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Destinos de neve crescem nas preferências dos portugueses

São cada vez mais os turistas portugueses que não fogem ao frio e optam por realizar as suas férias ou uma escapadela nestes destinos. Conheça as novidades de alguns
dos principais destinos.­­

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Destinos de neve crescem nas preferências dos portugueses

São cada vez mais os turistas portugueses que não fogem ao frio e optam por realizar as suas férias ou uma escapadela nestes destinos. Conheça as novidades de alguns
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São cada vez mais os turistas portugueses que não fogem ao frio e optam por realizar as suas férias ou uma escapadela nestes destinos. Conheça as novidades de alguns dos principais destinos.­­


O número de turistas portugueses que procura os destinos de neve começa a ser crescente. Procuram estes destinos não só pela prática de desportos de Inverno, mas por todo o ambiente envolvente que se vive nas estâncias de neve um pouco por toda a Europa. Nesta temporada que teve início no mês passado, muitas foram as estâncias que apresentam novidades para os utilizadores. Da Serra da Estrela, a Andorra, Espanha, França à Áustria saiba quais as novas mais-valias para esta temporada.
Na Serra da Estrela, a Turistrela, concessionária da estância, investiu cerca de 700 mil euros em melhoramentos. Rui Abrantes, responsável da empresa, explica ao Publituris que a estância apresenta assim “uma série de alterações, entre as quais a de maior destaque: a introdução de um novo meio mecânico”. O responsável explica que esta operação teve início no Verão, onde se efectuou a manutenção dos meios mecânicos, o balizamento e a criação de novas pistas. “Com a colocação de paliçadas foi possível criar mais pistas, passando de nove para 19 pistas balizadas”, descreve, realçando que “aumentámos a nossa área de esqui de 6,130 quilómetros para 14,560 quilómetros”.

Mas também os amantes de snowboard contam com novidades na Serra da Estrela, uma vez que que têm à disposição um parque com 12 módulos e de linha, com três graus de dificuldade. Quanto aos preços de aluguer de equipamentos, que foram renovados para esta época, e aos de aquisição de ‘forfait’ não sofrem alterações face ao Inverno anterior. Rui Abrantes salienta que a Turistrela pretende que “as pessoas aproveitem as nossas campanhas pontuais com descontos e, assim, provavelmente teremos mais pessoas na estância de ski durante a semana”, explicando ainda que ao estenderem a estância “distribuímos as pessoas, criámos novas entradas e com isto queremos reduzir as filas”.
Os clientes da estância da Serra da Estrela, que na última temporada contou com 20 mil esquiadores, podem ainda usufruir da telecadeira que estará em velocidade máxima, “o que faz com que as pessoas possam ganhar mais tempo útil de esqui”. Junto à Torre, existe também uma nova loja para aluguer de equipamentos e venda de forfaits, sendo que esta e as restantes lojas têm um novo horário das 08h30 às 16h30. Sempre que as condições climatéricas o permitirem vão ser realizadas as descidas nocturnas e eventos de animação na serra
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“Outra das novidades é a parceria com a maior parte dos hotéis da Serra da Estrela. A venda de forfaits e aluguer de equipamento deixa de estar somente afecta às unidades do grupo Turistrela. A estância de Ski firmou protocolos com a maior parte dos hotéis da orla da serra para que estes possam criar pacotes turísticos incluindo a utilização da estância. Estamos de mãos dadas com as unidades hoteleiras e só assim, juntos, podemos melhorar a imagem que as pessoas têm da Serra”, acrescenta o responsável. Rui Abrantes sustenta que, com estas novidades, a Estância de Ski Serra da Estrela “ambiciona ser o que ela de facto é, que é uma Estância de iniciação a desportos de Inverno e a única do país”.

