Oportunidades do Turismo no digital
Leia a opinião por Leonor de L’Hermite, Industry Manager Travel da Google Portugal.
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A chamada disrupção digital alterou a forma como as pessoas interagem com tudo o que as rodeia, satisfazem as suas necessidades ao longo do dia e, mesmo, como as empresas fazem negócio e comunicam com os seus consumidores.
Em 2015, nos Estados Unidos, o digital representava já 33% do PIB – com a perspectiva de se aproximar dos 40% em 2020 – e tem um potencial de crescimento de dois a três por cento do PIB até 2020 nas principais economias (fonte: estudo Accenture). Mesmo aqui ao lado, em Espanha em 2015, o digital valia já 19% do PIB e com tendência de crescimento.
Em Portugal, é consensual de que, apesar da economia digital estar com crescimento assinalável estamos ainda abaixo da média europeia. Há ainda um mar de oportunidades para explorar. Um estudo recente da APDC, com base em dados da Accenture e da Oxford Economics, referia que a aposta na tecnologia e na economia digital poderia levar a um incremento de 1,8% do PIB português até 2020.
O sector do Turismo em Portugal – onde o digital tem um impacto inquestionável e cada vez mais marcado – mostra, por seu turno, um dinamismo assinalável. Com um crónico peso significativo na economia portuguesa, continua a crescer de ano para ano e em 2016 já rondava os 50% do total de exportações de serviços em Portugal.
De acordo com dados do Banco de Portugal, as receitas do Turismo cresceram 10,7% em 2016, face a ao ano anterior – o maior crescimento absoluto dos últimos 10 anos -, e já se aproximam dos 6,5% do PIB português.
O Conselho Mundial de Viagens e Turismo, por outro lado, estima que, em 2026, o Turismo seja responsável por 7,3% do PIB português. O digital tem uma marca indelével no Turismo. A taxa de penetração do digital na categoria de viagens na Europa (52%) é a mais elevada do mundo, ultrapassando os Estados Unidos, Ásia Pacífico e a América Latina. Se é verdade que o sector continua a crescer a um dígito nos principais mercados europeus, no digital ele cresce o dobro e a dois dígitos.
Do lado do comportamento dos consumidores e do processo de decisão de compra, o digital é uma constante nos diferentes momentos e através das diferentes plataformas e dispositivos, mesmo nos casos de quem continua, no final, a comprar no offline. No Reino Unido, por exemplo, quem compra numa loja, realiza antes 12 sessões de pesquisa e visita 22 websites (Fonte: dados internos Google).
Este princípio: “anytime, anywhere, with any device”, no comportamento de pesquisa no digital representa novos desafios para os players da indústria em termos de capacitação digital, mas também grandes oportunidades para serem úteis e relevante estando presentes em cada um destes momentos. Em 2016, as pesquisas na categoria de travel em mobile já representam metade do volume com trajectórias ascendentes, enquanto que as pesquisas em desktop estabilizam nos seus níveis de volume.
Nas pesquisas no Google na Europa – fonte de informação predileta do turista durante todo o processo de tomada de decisão de destino, a categoria correspondente cresce 12% ao ano acelerada pelo mobile. Aumento este de novas oportunidades para comunicar com esta audiência altamente interessada e qualificada para estabelecer um envolvimento com o destino e converter este para Portugal. Não de forma pontual, mas de forma contínua, através de um constante diálogo “digital” estando sempre presente aquando relevante.
Esta continuidade de presença e diálogo passa por através de um melhor conhecimento dos interesses, paixões e necessidades de captar e converter o turista mais relevante para Portugal durante e fora da habitual sazonalidade do Turismo português. O Turismo no digital acontece ao longo dos 12 meses. Basta referir que, em Novembro de 2014 verificaram-se 900M de pesquisas relacionadas com viagens no Reino Unido, 730M na Alemanha e 624M em França. Tornar cada turista relevante para o País um futuro promotor do destino Portugal é a grande oportunidade do digital! É verdade que nos últimos anos, a Indústria e o Governo, têm vindo a adoptar e a implementar estratégias digitais, com sucesso, – em muitos casos tendo a Google como parceiro – que têm permitido aproveitar este potencial.
O interesse por Portugal demonstrado através das pesquisas continua a crescer de forma sólida e a um ritmo bastante acelerado. Ocupa hoje o 21º lugar a nível mundial e é já o 10º lugar na Europa, tornando Portugal cada vez mais na moda por esse mundo fora. As oportunidades para a indústria existem em tornar este efeito para já pontual num fenómeno sustentável de longo prazo. 2015 foi apenas mais um ano paradigmático: os números vieram mostrar uma relação directa e quase umbilical de janeiro a outubro entre a intensidade da promoção de destino Portugal pelo Turismo de Portugal e as visitas ao website e a chegada de turistas a Portugal. Comunicar de forma útil e relevante a mensagem e imagem que se procura passar de Portugal contribui indubitavelmente para a criação de uma procura sustentável e controlada do destino Portugal.
*Por Leonor de L’Hermite, Industry Manager Travel da Google Portugal