Procura para o Brasil recupera
A Exoticoonline e a Solférias terminaram, nesta quinta-feira, a quarta edição do roadshow “Sol e Férias num Brasil Exótico”. Uma iniciativa que contou com a participação de 700 agentes de viagens.

Raquel Relvas Neto
Colômbia e Argentina assinam memorando para a liberalização da aviação comercial
IAG arranca 2025 com números em alta e com 71 aviões encomendados
Escolas do Turismo de Portugal reforçam aposta na sustentabilidade
Alemanha com quebras nas dormidas e hóspedes no 1.º trimestre
Pequim levanta proibição às companhias aéreas chinesas de receberem aviões da Boeing
Turismo de golfe pode valer quase 66 mil milhões de dólares até 2035
Herança Judaica na Europa é nova série de “Viagens com Autores” da Pinto Lopes Viagens
Inscrições até 20 de maio: Turismo de Portugal vai “comandar” missão empresarial a Cabo Verde
Tunísia prevê temporada turística “excecional”, segundo o governo
Escolas de Hotelaria e Turismo de Portugal vão colaborar com congéneres do Luxemburgo
Terminou esta quinta-feira, 27 de Outubro, a quarta edição do roadshow “Sol e Férias num Brasil Exótico”, uma iniciativa dos operadores turísticos Exoticoonline e Solférias que tem por objectivo promover o Brasil junto dos agentes de viagens portugueses e, pela primeira vez, também dos agentes de viagens da Galiza.
O roadshow, que serve como formação certificada, contou com a participação de cerca de 700 agentes de viagens, que segundo os operadores turísticos reflecte o interesse contínuo destes no destino.
Sónia Regateiro, directora comercial da Solférias, em conferência de imprensa, destacou a importância da realização desta iniciativa de promoção do destino Brasil que “representa, em ambas as empresas, uma grande fatia do nosso negócio”. “Sentimos a necessidade unir esforços para voltar a trazer o Brasil a Portugal e aos agentes de viagem, mostrando as novidades”, refere.
A responsável recorda que no início deste ano “avizinhava-se que ia ser o ano do Brasil”, algo que com o vírus da Zika não se verificou, tendo inclusive registado uma quebra generalizada da procura pelo destino ao longo do ano em ambos os operadores. Revelando os números, a Solférias, em Julho e Agosto, verificou descidas na ordem dos 40% face ao período homólogo. Contudo, no mês de Setembro, a descida já é apenas de 17%. “Nota-se uma grande recuperação actual do destino”, destaca Sónia Regateiro.
Miguel Ferreira, director-geral da Exoticoonline, considera que o primeiro semestre teve de facto uma quebra, mas a partir de Julho começou a notar-se “uma forte procura para o Final do Ano, que foi quando lançámos três operações charter para o Brasil. Além das três, colocámos uma quarta operação, além da variada oferta que temos de lugares com a TAP em saídas diárias”.
“A capacidade que a TAP nos dá não é suficiente para a procura que nós temos”, destaca, justificando que para tal tiveram que colocar as quatro operações charter para o Brasil. São elas: Porto-Salvador a 26 e 27 de Dezembro; Lisboa-Salvador a 27 de Dezembro; e Lisboa-Fortaleza a 26 de Dezembro.
No total, são cerca de 1200 lugares que os operadores têm em operação charter, com a companhia Hifly, para o Brasil, concretamente para o Nordeste, em apenas três dias de embarque. Actualmente, existem lugares disponíveis apenas na última operação colocada à saída do Porto, a 27 de Dezembro, e em voos regulares da TAP.
No que diz respeito a objectivos, ambos os operadores gostavam de superar os números de passageiros alcançados no ano passado para o Brasil, mas se igualarem já consideram um resultado positivo.
No que refere à operação para a Páscoa, Sónia Regateiro referiu que é possível que venham a lançar uma operação, mas “ainda não sabemos em que moldes, nem para que destinos dentro do Brasil”.
Roadshow
No Funchal, estiveram presentes 62 agentes de viagem, enquanto em Vigo, 54. “O mercado espanhol precisa de novidades às Caraíbas”, indicam, realçando que que a ligação da TAP entre Lisboa e Vigo vai ajudar a captar mercado espanhol que já procura alternativas às Caraíbas e que não ofereça apenas circuitos no Brasil, mas também praia.
Seguiu-se a cidade do Porto, onde estiveram presentes 253 agentes de viagem. A directora comercial da Solférias, aproveito para destacar a importância do mercado do Norte do País, agradecendo “o voto de confiança nas operações” e o apoio das agências daquela região. Recorde-se que o Porto tem, pela primeira vez, duas operações charter para Salvador no Fim-de-Ano, com cerca de 300 lugares cada voo.
Por fim, a cidade de Coimbra teve a participação de 76 agentes de viagens e, esta quinta-feira, Lisboa recebeu cerca de 250. “É sempre bom sentir a receptividade dos agentes de viagem”, destacam.
O roadshow contou com a participação de autoridades turísticas e hoteleiros de diversos estados brasileiros, que integram a oferta destes operadores. São eles: Pipa Lagoa Hotel; Majestic Hotel; Ocean Palace; PBTur Paraíba; Armação Hotel; AHPG; Nannai; Pestana Hotels; TAP; Vila Galé Hotéis; CETUR Ceará; Hotéis Oásis; Dom Pedro; Nettour; Ville la Plage e La Foret; Tivoli Hotels; Grand Palladium; Grou; e CETUR Rio Grande do Norte.