Solférias surpreende agentes com novo formato de apresentação da programação
Foi com um formato completamente diferente do habitual que a Solférias apresentou na passada sexta-feira, dia 24 de Março, a sua programação de Verão para 2017 no espaço Espelho d’Água, em Lisboa.
Carina Monteiro
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Foi com um formato completamente diferente do habitual que a Solférias apresentou na passada sexta-feira, dia 24 de Março, a sua programação de Verão para 2017 no espaço Espelho d’Água, em Lisboa. Ao contrário dos anos anteriores, em que o operador turístico realizou um fim-de-semana para apresentar aos agentes de viagens as novidades para o Verão, a Solférias decidiu em 2017 alterar o formato e organizar três jantares em três cidades diferentes: Lisboa, Porto e Coimbra. Com esta alteração, o operador consegue chegar a mais agentes de viagens, estando confirmados para os três dias cerca de 900 agentes, em comparação com os 200 que participavam nos fins-de-semana realizados anteriormente.
A noite começou com um cocktail dînatoire, a que se seguiu um momento de stand-up comedy do humorista Nilton, e a apresentação da programação através de um vídeo protagonizado pelos colaboradores da Solférias. Pelo meio, realizaram-se diversos sorteios das unidades hoteleiras que apoiaram o evento.
Segundo Nuno Mateus, director-geral da Solférias, o operador tem este ano dois grandes desafios: o desenvolvimento de novas tecnologias e as reservas antecipadas. No campo das tecnologias, Nuno Mateus explicou que o operador, que lançou há pouco tempo um novo site, tem feito um trabalho diário, focado na área dos pacotes dinâmicos e da orçamentação, para dar uma resposta rápida aos agentes. O outro desafio tem a ver com o facto de todos os mercados da Europa Central estarem direccionados para os mesmos destinos programados pela Solférias. O desafio é que os clientes reservem com maior antecedência. “O nosso e o vosso sucesso irá depender completamente se até 30 de Abril vendemos muito ou pouco. A partir de 30 de Abril acredito que os preços vão subir, porque os hotéis têm ocupações elevadíssimas e dificilmente aumentam as campanhas. É difícil a comparação com mercados como o
britânico e o alemão, porque, mesmo que reservemos com antecedência, não temos a cultura de reservar com um ano de antecedência ou mais”.
Nuno Mateus destacou ainda a aposta na qualidade, ao referir como exemplo o seguro de viagens lançado em Dezembro de 2016. “A nova Directiva das Viagens Organizadas entra em vigor no dia 1 de Junho de 2018 e,
apesar de termos um ano ainda até lá, a Solférias decidiu, desde Dezembro, incluir nos pacotes um seguro com cobertura de motivos de força maior”.
Programação 2017
À margem do evento, Sónia Regateiro, directora comercial da Solférias, afirmou que a aposta do operador este ano não é tanto no lançamento de novos destinos, mas no reforço e na consolidação das operações que já fazem parte do portfólio do operador.
“Como já temos uma panóplia tão grande de destinos, o que queremos é reforçar a nossa posição”, referiu a responsável.
Desta forma, destinos em que a Solférias já opera, como a Ásia, vão ser reforçados através do aumento de allotments com companhias como a Emirates e a Turkish Airlines.
Cabo Verde, destino estrela da Solférias, foi reforçado com operações extra no Verão, quer do Porto, quer de Lisboa. Para Saidia, onde o operador no ano passado teve um voo do Porto, este ano, passam a dois do Porto e um de Lisboa.
A Solférias volta a estar em parceria no charter para Cuba, quer para Varadero, como para Cayo Coco e, em São Tomé e Príncipe, onde o operador já trabalhava com a STP Airways e com a TAP, este ano incementou o espaço nos aviões da STP, reforçando a posição neste destino, através também de um acordo com a cadeia Pestana.
Sendo a TAP um parceiro preferencial, o lançamento de novos destinos, como é o caso do Canadá e a Gran Canária, levou a Solférias a reforçar a sua oferta para estes destinos com voos TAP. O operador já operava para o Canadá e para a Gran Canária, com a Air Transat e com a Binter, respectivamente.
Em algumas destas operações, a Solférias está em parceria com outros operadores. É o caso de, por exemplo, Cabo Verde. Sónia Regateiro afirma que esta e outras parcerias “são saudáveis e para continuar”.
“Em Cabo Verde, a parceria é muito saudável, dividimos todas as operações com a Soltrópico. E outros destinos, como Porto Santo, em parceria com a Halcon e a Sonhando, conseguimos reforçar a nossa posição, com um aparelho A321 da TAP que nos traz mais lugares”.
Cabo Verde continua a ser o destino mais vendido da Solférias, seguido Portugal Continental (Algarve, Madeira e Açores), Brasil e a Disneyland Paris.
Na última edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) , que decorreu de 15 a 19 de Março o operador vendeu mais 35% do que no ano passado.
De referir ainda que a Solférias participa na campanha lançada pela Associação de Promoção da Madeira, que consiste na oferta, por parte do destino, de uma ou duas experiências: uma para estadias de três noites e outra para cinco noites. Esta campanha é válida para todos aqueles que comprarem uma viagem à Madeira ou ao Porto Santo de 15 de Março a 30 de Junho deste ano.
O evento de apresentação da programação de Verão da Solférias segue para a Casa da Música, no Porto, a 29 de Março, e termina no dia 30, em Coimbra.
As apresentações contam com o patrocínio da Travelport e da TAP, assim como com o apoio do Turismo do Centro e Turismo da Madeira e várias unidades hoteleiras.