Gerês vai ter reserva internacional de observação de estrelas
As fases de estudo global de requisitos de certificação Local Dark Sky já foram concluídas.

Publituris
Turismo de Portugal recebe galardão de “Melhor Destino” nos prémios Routes Europe 2025
AHETA homenageia associados e personalidades determinantes nos 30 anos de vida da associação
Explora I faz escala inaugural em Lisboa a caminho do Mediterrâneo
Egito estabelece meta de 30 milhões de turistas anualmente até 2028
Setor de viagens e turismo representa 11,4% do PIB dos países do Golfo
Atlanta mantém-se como aeroporto mais movimentado no mundo
Macau vai criar novas delegações de comércio e turismo no exterior para atrair turistas
Movimento de passageiros nos aeroportos portugueses com quebra ligeira em fevereiro
Arranca parceria entre Ryanair e Expedia
Turquia a caminho de bater novo recorde de turismo este verão
O Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) vai passar a contar com uma reserva internacional de observação de estrelas, iniciativa que está a ser concretizada, no âmbito do programa Norte 2020 Património Natural, promovida pela ARDAL.
A reserva internacional de observação de estrelas surge na sequência da aprovação da candidatura “Local Dark Sky no Território do Parque Nacional da Peneda-Gerês”, tendo o projecto sido adjudicado à empresa Borealis On Trekking, que tem vindo a realizar vários eventos de observação de estrelas em parceria com a ARDAL.
“Um Local Dark Sky (LDS) é um território que possui uma qualidade excepcional de noites estreladas e um ambiente nocturno que é protegido pelo seu interesse científico, natural, educacional e cultural”, refere a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, em comunicado.
A implementação do projecto prossegue a bom ritmo e, segundo a informação enviada à imprensa, já “foram concluídas as fases de estudo global de requisitos de certificação Local Dark Sky (LDS) no território do PNPG”.
Já a certificação LDS será obtida “através de um organismo internacionalmente reconhecido e com certificações já atribuídas sobretudo em locais nos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e França”, refere a mesma informação.
A implementação da reserva internacional de observação de estrelas no PNPG vai contribuir, espera a autarquia, para “aumentar a oferta da região de forma inovadora, com novos produtos e eventos que ocorrem tendencialmente à noite”.
“A dinâmica do LDS irá promover e contribuir para uma oferta de ecoturismo única e altamente diferenciada, captando novos mercados turísticos para a região. O aparecimento destes programas de alto valor e interesse vai fixar turistas na região por mais dias”, perspectiva a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez.