Freitas do Amaral e David Neeleman entre os oradores do 28º Congresso Nacional da Hotelaria
Temas como a vocação Atlântica de Portugal, o mercado norte-americano, a sustentabilidade económica e o crescimento, a arte do posicionamento e o consumo digital são alguns dos temas dos painéis do 28º Congresso Nacional da Hotelaria, que vai realizar-se em Ponta Delgada, em Novembro.
Raquel Relvas Neto
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Está marcado na agenda do sector turístico nacional, o 28º Congresso Nacional da Hotelaria e Turismo, que vai realizar-se nas Portas do Mar, em Ponta Delgada, nos Açores, de 16 a 18 de Novembro.
Diogo Freitas do Amaral e José Tolentino Mendonça, António Simões (Nutrinveste e Sovena Group), José Theotónio (Pestana) e David Neeleman (TAP) são alguns dos oradores já confirmados.
“Portugal, Vocação Atlântica é o tema principal orientador dos debates que vão decorrer ao longo de dois dias na ilha de São Miguel. É também este o tema que inspira o assunto de debate do primeiro painel, que vai focar-se no Posicionamento Geo-estratégico de Portugal. Cristina Siza Vieira, presidente executiva da AHP, explicou, em conferência de imprensa, que “Portugal anda com algumas hesitações” no que diz respeito ao seu posicionamento na política externa. É neste âmbito que o primeiro painel, que conta com a contribuição de Diogo Freitas do Amaral, visa promover uma reflexão sobre o posicionamento estratégico e geográfico de Portugal e o relevo da respectiva vocação atlântica. Este vai ser, segundo a responsável “um painel iminentemente político”.
O segundo painel do congresso mantém a discussão sobre um importante parceiro atlântico, os Estados Unidos da América. Como se podem aproveitar as recentes rotas da TAP e a parceria com a Jet Blue para o mercado americano; como captar e fidelizar este mercado são algumas das questões que vão ser focadas. Este painel, além de David Neeleman, vai contar também com a participação do presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo e de Elisabeth Konick, Cônsul dos EUA nos Açores.
Os Pilares para a Sustentabilidade Económica e para o Crescimento vão marcar o início dos trabalhos na tarde de dia 17 de Novembro, no qual vão ser abordadas novas perspectivas de negócio, boas práticas de gestão financeira e como potenciar financiamento e gerar investimento. José Theotónio e António Simões são os oradores convidados deste painel.
A Importância que tem o correcto posicionamento dos hotéis e restaurantes no mercado vai também estar em discussão. Segundo Rodrigo Machaz, organizador do congresso e director-geral da Memmo Hotels, o objectivo deste tema é mostrar que “os hotéis devem começar a tratar os restaurantes com mais carinho”, tendo para tal convidado os fundadores dos restaurantes H3 – António Araújo e Albano Homem de Mello. A aposta em nichos de mercado e na diferenciação vão ser também focados.
Segue-se a Ética e os Negócios, que vai discutir os deveres das empresas como entidades sociais, assim como a forma como os negócios e a criação de valor são um eixo de redistribuição. Ver as empresas como entidades sociais e o emprego como factor de coesão económica e social vão também ser discutidos neste painel.
Por último, no segundo dia, vai-se focar no consumo digital e debater as novas tendências do sector, desde como reforçar a atracção junto dos hóspedes, melhorar o desempenho do hotel e manter os custos de distribuição sob controlo. O último painel vai ser dedicado à Future Lab – New Bricolage Living.
Raúl Martins, presidente da AHP, aproveitou a ocasião para reforçar a escolha dos Açores como destino anfitrião do congresso, 20 anos depois do último congresso no destino. O responsável realçou que o destino tem registado crescimentos de dois dígitos, sendo assim “uma região que merece a nossa atenção”.