“Vamos transportar 1,6 milhões de passageiros até final do ano”
A rota Munique-Porto vai manter-se durante o Inverno, tal como o voo Bruxelas-Porto. Faro terá um novo serviço semanal a partir de Viena – Eurowings – e o Funchal foi acrescentado à rede europeia do Grupo Lufthansa. Estas novidades foram apresentadas por Carsten Hoffman, director-geral da Lufthansa para a Península Ibérica ao Publituris. Mas há… Continue reading “Vamos transportar 1,6 milhões de passageiros até final do ano”
Ângelo Delgado
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A rota Munique-Porto vai manter-se durante o Inverno, tal como o voo Bruxelas-Porto. Faro terá um novo serviço semanal a partir de Viena – Eurowings – e o Funchal foi acrescentado à rede europeia do Grupo Lufthansa. Estas novidades foram apresentadas por Carsten Hoffman, director-geral da Lufthansa para a Península Ibérica ao Publituris. Mas há mais. Confira.
Carsten Hoffmann parou uns dias em Lisboa para uma visita de trabalho. O Publituris, atento a essa viagem, deslocou-se até à Avenida da Liberdade para uma conversa sobre as operações e novidades que a Lufthansa tem para Portugal. O diálogo, animado, arranca pelo lado que é mais importante: as novidades.
“Temos boas notícias para o mercado português: vamos manter as operações Munique-Porto durante o Inverno – voo que iniciámos este Verão. Já em 2017, no Verão, este voo passará a decorrer numa base diária. Mais novidades: iremos manter a rota Porto-Bruxelas, voo que foi suspenso no último Inverno, mas que desta vez irá manter-se”.
Assim, de repente, o director-geral da Lufthansa para a Península Ibérica apresentava duas novidades para o Aeroporto Sá Carneiro. As justificações para esta aposta vieram a seguir. “Estas opções têm que ver com os excelentes resultados que temos obtido e, também, com o facto de verificarmos que há procura suficiente para mantermos estas ligações. Estamos a fazer uma aposta muito forte no Norte de Portugal, o Porto tornou-se num destino estratégico para a nossa operação e assim esperamos que continue por muitos anos”.
O café servido ainda ia no início já Hoffmann desfilava mais operações. “Queremos crescer em Faro. O Turismo no Algarve está novamente a aumentar pois tem beneficiado da instabilidade vivida em outros destinos internacionais. Teremos, por isso, um novo serviço semanal para Faro com a Eurowings. Também com a Eurowings, a partir de Dusseldorf, iremos voar para Lisboa. A Madeira também não está esquecida: vamos voar para lá durante este Inverno numa operação semanal da Lufthansa a partir de Frankfurt”, congratulou-se, acrescentando ainda que “o Funchal tinha dois voos, mas durante o Verão com a Austrian Airlines e a Eurowings”. “Temos de manter as nossas operações na terra natal de Cristiano Ronaldo”, explicou, sorridente.
A Swiss Airways também teve direito a uma menção. “Terá disponível um avião com maior capacidade para Lisboa”. Embalado pelas novidades, o responsável justificou-as com os “resultados recorde” obtidos em Portugal. “Transportámos mais de 1,1 milhões de passageiros nos primeiros oito meses do ano, o que representa um crescimento de 7,3% relativamente ao mesmo período de 2015. Até final do ano, é nossa intenção chegar aos 1,6 milhões, o que será um recorde absoluto em Portugal”, projecta. Sem tempo para parar de apresentar números para o mercado nacional, Hoffmann avança com mais um. “Os voos para cá têm estado com uma taxa de ocupação de 85%, são os melhores registos do grupo a nível europeu”, revela.
Para o director da Lufthansa para a Península Ibérica, “o investimento em solo português é para manter”. “Queremos continuar a ser um dos principais players nos aeroportos portugueses e manter a nossa posição em Lisboa, que tem um aeroporto bastante competitivo. O Turismo tem crescido a níveis nunca vistos, pelo que a nossa presença neste hub é fundamental e mantê-la a médio prazo é muito importante para as nossas operações”.
Logo a seguir, uma palavra para o Norte do País. “Queremos também expandir a nossa posição no Norte, algo que vai ao encontro daquilo que já tinha dito anteriormente: é uma aposta forte da Lufthansa. Não sei se é uma região algo negligenciada no país, mas nós não olhamos para ela dessa forma, bem pelo contrário”, reforça. Questionado sobre os destinos preferidos dos passageiros portugueses que voam com a Lufthansa, Hoffmann divide-os em duas categorias: longo e médio curso. “Nos voos mais longos, as preferências vão para Joanesburgo, na África do Sul, Xangai, na China e Hong Kong. Nas viagens mais curtas, Praga, Budapeste e Cracóvia. Depois, por se tratarem de ligações directas, temos Frankfurt, Munique, Bruxelas, Genebra e Zurique”.
Com a conversa a versar sobre voos de médio curso, Hoffmann não quis deixar escapar a oportunidade para lançar mais uma novidade. Agora, nos serviços a bordo. “Iremos, ainda este ano, introduzir os serviços de Internet e entretenimento nos voos dentro da Europa. Um passageiro que voa de Lisboa para Frankfurt deve ter disponíveis várias opções, já que a viagem tem uma duração de 3h30. Não é uma viagem tão curta como isso”, justificou”.