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”Considero que a hotelaria é sobretudo servir”

Conhecido pelas suas intervenções na concepção de unidades hoteleiras e restaurantes, o arquitecto Miguel Câncio Martins aposta agora no desenvolvimento de dois empreendimentos turísticos próprios.

Raquel Relvas Neto
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”Considero que a hotelaria é sobretudo servir”

Conhecido pelas suas intervenções na concepção de unidades hoteleiras e restaurantes, o arquitecto Miguel Câncio Martins aposta agora no desenvolvimento de dois empreendimentos turísticos próprios.

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Conhecido pelas suas intervenções na concepção de unidades hoteleiras e restaurantes, o arquitecto Miguel Câncio Martins aposta agora no desenvolvimento de dois empreendimentos turísticos próprios: Quinta da Comporta e Palácio Ludovice. Em entrevista, o arquitecto fala sobre este novo desafio, o conceito e os seus projectos de futuro. 

Miguel Câncio MartinsHá quase 20 anos a trabalhar como arquitecto e arquitecto de interiores no ramo hoteleiro, em grupos como Accor, Starwood, Hilton ou Heritage, Miguel Câncio Martins decidiu apostar em conceber duas unidades hoteleiras à sua imagem: a Quinta da Comporta e o Palácio Ludovice. 2018 e 2019 são as datas previstas de abertura.
“Gostava de fazer algo melhor ou diferente. (…) Um hotel como eu gosto de viver num hotel”, começa por explicar o motivo que o levou a abraçar a ideia de desenvolver um projecto próprio. “Vi que há bastantes oportunidades para uma pessoa começar a fazer o seu primeiro hotel, era aqui que queria começar, tal como quando comecei o meu estúdio de arquitectura, achei que era em Paris que queria começar, que era o melhor sítio para o ponto de partida”, esclarece. E continua: “Já há uns anos que queria fazer estes projectos, portanto agora estão as condições reunidas para que isso aconteça”.
Com um grupo de investidores, do qual também faz parte, Miguel Câncio Martins quer desenvolver um hotel que ofereça vida aos hóspedes e clientes, além, claro, de serviço. “Considero que a hotelaria é sobretudo servir, dedicar-se aos outros. Gostava de me diferenciar e trazer essa mais-valia na parte do serviço, oferta, animação, de criar um outro ambiente do que fornecer apenas dormidas”.
O responsável acredita que o sucesso tem de começar em algum lado. E como tal adianta que para explorar as duas unidades hoteleiras vai ser criada uma estrutura independente, não vão entregar a gestão a nenhum grupo hoteleiro. “Queremos ser independentes, mas também estar ligados a algumas redes, porque o negócio, hoje-em-dia, passa por aí. Há coisas que também não vamos inventar, mas queremos diferenciar-nos no mercado em que estamos”, explana. Miguel Câncio Martins considera que “é mais simples dar os hotéis a um grande grupo já estabelecido, mas até esses grupos começaram um dia e começaram do nada”, defende.
“Considero interessante criar uma história e tenho aqui a oportunidade de tentar dar esse passo e fazer história”, indica. Porém, a missão dos projectos do responsável não passa apenas por Portugal, mas por outros destinos internacionais, como França, Bélgica, Alemanha e Reino Unido.

Quinta da Comporta
“Há vários anos que andava a batalhar para o fazer”, revela Miguel Câncio Martins quando começa a descrever o projecto do empreendimento turístico que está já a construir na Comporta, no concelho de Grândola. O hotel Quinta da Comporta quer primar por apresentar um conceito inovador, mas autêntico. Com abertura prevista entre Abril e Maio de 2018, a Quinta da Comporta vai oferecer 24 quartos no hotel e 18 ‘town-houses’ e cinco cabanas de três quartos para venda com gestão e exploração hoteleira. “No fundo, as pessoas podem comprar uma unidade, podem usufruir de certas condições, mas obtêm rentabilidade, em vez de custos. É um produto ideal nos dois sentidos: num para reduzir o investimento inicial do promotor e segundo julgo que há uma certa clientela que quer investir, ter rentabilidade e também o usufruto do seu investimento”, refere. O responsável complementa: “Estamos a oferecer às pessoas um serviço de poderem viver como num hotel”. A complementar o alojamento vai existir um spa de marca própria mas assistido pela Anne Semomin, que “vai ser o motor para fora de época”. Acresce ainda um bar, restaurante, piscina e kids club. Além do segmento de lazer, a Quinta da Comporta está projectada para também apostar na organização de casamentos, contando para tal com a Igreja do Carvalhal, para a qual estão a contribuir com financiamento. “Vamos também fazer acções com a comunidade local, para nos envolvermos e participarmos na vida comunitária local”, indica. Com um investimento de 13 milhões de euros, este quatro estrelas superior vai apostar na sustentabilidade ambiental. Uma das curiosidades é só se poder andar no empreendimento a pé, de bicicleta ou de carro eléctrico. Mas o que vai diferenciar a Quinta da Comporta da restante oferta no destino? Miguel Câncio Martins responde: “A nossa ideia é fazer o estilo das casas da Comporta, que é o que as pessoas imaginam quando aqui vêm. Em vez de estarmos a dar uma coisa moderna, damos uma coisa mais autêntica que é o que as pessoas estão à espera”.

Palácio Ludovice
Quanto ao projecto de cidade, o Palácio Ludovice, está localizado em pleno centro de Lisboa, junto ao miradouro de São Pedro de Alcântara, no centro frenético da capital. “Há muito produto bom na cidade”, observa, complementando que o projecto do cinco estrelas vai marcar pela diferença.
“Pegámos num prédio histórico, que foi construído após o terramoto pelo arquitecto do rei D.Pedro V”, explica. No edifício funcionava anteriormente o Instituto do Vinho do Porto, que serviu de inspiração ao tema do hotel que vai ser um embaixador do Vinho do Porto em Lisboa.
O hotel vai contar com 65 quartos, restaurante, mas também uma loja da Caudalie, com produtos à base de uvas e duas cabines de massagem. “Do outro lado, temos o Instituto do Vinho do Porto a divulgar o vinho”, completa. O restaurante, que será uma aposta também para os clientes de fora do hotel, terá um chefe de renome, que ainda está a ser negociado. “Quero que a restauração seja um aspecto importante, para ser um ponto de encontro para se ir beber um copo, para se comer, para se encontrar. Tanto para as pessoas da cidade como para os estrangeiros”, indica.
Com um investimento de 14 milhões de euros, o Palácio Ludovice tem abertura prevista em Fevereiro de 2019. O arquitecto considera que as suas unidades vão pautar pela diferenciação e identificação com os locais onde se inserem. “A maior parte das pessoas que vem para Lisboa quer sentir-se aqui e não num outro sítio qualquer. Aí é que está o interesse e o desafio todo de poder propor algo autêntico e diferenciador, único, que é o que as pessoas procuram: experiências”.

Portugal
Com uma vasta experiência internacional e com o seu atelier em Paris, como já referido, Miguel Câncio Martins considera que hoje o português e o País já é visto como ‘cool’. Contudo, considera que ainda existem “imensas coisas a fazer” no sector hoteleiro. “Julgo que temos de apostar mais na qualidade de serviço, as pessoas gostam muito do nosso acolhimento, dos portugueses. Nós temos uma imagem de acolhedores, mas apensoque falta um certo profissionalismo, um bocado à americana. Quando vemos aqueles hotéis americanos, depois também podemos criticar que falta um pouco de alma e autenticidade, é sempre um pouco artificial”.
Para o responsável, o sector do Turismo em Portugal já merecia um cargo na tutela mais elevado do que apenas um Secretário de Estado. “É um sector demarcado e importante na nossa economia, devíamos levar isto mais a sério e profissionalizar ainda melhor”, defende.
Miguel Câncio Martins refere que o bom momento do Turismo em Portugal deve ser aproveitado. “Como tudo na vida, uma parte é sorte e tem de se aproveitar a sorte, outra tem de se cultivar a sorte”, indica, passando a explicar: “O grande trabalho é manter, hoje somos nós o ‘wow’ da concorrência, antes eramos os ‘challengers’ que andávamos por aí a tentar apanhar mercado. Hoje, querem o negócio que ganhámos. Portanto, temos de saber cuidar”.

