CP vende carruagens históricas para viagens turísticas em Espanha

Por a 17 de Abril de 2017 as 16:24

A CP – Comboios de Portugal vendeu duas carruagens históricas, conhecidas como Napolitanas, que vão agora ser recuperadas, passando a realizar viagens turísticas em Espanha, segundo a Lusa.

As carruagens históricas estavam fora de serviço comercial desde 2001 e foram vendidas a uma entidade privada que as vai utilizar em viagens turísticas em Espanha, sendo o valor do negócio confidencial, revelou fonte oficial da empresa à Lusa.

Produzidas em Nápoles, em Itália, as carruagens entraram ao serviço na CP na década de 30 do século passado, realizando viagens nas linhas Porto-Póvoa do Varzim e posteriormente também na linha do Tua. Estiveram em utilização até 2001, quando foram retiradas de circulação, passando a estar estacionadas na Estação do Tua.

De acordo com a Lusa, a CP realiza uma avaliação do potencial interesse histórico e museológico do material circulante que está retirado do serviço comercial, de forma a garantir a preservação da história dos comboios em Portugal.

Quando não existe interesse histórico e museológico, a CP procura encontrar potenciais interessados na aquisição para reabilitação e futura utilização destes materiais, sendo este o caso das carruagens agora vendidas, uma vez que já se encontravam salvaguardados para memória futura exemplares de primeira e segunda classe, bem como carruagens mistas.

Para a CP, a venda destas carruagens vai permitir travar a degradação que se vinha arrastando há alguns anos e “assegurar a preservação por uma entidade privada que vai investir na sua reabilitação e utilização para fins turísticos”.

Um comentário

  1. Rui Francisco Óscar Pinto

    23 de Abril de 2017 at 20:25

    Gostaria de saber onde poderei comprar uma carruagem velha para recuperação, do gênero das que estão na linha de Cascais e que funcionam como bares. Agradecia que me dessem os contactos, obrigado.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *