média (318 euros) e com maior peso no volume total de vendas tax free (85%), números que bateram novos recordes durante a última edição da Web Summit.
“Último destaque para a Web Summit cujas compras tax free aumentaram 80% comparativamente ao ano passado, durante os 4 dias do evento na cidade de Lisboa. Também o valor da compra média subiu 18%, dos 286 euros, registados em 2016, para os 338 euros, registados agora em 2017”, refere a Global Blue.