Airbnb com impacto de 268M€ em Lisboa
450 mil hóspedes recorreram a esta comunidade para visitar a região em 2015.

Patricia Afonso
A Airbnb apresentou esta terça-feira um relatório de impacto económico da sua actividade em Lisboa, revelando que a comunidade contribuiu com 268 milhões de euros para a economia local e trouxe até à cidade 450 mil hóspedes.
“O relatório demonstra que a comunidade Airbnb é um novo motor económico que está a ajudar a crescer e a diversificar o turismo em Lisboa e em Portugal. Também proporciona a criação de novas atividades económicas e democratiza os benefícios para as famílias da classe média e para o comércio local em todo o país. A comunidade Airbnb está também a transformar a forma como os hóspedes vivenciam Lisboa e está a atrair novos turistas que querem experienciar a vida em Lisboa como um habitante local, para lá dos pontos mais turísticos”, indica o relatório.
Segundo os dados divulgados esta terça-feira, em 2015, cerca de 450 mil hóspedes usaram a Airbnb para visitar Lisboa, contra os 213 mil registado no ano anterior; os anfitriões locais receberam 42,8 milhões de euros ao partilharem as suas casas; e 224,9 milhões de euros foram gastos por hóspedes Airbnb no comércio local. No que respeita aos turistas que usaram o Airbnb, a comunidade destaca que mais de 90% do shóspedes que visitaram Lisboa afirma escolher a plataforma para poder viver como um local; cerca de 70% fica alojados fora dos típicos pontos turísticos; o hóspede Airbnb médio gasta 38 % do dinheiro no comércio local do bairro onde fica alojado, “disseminando hóspedes e benefícios por toda a cidade”; cerca de 30% afirma que não visitaria a cidade ou não teria tido uma estadia tão longa sem a Airbnb; o hóspede médio da Airbnb em Lisboa viaja com outras duas pessoas e fica em média 4,1 noites, “duas vezes mais do que a estada média do que na hotelaria tradicional”; a classificação média dos anfitriões em Lisboa é de 4,6 (máx. de 5); e 93% dos hóspedes afirma que escolheu a Airbnb devido às comodidades providenciadas pelo alojamento onde ficou.
No que refere às casas anunciadas, o relatório indica que 72% dos anfitriões lisboetas na Airbnb têm apenas um anúncio e, em média, os anfitriões vivem na cidade há 25 anos; e que um alojamento típico em Lisboa é partilhado 76 noites por ano e mais de metade dos espaços é alugada por um período inferior a 90 dias.
Para Àngel Mesado, Public policy Manager da Airbnb em Espanha e Portugal: “A Airbnb é uma boa notícia para todos em Lisboa. Está a transformar a forma como os hóspedes vivenciam esta grande cidade, põe dinheiro na algibeira das famílias da classe média e do comércio local e está a distribuir hóspedes e benefícios fora dos pontos turísticos tradicionais. Estamos orgulhosos do trabalho com a Câmara Municipal de Lisboa para impulsionar as receitas fiscais e construir uma comunidade de alojamento local transparente e responsável e estamos ansiosos para trabalhar em conjunto em mais medidas que ajudem as famílias de classe média que partilham as suas casas a pagar as contas.”