Turismo de Washington promove-se junto de ‘trade’ português
Washington recebeu, em 2015, 6 mil turistas portugueses, segundo dados do Turismo de Washington facultados ao Publituris.

Raquel Relvas Neto
O Turismo de Washington, DC, em parceria com a United Airlines e a Metropolitan Washington Airports Authority, esteve em Lisboa para apresentar as novidades do destino aos profissionais do sector turístico português, na sua maior parte operadores turísticos e representantes de agências de viagens.
Elliott L.Ferguson, II, presidente e CEO do Turismo de Washington, fez as honras da casa, mostrando que Washington é mais do que a Casa Branca e os diversos monumentos. Património arquitectónico, os mais diversos museus, dos quais pelo menos 16 são gratuitos, a gastronomia, alguns dos eventos do destino, como o Pass Pass DC, foram algumas das mais-valias divulgadas.
O responsável revelou ainda que estão, actualmente, em desenvolvimento novas atracções, como o novo Museu de Espiões, Capitol Crossing, District Wharf e Museu da Bíblia, num investimento de cerca de 11 mil milhões de euros.
Também em desenvolvimento estão cerca de quatro mil quartos de hotel em 18 novas unidades hoteleiras.
Washington recebeu, em 2015, 6 mil turistas portugueses, segundo dados do Turismo de Washington facultados ao Publituris. O objectivo passa por fazer crescer o número de visitantes portugueses no destino, auxiliado com a rota sazonal Lisboa-Washington operada pela United, que reinicia no próximo dia 6 de Maio e realiza-se até 28 de Outubro. O voo realiza-se diariamente de 6 de Maio a 6 de Setembro, passando a cinco voos semanais entre 7 de Setembro e 28 de Outubro.
No total, o destino recebeu dois milhões de turistas internacionais, sendo que a China é o principal mercado emissor com 330 mil visitantes, seguido pelo Reino Unido, com 201 mil visitantes, e a Alemanha com 132 mil visitantes. Do número de visitantes internacionais, excluem-se os provenientes do México e do Canadá, que são contabilizados como mercado doméstico, por chegarem ao destino na maior parte das vezes por via automóvel. Só em mercado doméstico, Washington recebe cerca de 20 milhões de visitantes, perfazendo assim um total de 21.3 milhões de turistas.
Em receitas turísticas, o destino registou, em 2015, 7 biliões de dólares, cerca de 6,55 mil milhões de euros.
Este ano, de 3 a 7 de Junho, Washington recebe o IPW, uma das maiores feiras de negócios de Turismo dos Estados Unidos da América.