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Depois dos hotéis, grupo Vila Galé também aposta na produção de vinho e azeite no Brasil

Com inauguração prevista para abril de 2025, o novo Vila Galé Collection Ouro Preto, em Cachoeira do Campo (Brasil), contará com a vinha e olival como protagonistas.

Com um vasto historial de produção de vinhos e azeites no Alentejo, o grupo Vila Galé prepara-se para testar a produção de vinho e azeite, em Ouro Preto, no estado brasileiro de Minas Gerais.

O grupo vai plantar vinha e olival na propriedade onde inaugurará, em abril de 2025, o Vila Galé Collection Ouro Preto, em Cachoeira do Campo, que será o primeiro hotel em Minas Gerais. , com inauguração prevista para abril de 2025.

Jorge Rebelo de Almeida, fundador e presidente da Vila Galé, refere que “o projeto do novo hotel evoluiu desde a conceção inicial. Identificámos um grande potencial no terreno. Agora, contaremos com 308 quartos, uma sala de convenções para 700 pessoas, atividades de enoturismo, um lago e diversas outras atrações para toda a família. Ao considerar o clima de Cachoeira do Campo, reconhecemos o potencial para a produção de vinhos e azeites, assim como fazemos em Portugal.

Quanto ao projeto vinícola em Ouro Preto, a enóloga Marta Maia, diz-se “entusiasmada por ter a oportunidade de trabalhar em terras mineiras. Temos estudado e analisado todas as possibilidades para garantir o sucesso do empreendimento, pois a viticultura aqui difere consideravelmente da nossa em Portugal. No entanto, a nossa expectativa máxima é, dentro de alguns anos brindar com um vinho produzido em Minas Gerais, com o selo de qualidade da Vila Galé”.

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XLR8, D-EDGE e Guestcentric unem-se em evento no Porto

“(R)Evolução Tecnológica – Estratégias para Implementação de Sucesso” é o evento que une XLR8, D-EDGE e Guestcentric no Porto

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A XLR8, em parceria com a D-Edge e a Guestcentric, vai realizar, no dia 7 de maio, um evento desenvolvido para hoteleiros do Norte do País com o tema: “(R)Evolução Tecnológica – Estratégias para Implementação de Sucesso”.

O evento irá explorar o futuro da indústria hoteleira e como este deve ser acompanhado por uma atualização tecnológica, com a partilha da visão de cada parceiro, constituindo uma oportunidade única para se manter atualizado com as últimas tendências e estratégias tecnológicas que moldarão o cenário hoteleiro nos próximos anos.

O evento conta também com a parceria da The Editory Collection Hotels e terá lugar no Porto Palácio by The Editory.

O evento terá como oradores Filipa Campos (diretora de Vendas EMEA, Guestcentric), Natasha Pereira (diretora de Vendas, XLR8 RMS) e Raquel Patrício (Sales Manager, D-Edge Hospitality Solutions), e contará com a moderação de Isabel Tavares (Head of Global Sales, Marketing & PR, The Editory Collection Hotels).

Este é um evento com capacidade limitada, exclusivo para hoteleiros, pelo que é recomendado que o registo seja feito atempadamente através do link.

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Nova edição Publituris Hotelaria: Entrevista a Elmar Derkitsch, diretor-geral do Lisbon Marriott Hotel

Uma entrevista a Elmar Derkitsch, diretor-geral do Lisbon Marriott Hotel, um dossier dedicado a hotéis vínicos e um especial focado em marketing gastronómico são alguns dos destaques da mais recente edição da revista Publituris Hotelaria.

Carla Nunes

Na Publituris Hotelaria de abril, o destaque vai para o percurso de Elmar Derkitsch na direção-geral do Lisbon Marriott Hotel. Com passagens pela Alemanha, Suíça, Espanha, Áustria, Turquia e Dinamarca, os últimos 11 anos de Elmar Derkitsch foram passados à frente do Lisbon Marriott Hotel. O dia 1 de maio de 2024 marca o final deste ciclo, admitindo que o trabalho feito no Marriott de Lisboa foi marcado pelo “dinamismo”. Quanto a Portugal, país onde permanecerá a residir, Elmar Derkitsch frisa que passou de um destino “perhaps” para um destino “must”.

Nesta edição damos ainda conta do mais recente projeto cinco estrelas do The Lince Hotels, resultado da requalificação do Mosteiro de Santa Clara, em Vila do Conde. O grupo investiu 18 milhões de euros para abrir o atual The Lince Santa Clara, do qual ganhou a concessão no âmbito do programa Revive.

O dossier deste mês é dedicado aos hotéis vínicos e à sua mais recente oferta. Com o mercado português a mostrar um interesse crescente em atividades de enoturismo, os hotéis deste segmento abrem portas a públicos cada vez mais diversificados, oferecendo experiências onde prima a fusão entre o vinho com a gastronomia e bem-estar. Esta é também a oportunidade de ler uma entrevista a Pedro Valle Abrantes, managing partner da Trypor, sobre a sua experiência no panorama enoturístico português.

Este número conta ainda com um especial dedicado ao marketing gastronómico. Num contexto em que o interesse sobre o tema gastronómico em Portugal aumentou 18% nas pesquisas do Google, com a gastronomia a constar como um dos quatro motivos de interesse de viagem para o nosso país, o Turismo de Portugal aponta para a necessidade de se promover a gastronomia nacional lá fora. A questão que se coloca é: poderá o marketing gastronómico ajudar nessa projeção? A resposta é dada neste especial, onde são ainda apontados os benefícios destas ferramentas de marketing quando aplicadas ao canal Horeca.

No capítulo dos “Fornecedores” celebramos os 125 anos da Miele com uma entrevista a Paulo Silva, diretor comercial Professional Portugal da Miele. Com presença em Portugal há 54 anos, a marca de eletrodomésticos tem no canal Horeca um dos seus principais clientes da área profissional, representado um terço das vendas. Para o futuro, a empresa tem em vista a abertura de um terceiro ponto de venda em Portugal, a somar aos dois já existentes em Carnaxide e no Porto.

Na rubrica “Palavra de Chef” deste mês viajamos até ao Douro para conhecer a Cantina de Ventozelo, liderada pelo chef José Guedes. Trabalhar uma cozinha que valorize “o produto, a gastronomia portuguesa e, acima de tudo, o convívio e as experiências” são os principais objetivos do chef que trocou a educação física pela cozinha e, mais recentemente, a cidade do Porto pelas colinas do Douro.

A fechar, brindamos com as sugestões de Sérgio Magalhães, sommelier e COO na Yon Wine.

As opiniões desta edição são assinadas por Graham Miller (NOVA SBE Westmont Institute of Tourism and Hospitality), Luís Ferreira (ISAG), Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), João Serrano (ADHP), Eduardo Abreu (Neoturis) e Alexandre Marto Pereira (United Hotels of Portugal).

Já os Indicadores deste número contam com a análise CLEVER de Luís Brites, CEO da Clever Hospitality Analytics, co-assinada com Nuno António, professor na NOVA IMS BI & Analytics.

*Para ler a versão completa desta edição da Hotelaria – em papel ou digital – subscreva ou encomende aqui.

Sobre o autorCarla Nunes

Carla Nunes

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Antigo Hotel Real Parque dá lugar ao Kimpton Lisbon

A IHG Hotels & Resorts (IHG) e o Real Hotels Group vão abrir o Kimpton Lisbon, no mesmo edifício onde se encontrava o antigo Hotel Real Parque, em Lisboa.

Publituris

Com abertura prevista para o início de 2026, este é o primeiro hotel da Kimpton Hotels & Restaurants na capital portuguesa e o segundo em Portugal, após a assinatura do Kimpton Algarve São Rafael Atlântico, no final de 2023.

A unidade hoteleira surge após um acordo de franchising com o Real Hotels Group, sendo que o hotel vai contar com 141 quartos e “áreas públicas redesenhadas para se inspirarem na luz e nas cores da cidade”, como indicado em comunicado. É ainda referido que o hotel será composto por “espaços orientados para o design, com acabamentos de alta qualidade, até restaurantes e bares sazonalmente inspirados, incluindo um bar e piscina no rooftop”.

O Kimpton Lisbon junta-se ao portefólio de luxo e estilo lifestyle  da IHG, que tem como objetivo “reforçar a crescente presença” em Portugal. Neste segmento específico, a IHG opera seis hotéis em funcionamento e tem mais sete em desenvolvimento para marcas como a Six Senses, Hotel Indigo, e os recém inaugurados Convent Square Lisbon e Casa da Companhia no Porto, da coleção Vignette.

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Unlock Boutique Hotels comemora 8 anos com nova Central de Reservas

A Unlock Boutique Hotels (UHB) aproveitou a comemoração do seu 8.º aniversário para abrir a Central de Reservas.

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Com 22 hotéis sob gestão em 15 destinos, a Unlock Boutique Hotels (UBH) comemora o seu 8.º aniversário com a abertura de uma Central de Reservas, a única em Portugal para hotéis boutique independentes, considerando Miguel Velez, CEO da UHB, tratar-se de “mais uma etapa para o crescimento” da empresa.

Depois de no início do ano ter lançado para o mercado um novo website, que representou o maior investimento em websites do setor hoteleiro em Portugal, realizado pela Deloitte, a UBH admite que “desde a sua fundação, o compromisso com os clientes, hóspedes e colaboradores tem marcado este trajeto, diferenciando-se pela excelência dos serviços prestados, maximização de receitas e crescimento sustentável, rumo à liderança no setor”, o que trouxe a combinação entre “a expertise da equipa de gestão, criatividade e inovação e as características únicas das unidades hoteleiras membros do grupo”, tendo sido distinguida como PME Excelência 22, depois de três anos consecutivos como PME Líder.

Além de agradecer a todos os clientes, parceiros e colaboradores que acompanharam a UBH ao longo destes anos, Miguel Velez considera que “o apoio contínuo tem sido fundamental para o nosso sucesso e inspira-nos para novos desafios”.

Novos desafios que levaram a UBH a apesentar as novidades “dentro de portas”, refletindo as “especificidades únicas de cada hotel membro e para termos um serviço totalmente personalizado a cada cliente desde o primeiro contacto com a Unlock”, concluindo Miguel Velez que a Central de Reservas é composta por “uma equipa interna, focada no serviço ao cliente e com total conhecimento dos detalhes de todos os hotéis”.

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Sierra e PGIM anunciam joint venture em hotelaria com um hotel no Porto

A PGIM Real Estate, o segmento imobiliário da PGIM, avançou um modelo de parceria com a Sierra para investir em oportunidades value-add na área da hotelaria, apoiadas por uma plataforma de gestão.

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Em nota de imprensa é explicado que a joint venture tem como objetivo adquirir e gerir ativamente hotéis em destinos turísticos consolidados, unindo forças com a equipa de gestão operacional da Iberian Hospitality Solutions (IHSP), liderada por Gonçalo Batalha.

É também referido que esta iniciativa está “alinhada com a estratégia de gestão de investimentos da Sierra, que pretende estabelecer parcerias com investidores reconhecidos no mercado, para promover oportunidades de investimento atrativas”. Refira-se que esta joint venture tem como objetivo um valor bruto de ativos (GAV) de 200 milhões de euros.

A parceria terá em conta “hotéis de dimensão considerável em destinos turísticos consolidados”, de acordo com ambas as empresas. A primeira aquisição, com inauguração prevista para a segunda metade deste ano, é constituída por um “hotel de categoria superior em pleno centro do Porto”, não se conhecendo ainda de que hotel se trata ou quais os futuros hotéis em vista por esta joint venture.

Contudo, em resposta ao Publituris, a joint venture deu conta de que “terá em vista a aposta na região de Lisboa e no Algarve”, com quatro projetos em pipeline*.

“O mercado hoteleiro e de lazer é, desde há muito tempo, um setor fundamental para a economia ibérica. Portugal é um dos principais mercados hoteleiros do sul da Europa, atraindo uma procura internacional crescente e com potencial significativo decorrente de melhorias na qualidade da oferta para satisfazer as exigências da procura internacional. Na atual conjuntura, os investidores procuram investimentos que acrescentem valor, que ofereçam proteção face à inflação e que gerem fluxos de caixa para obterem retornos atrativos. A nossa estratégia tem como objetivo consolidar os operadores locais e melhorar a qualidade da oferta para os hóspedes. A nossa parceria com a Sonae Sierra e a IHSP e a aquisição do primeiro hotel no Porto confirmam as nossas perspetivas positivas para a região e a estratégia implementada”, refere Nabil Mabed, Head of France, Spain and Portugal na PGIM Real Estate, em nota de imprensa.

Já Luis Mota Duarte, Chief Financial Officer and Executive Director, Investment Management na Sierra, refere que  estão “muito satisfeitos por nos associarmos à PGIM Real Estate e à equipa de Gonçalo Batalha, com quem vemos uma oportunidade para executar uma estratégia evidente de criação de valor no segmento europeu da hotelaria, reunindo as nossas distintas capacidades de investimento e de gestão de ativos. Este é o nosso primeiro veículo dedicado à hotelaria, o que comprova a nossa ambição de cobrir o espetro completo de classes de ativos e setores com competências específicas, incluindo a nossa recente aquisição no Porto”.

Numa nota final, Gonçalo Batalha, da IHSP, considera que “no atual contexto de mercado, marcado por taxas de juro mais elevadas e por requisitos de investimento consideráveis para restabelecer padrões de qualidade mais elevados na hotelaria, vemos nesta nova plataforma a oportunidade de obter retornos superiores ajustados pelo risco”.

Gonçalo Batalha “acredita” ainda “numa tendência positiva a longo prazo para o setor do turismo, uma vez que a percentagem de rendimentos alocada a experiências continua a crescer, fortemente suportada por um conjunto de fatores estruturais atrativos”.

*Informação atualizada a 10 de abril às 10h40, após a joint venture adiantar o número de projetos em pipeline e respetivas localizações.

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Expansão da United Hospitality Management será liderada por Greg O’Stean

O grupo United Investments Portugal (UIP), que recentemente criou uma nova marca de gestão hoteleira, a United Hospitality Management (UHM), contratou Greg O’Stean para a direção-executiva deste novo ramo de negócio da empresa.

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Antes de assumir a liderança da UHM, O’Stean desempenhou funções como Global Chief Development Officer da Aimbridge Hospitality, onde esteve envolvido na fusão da Interstate Hotels & Resorts com a Aimbridge Hospitality, em outubro de 2019. Esta fusão resultou na criação “da maior empresa de gestão de terceiros do mundo”, como referido em comunicado pela UIP.

Ao longo da carreira, O’Stean ocupou cargos em organizações como a GE Capital Real Estate, Starwood Hotels, IHG, Loews Hotels, Carlson Rezidor e Ernst & Young, somando ao currículo a experiência em aquisições, desenvolvimento, investimento, empréstimos, franchising, gestão de ativos, joint ventures e contratos de gestão de hotéis.

“Estamos muito satisfeitos por dar as boas-vindas ao Greg, que assume agora o leme da United Hospitality Management. O Greg junta-se à UHM com um percurso impressionante, mas também com o seu profundo conhecimento da dinâmica do mercado, o que se alinha perfeitamente com o objetivo da UHM em satisfazer os nossos mercados em crescimento a nível global”, destaca Carlos Leal, presidente-executivo e membro do conselho de administração da UHM, em nota de imprensa.

Sobre a United Hospitality Management

A United Hospitality Management, apoiada pela United Investments Portugal (UIP), foi lançada oficialmente em novembro de 2023, com um foco estratégico na expansão no Médio Oriente e na Europa. Nos próximos cinco anos, a empresa espera vir a gerir mais de 100 hotéis e resorts em todo o mundo.

A empresa concentra o seu foco de atividade no desenvolvimento, operacionalização e gestão de ativos, com um portfólio que inclui hotéis e resorts de luxo, residências de marca e casas de férias, com marcas como a Luxury Collection, Sheraton, Hyatt Regency, Movenpick, Vignette Collection, Yotel e Bespoke Residences and Holiday Homes, bem como a gestão de ativos de resorts da marca Fairmont.

Leia também: United Hospitality Management: A nova marca portuguesa de gestão hoteleira

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Sesimbra Oceanfront Hotel

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Highgate Portugal investe 1M€ no 5 estrelas Sesimbra Oceanfront Hotel

A Highgate Portugal acaba de investir um total de 1 milhão de euros no que é agora o Sesimbra Oceanfront Hotel, unidade hoteleira de cinco estrelas que resulta da remodelação e rebranding do Sesimbra Hotel & Spa.

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Localizado no centro de Sesimbra, com acesso direto à Praia da Califórnia e próximo da Serra da Arrábida, este cinco estrelas surge com um novo conceito que assenta na estreita ligação entre a natureza e o hóspede.

Sesimbra Oceanfront Hotel

A renovação do Sesimbra Oceanfront Hotel aposta no design biofílico, através dos materiais utilizados, da nova disposição dos espaços e do mobiliário e da decoração, transmitindo um ambiente de tranquilidade e bem-estar.  As plantas naturais e a utilização de tons claros, alusivos ao mar e à serra, estão em evidência em todo o hotel.

Sesimbra Oceanfront Hotel

Num investimento total de 1 milhão de euros, a renovação incidiu em diferentes áreas, como a receção e lobby, salão de estar no piso 5, bar e restaurante, quartos e suites, esplanada e piscina.

Para Tiago Féteira Rodrigues, diretor do Sesimbra Oceanfront Hotel, “este projeto de remodelação visa potenciar as infraestruturas e o serviço da unidade, que tem uma excelente localização”. Lembra que, com quase 18 anos, esta unidade “necessitava de uma intervenção e estamos convictos de que é um investimento acertado que nos permitiu, em conjunto com o serviço prestado aos hóspedes, passar a ostentar cinco estrelas, sendo atualmente a única unidade com esta classificação em Sesimbra”.

Sesimbra Oceanfront Hotel

Com 84 quartos standard e oito suites, o Sesimbra Oceanfront Hotel conta com novas tipologias – nomeadamente a Ocean view Deluxe Room ou a Ocean view Premium Suite – divididas entre a ala norte e a ala sul do hotel. Enquanto a ala norte apresenta uma vista descoberta para a Praia da Califórnia, a ala sul complementa esta Ocean view com o centro de Sesimbra e a baía. Todos os renovados quartos e suites dispõem de varandas privadas, com vista para o oceano e luz natural.

Sesimbra Oceanfront Hotel

O atelier de arquitetura BroadWay Malyan foi a empresa responsável pelo projeto de renovação, e o novo logótipo foi desenvolvido pela Solid Dogma.

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Portugal acompanha crescimento das reservas feitas nas plataformas online de alojamento e é 5.º em 2023

De acordo com os dados mais recentes divulgados pelo Eurostat, as plataformas online de reservas de alojamento foram responsáveis por mais de 678 milhões de noites, em 2023. Portugal aparece em 5.º lugar, com mais de 37,5 milhões de reservas.

Victor Jorge

Das 678,6 milhões de noites reservadas em plataformas online de alojamento como, por exemplo, a Airbnb, Booking, Expedia ou TripAdvisor, Portugal apresenta 37,5 milhões de reservas, no ano 2023, segundo os números apresentados pelo Eurostat, o que significa mais cerca de 4,3 milhões face às 33,2 milhões de noites de 2022.

Com os dados referentes ao quarto trimestre de 2023 (outubro, novembro e dezembro) ainda não disponibilizados pelo Eurostat, nos primeiros nove meses de 2023 Portugal surge com 30,5 milhões de noites reservadas, com 27,2 milhões no continente, pouco mais de 1,1 milhão nos Açores e 2,2 milhões na Madeira.

No continente, e no acumulado dos primeiros nove meses de 2023, a Área Metropolitana de Lisboa (AML) aparece em primeiro lugar, com perto de 9 milhões de noites reservadas em alojamento realizadas em plataformas online, seguindo-se o Algarve com 8,6 milhões, o Norte com 6,5 milhões, o Centro com 2,3 milhões, finalmente, o Alentejo com pouco mais de 744 mil.

Recorde-se que, em 2022, Portugal registou 33,2 milhões de noites reservadas nestas plataformas, sendo que em Portugal Continental se registaram 29,8 milhões de reservas, na Madeira 2,3 milhões e nos Açores quase 1,1 milhões.

Por regiões, em 2002, Lisboa surgia na liderança com 10,1 milhões, seguindo-se o Algarve com 9,1 milhões, o Norte com 7,2 milhões, o Centro com 2,6 milhões, e o Alentejo com pouco mais de 811 mil.

Contas feitas às reservas efetuadas por residente e não residentes, a balança cai, claramente, para os não residentes que realizaram perto de 33 milhões de reservas, em 2023, com os residentes a ficar com a menor fatia, pouco mais de 4,9 milhões.

O mês mais forte para estas reservas em Portugal é agosto, mês em que, em 2023, se registaram mais de 6,4 milhões de reservas, seguindo-se o mês de julho com 5,7 milhões, setembro com 4,1 milhões, junho com 3,5 milhões. O mês mais fraco aparenta ser janeiro com pouco mais de 1,3 milhões de reservas.

Portugal acompanha crescimento
Como já referido, na Europa as reservas efetuadas em plataformas online de alojamento somaram 678,6 milhões de noites, representando um aumento de 13,8% face às 596,5 milhões de 2022.

Os valores mensais das estadias reservadas através destas plataformas excederam o ano anterior em 11 dos 12 meses, com o último trimestre de 2023 a registar aumentos superiores a 20%. Concretamente, em outubro, registaram-se 55,3 milhões de dormidas em alojamentos reservados através de plataformas online, mais 21,9% do que em outubro de 2022. Em novembro, registaram-se 31,8 milhões de dormidas (+20,0% em relação a novembro de 2022), e em dezembro 45,3 milhões (+25,8% em relação a dezembro de 2022).

Entre os países com mais reservas neste tipo de plataformas, em 2023, a liderança pertence à França com mais de 152 milhões de reservas, seguindo-se a Espanha com 132 milhões, Itália com pouco mais de 100 milhões, Alemanha com 46 milhões, aparecendo Portugal em 5.º lugar.

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Hotel Sines Sea View reabre rooftop a 13 de abril

O Hotel Sines Sea View reabre o Rooftop Bar À Vista no dia 13 de abril, com uma festa com a participação do DJ Rui Miguel Gomes.

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O Hotel Sines Sea View, unidade de quatro estrelas em Sines, anunciou que, dia 13 de abril, vai reabrir o Rooftop Bar À Vista com uma festa ao final da tarde, que vai contar com a participação do DJ Rui Miguel Gomes.

Numa nota enviada à imprensa, o Hotel Sines Sea View indica que a festa de reabertura do Rooftop Bar À Vista vai ter lugar ao final da tarde e vai contar com ritmos brasileiros e muita animação.

“Totalmente open air e com uma vista 360º para o Oceano Atlântico, este Rooftop é o local perfeito não só para se descontrair depois de um dia longo de trabalho ou de praia com amigos e/ou familiares, como também para a realização de um evento com ou sem exclusividade de espaço”, lê-se numa nota divulgada pela unidade hoteleira.

O rooftop do Hotel Sines Sea View funciona diariamente entre as 17h00 e as 20h00, disponibilizando petiscos e snacks diversos com assinatura do Chef David Proença, assim como uma vasta carta de bebidas, incluindo vários cocktails e mocktails.

 

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