Destinos internacionais
Na temporada de Inverno passada, cerca de 17 mil turistas portugueses escolheram Andorra para as suas férias de neve, mais 1% do que no ano anterior. Marta Rotés, responsável da SkiAndorra, disse ao Publituris que Andorra disponibiliza estâncias à medida das preferências dos portugueses, já para não falar nos conterrâneos que ali habitam e trabalham. As estâncias de Andorra são tanto para o estreante no esqui, que também procura o vasto aprés-ski disponível, mas também para os mais experientes. Nos últimos tempos, as estâncias do país tiveram um investimento em melhorias na ordem dos 19 milhões de euros, tanto ao nível de infra-estruturas e novos equipamentos, como uma nova telecabine em El Pas de la Casa, como novos restaurantes que enriquecem o apré-ski. Andorra conta com a estância de Granvalira que se posiciona no Top 19 do ranking internacional de dias de esqui, mas o objectivo passa por ser uma das estâncias de referência do Sul da Europa com uma oferta esquiável única. Dois dos pontos de acesso ao domínio da neve, a renovação dos terraços de alguns dos restaurantes, novas propostas para as famílias, melhoria de infra-estruturas, um novo edifício de apoio à telecabine de El Tarter e a aposta nas novas tecnologias para melhorar a experiência do cliente foram alguns dos investimentos realizados.
Já na estância de Vallnord – Pal Arinsal e Vallnord – além dos preços competitivos de ‘forfait’, tanto para famílias como para estreantes, apresenta um novo sistema de controlo de acesso às instalações de ambas as estâncias, entre outras melhorias tecnológicas. A ampliação da oferta de snowparks em Pal Arinsal, que oferece diferentes pistas para todos os níveis e, como novidade, uma nova zona de Freestyle para os esquiadores ou ‘snowboarders’ que querem iniciar-se no mundo das piruetas na neve. Dentro das actividades para as famílias, além do ‘jump’, ‘mushing’, ‘snowsnake’ ou dos ‘trineos’, conta-se com uma nova actividade os ‘donuts’ (tubbing), em que os mais novos podem deslizar sob a neve.

Eventos

Andorra: Freeride Junior World Championship (28 a 30 de Janeiro); Skiers Cup (30 de Janeiro a 4 de Fevereiro); Audi FIS Ski World Cup (27 a 28 de Fevereiro); Total Flight Masters of Freestyle – Snowboard (24 a 26 de Março); e Total Flight Masters of Freestyle – Freeski (1 e 2 de Abril).

França: Red Bull Linecatcher, Les Arcs (Janeiro); Frostgun Invitational, Val d’Isére (16 a 18 de Fevereiro); Poney Session, Saint-Lary Soulan (Fevereiro); International Pyrotechnic Art Festival, Courchevel (11 de Fevereiro a 7 de Março); Skicolour, Les Gets (12 Março); European Snow Pride, Tignes (12 a 19 de Março); Rock the Pistes, Les Gets, Morzine-Avoriaz, Châtel (12 a 19 de Março); Skiing into Spring (Março, Abril e Maio).


Na vizinha Espanha, a Serra Nevada, na Andaluzia, Formigal e Baqueira Beret, nos Pirinéus, são as estâncias preferidas dos portugueses. Entre as novidades para este ano, Natalia Briales Cristobal, responsável pelo Turismo Espanhol em Portugal, destaca “a melhoria nos serviços das estâncias, especialmente nos meios mecânicos, uma maior facilidade na venda dos pacotes e uma ampliação na oferta do après-ski”. Como complemento, a responsável assinala a ampliação da oferta no alojamento, nos quais “os preços praticados são muito competitivos na relação qualidade/preço que os seus serviços oferecem”.
Em 2014, a Áustria recebeu um aumento da entrada de turistas de nacionalidade portuguesa no Inverno, mais 17,7% com 14 356 chegadas. Georg Kaupus, responsável do Turismo da Áustria para Espanha e Brasil, revela ao Publituris que estima-se que com estes valores, no Inverno deste ano, prevê-se um aumento de 12% e 15%, nas chegadas e dormidas, respectivamente. No entanto, o responsável clarifica que estes valores não representam apenas portugueses residentes em Portugal, mas também brasileiros que têm dupla nacionalidade e optam por viajar para a Europa com o passaporte português.
Entre os destinos austríacos, a capital Viena sobressai nas preferências, porque, como explica o responsável, o turista português é muito interessado pela cultura do país. Mesmo optando por realizar férias nas estâncias austríacas, não descura uma visita cultural como complemento, sendo uma oferta que é enriquecida nesta altura pelos famosos mercados de Natal. “As outras regiões mais importantes são as províncias Tirol e Salzburg com as capitais Innsbruck e Salzburg”, indica. Estas regiões, juntamente com a capital austríaca, recebem 90% do número de turistas portugueses que visitam a Áustria. No que refere às mais-valias das estâncias do destino, Georg Kaupus refere que estas investem milhões de euros nas infraestruturas técnicas, tais como, elevadores, alargamento de pistas, neve artificial (canhões de neve), “mas isso é feito por todos os países de turismo de inverno. O que distingue a Áustria é o factor humano”. O responsável austríaco realça que o ‘aprés-ski’, conhecer a cultura local, o wellness são ”aspectos muito importantes”. Hoje em dia, destaca, “as férias de Inverno abrangem muito mais do que esqui em si”.

Davos Klosters: Eisschnelllauf Natureisbahn Davos

No geral, o responsável calcula um aumento de 8 a 10% do número de turistas nesta temporada. “Graças às técnicas avançadas, a falta de neve em Dezembro não teve efeitos negativos e agora já está a nevar com abundância. Entre 2000 e 2015, o número de dormidas no Inverno subiu de 59 para 66 milhões. Actualmente, a Áustria é líder no Turismo de desportos de Inverno com uma quota de 56%, sendo seguida pela Itália e França”, sublinha.
Por sua vez, as estâncias francesas apresentam uma oferta diversificada que tem sido também procurada pelos turistas portugueses. Entre as novidades para esta temporada está a inauguração no passado mês de Dezembro de uma nova pista – Jandri 1 – na estância de Les 2 Alpes, em Meribel, existem dois novos tapetes mágicos numa aposta clara no segmento de famílias e um novo teleférico em Morzine-Avoriaz que prevê transportar três mil esquiadores por hora. Também Les Arcs conta com uma nova área para crianças e uma nova ‘slow zone’. As actividades que não estão relacionadas com o esqui também têm novidades, bem como o ‘aprés-ski’ e o alojamento que disponibiliza novas unidades em Châtel, Samoöens, Tignes, Val Cenis, Val d’Isére e Val Thorens, estas duas últimas com unidades de cinco estrelas.

Solférias mantém aposta no produto Neve

Andorra, Áustria, Espanha, França, Portugal e Suíça são os destinos de neve para os quais a Solférias disponibiliza programação própria. João Cruz, gestor de produto do operador turístico, explica que para a temporada 2015/2016 não houve muitas alterações ao nível da programação oferecida. Contudo, realça, “tivemos o cuidado de rever a nossa oferta nas estâncias, parceiros e alojamentos mais solicitados pelo mercado Português, de forma a conseguirmos ter o melhor e mais adequado produto no mercado”.
Andorra (Granvalira e Vallnord), Pirinéus espanhóis (Baqueira-Beret), Serra Nevada e os Alpes, com preferência para as estâncias francesas, continuam a estar nas preferências dos clientes do operador, segundo João Cruz, que realça que a primeira reserva para esta temporada de Neve foi realizada em Junho. À parte da queda tardia de neve, o gestor de produto da Solférias considera que “com as estações de ski abertas em pleno nesta altura da temporada, o cliente reserva, sem qualquer problema, mesmo para ir em Abril”. Com o Inverno no seu pleno, as expectativas é que “se garantam as reservas já feitas e venham novas reservas, sendo que para já, a procura tem sido idêntica à do ano passado”.

Famílias em destaque na programação da Sporski


Os programas em família são o grande destaque da oferta da Sporski para esta temporada de Inverno. O operador turístico especializado em neve disponibiliza o programa ‘Preço Único em Família’, que, Margarida Gaivão, responsável de marketing e comunicação da Sporski, descreve como “um produto muito económico desenhado para os períodos de férias escolares e composto por um conjunto de serviços mínimos para umas férias na neve em família”.
Ao longo dos últimos dois anos, este produto registou “uma grande evolução”, refere a responsável: “A crescente procura levou-nos numa primeira fase em Andorra e Espanha, a alargar a oferta em termos de estâncias, alojamentos e serviços incluídos, sendo que a grande novidade para este ano é o lançamento do “Preço Único Família” para os Alpes franceses e italianos”. Estes são operados em voo TAP e incluem transferes, rent-a-car, alojamento, aluguer de equipamento, seguro Platina e oferta de capacete para as crianças. A Sporski vai também lançar os programas para Avoriaz, Val Thorens e Vars, em França, e para Sestriéri, em Itália. “Levaremos a cabo durante os meses de Janeiro e Fevereiro uma campanha de publicidade em parceria com a TAP”, acrescenta.

Outra das novidades do operador turístico é o lançamento este mês dos “programas super competitivos “Especial Iniciação”, resultantes de uma parceria com as estâncias de Espanha e Andorra. Estes programas incluem todos os serviços necessários para uma primeira experiência na neve, e visam promover a experimentação e a “criação” de novos esquiadores”.
A estes acrescem ainda programas pré-definidos “com preços competitivos” para as semanas fora dos períodos escolares e nas viagens de incentivo, “as quais já registaram na época passada um elevado crescimento”.
Os esquiadores portugueses continuam, segundo Margarida Gaivão, a “preferir as estâncias de Andorra e Espanha, apesar de registarmos um crescimento da procura por estes destinos. Sendo que, uma grande fatia de esquiadores portugueses viajam em família, é natural que os programas mais procurados sejam os programas para as férias escolares e, nomeadamente os programas Preço Único Família”. Quanto a expectativas, Margarida Gaivão descreve que 2015 foi um “ano de recuperação em que registámos uma procura muito elevada face aos anos anteriores”. Para este ano, o operador turístico espera voltar a crescer. “A neve que começou a cair em força neste princípio de ano será um bom impulso para alcançar esse objectivo”, conclui.


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Turismo do Alentejo e Ribatejo, 25 de abril, Inatel e cruzeiros na edição 1510 do Publituris

A nova edição do jornal Publituris faz capa com uma entrevista ao presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Santos, que faz um balanço dos primeiros meses do atual mandato e perspectiva o futuro das duas regiões. O 25 de abril, Inatel e um dossier dedicado aos cruzeiros também constam desta edição.

A nova edição do jornal Publituris faz capa com uma entrevista ao presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Santos, que faz um balanço dos primeiros meses do atual mandato e perspectiva o futuro das duas regiões.

Nesta edição, publicamos também uma análise ao impacto do 25 de abril de 1974 no turismo nacional, através dos “Cadernos de Turismo”, que contêm informação estatística dessa altura, compilada pelo economista António Paquete, colaborador do jornal Publituris desde 1984.

A atividade do Inatel também está em destaque nesta edição, que conta com uma entrevista a Francisco Madelino, presidente do Conselho de Administração da Fundação Inatel. O responsável fala sobre a importância do turismo para esta instituição, que usa as receitas provenientes deste setor para fazer política social.

As novidades dos parques temáticos nacionais também estão presentes nesta edição, num artigo que detalha a oferta de alguns dos melhores parques nacionais, assim como de Espanha e França, onde se localiza ainda a “rainha da magia”, a Disneyland Paris, que lançou já em Portugal a campanha “Verão Mágico”.

Nesta edição, o dossier é dedicado aos Cruzeiros, que já recuperaram por completo da pandemia da COVID-19 e atravessam um momento positivo, com vendas em alta para o verão e boas perspectivas também para o próximo inverno.

Além do atual momento positivo que vivem os cruzeiros, conheça também algumas das novidades previstas e os novos navios que estão a chegar e saiba, através de uma entrevista a Fernando Santos, proprietário e diretor-geral da GlobalSea, agência de viagens especializada em cruzeiros, quais são as principais dúvidas que tanto clientes como agentes de viagens ainda têm relativamente a este tipo de férias.

A edição 1510 do Publituris conta ainda com a rubrica “Histórias do Turismo” dedicada ao 25 de abril de 1974, com o Check-In e com as opiniões de Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), Pedro Rodrigues Catapirra (Cluster General Manager Lisboa da Highgate Portugal) e de António Paquete (economista e consultor de empresas).

Boas leituras.

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A nova edição do jornal Publituris faz capa com uma entrevista ao presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Santos, que faz um balanço dos primeiros meses do atual mandato e perspectiva o futuro das duas regiões. O 25 de abril, Inatel e um dossier dedicado aos cruzeiros também constam desta edição.

A nova edição do jornal Publituris faz capa com uma entrevista ao presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Santos, que faz um balanço dos primeiros meses do atual mandato e perspectiva o futuro das duas regiões.

Nesta edição, publicamos também uma análise ao impacto do 25 de abril de 1974 no turismo nacional, através dos “Cadernos de Turismo”, que contêm informação estatística dessa altura, compilada pelo economista António Paquete, colaborador do jornal Publituris desde 1984.

A atividade do Inatel também está em destaque nesta edição, que conta com uma entrevista a Francisco Madelino, presidente do Conselho de Administração da Fundação Inatel. O responsável fala sobre a importância do turismo para esta instituição, que usa as receitas provenientes deste setor para fazer política social.

As novidades dos parques temáticos nacionais também estão presentes nesta edição, num artigo que detalha a oferta de alguns dos melhores parques nacionais, assim como de Espanha e França, onde se localiza ainda a “rainha da magia”, a Disneyland Paris, que lançou já em Portugal a campanha “Verão Mágico”.

Nesta edição, o dossier é dedicado aos Cruzeiros, que já recuperaram por completo da pandemia da COVID-19 e atravessam um momento positivo, com vendas em alta para o verão e boas perspectivas também para o próximo inverno.

Além do atual momento positivo que vivem os cruzeiros, conheça também algumas das novidades previstas e os novos navios que estão a chegar e saiba, através de uma entrevista a Fernando Santos, proprietário e diretor-geral da GlobalSea, agência de viagens especializada em cruzeiros, quais são as principais dúvidas que tanto clientes como agentes de viagens ainda têm relativamente a este tipo de férias.

A edição 1510 do Publituris conta ainda com a rubrica “Histórias do Turismo” dedicada ao 25 de abril de 1974, com o Check-In e com as opiniões de Francisco Jaime Quesado (economista e gestor), Pedro Rodrigues Catapirra (Cluster General Manager Lisboa da Highgate Portugal) e de António Paquete (economista e consultor de empresas).

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Zimbabué acolhe 1º Fórum Regional da ONU dedicado ao turismo gastronómico

De 26 a 28 de julho de 2024, Victoria Falls (Zimbabué) acolherá a primeira edição do Fórum Regional da ONU dedicado ao turismo gastronómico em África.

Este evento emblemático pretende destacar o variado património culinário do continente, ao mesmo tempo que promove práticas turísticas sustentáveis.

Celebrando a diversidade das tradições culinárias africanas, este fórum pretende ser o encontro imperdível de sabores, costumes e avanços inovadores, reunindo as mentes mais brilhantes das áreas da gastronomia, turismo, sustentabilidade e preservação cultural.

Para os organizadores, o objetivo central desta iniciativa é explorar como a arte culinária pode entrelaçar-se harmoniosamente com o turismo sustentável.

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Páscoa em março acelerou crescimento da atividade turística

Os bons resultados da atividade turística em Portugal verificados em março foram influenciados pelo efeito de calendário do período de férias da Páscoa, que este ano se repartiu entre março e abril, enquanto em 2023 se concentrou apenas em abril, realçam dados do INE conhecidos esta segunda-feira.

De acordo com o INE, em março último, o setor do alojamento turístico registou 2,3 milhões de hóspedes e 5,7 milhões de dormidas, correspondendo a crescimentos de 12,2% nos hóspedes (+7,1% em fevereiro) e 12,8% nas dormidas (+6,4% no mês anterior). No período em análise, as dormidas de residentes cresceram 10,3%, correspondendo a 1,6 milhões, enquanto as de não residentes subiram 13,8%, totalizando 4,1 milhões.

De entre os estrangeiros que visitaram o nosso país durante o mês de março, o INE indica que o britânico foi o principal mercado emissor em março, tendo registado um crescimento de 9,3%, seguido da Alemanha, que cresceu 12,1%, e da Espanha, que registou o maior crescimento entre os principais mercados no mês analisado, com uma subida de +47,5%. No grupo dos 10 principais mercados emissores, que representaram 75,6% do total de dormidas de não residentes em março, destacaram-se ainda o irlandês, canadiano e norte americano pelos crescimentos mais significativos, +30,7%, +27,5% e +23,9%, respetivamente, face ao mesmo mês do ano anterior.

Já no que diz respeito às regiões, todas registaram acréscimo de dormidas, com maior expressão no Oeste e Vale do Tejo (+29,4%), Centro (+23,1%) e Alentejo (+21,0%). As subidas mais modestas tiveram lugar na Região Autónoma da Madeira (+4,1%) e na Grande Lisboa (+8,9%). As dormidas de residentes apresentaram crescimentos em todas as regiões, com exceção da Região da Madeira (-12,9%) e da Grande Lisboa (-2,4%).

A ocupação nos estabelecimentos de alojamento turístico aumentou em março, para 42,2% e 51,7%, nas taxas líquidas de ocupação cama e ocupação quarto, respetivamente.

Quando o INE analisa os resultados do primeiro trimestre de 2024 conclui que as dormidas aumentaram 7,1%, +3,9% nos residentes e +8,7% nos não residentes, enquanto os hóspedes cresceram 7,7%.

Nos primeiros três meses deste ano, entre os 10 mercados com maior número de dormidas, destacaram-se os crescimentos dos mercados canadiano (+24,2%), polaco (+22,7%) e norte-americano (+18,1%), enquanto os mercados francês e brasileiro registaram os maiores decréscimos (-8,3% e -4,5%, respetivamente).

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Mayka Rodríguez assume presidência nacional do CIDH em Portugal

Mayka Rodríguez foi nomeada para a direção do Círculo Internacional de Diretores e Diretoras de Hotelaria (CIDH), tornando-se assim na primeira pessoa a liderar uma presidência nacional fora de Espanha.

Para além de orientar e dirigir as atividades do CIDH em Portugal, Mayka Rodriguez será responsável por promover a colaboração entre profissionais, desenvolver iniciativas e representar a associação em eventos nacionais e internacionais.

A atual diretora-geral do Sofitel Lisbon Liberdade, em Lisboa, junta-se assim a Vicente Romero, que continuará a liderar a presidência mundial e a presidência nacional espanhola, formando uma equipa para liderar os esforços da organização a nível nacional e internacional.

Com uma “vasta experiência no domínio do turismo e da gestão hoteleira”, Mayka Rodriguez assume desde 2017 a direção-geral do Sofitel Lisbon Liberdade 5*. Anteriormente, ocupou cargos de responsabilidade em várias marcas hoteleiras da Accor em países como Espanha, França, República Dominicana, Colômbia, Guiné Equatorial, Egito, Emirados Árabes Unidos e Bahrein, nomeadamente como diretora de operações do Sofitel Bahrain Zallaq Thalassa Sea & Spa 5* e diretora da divisão de alojamento do Sofitel Santa Clara Cartagena 5*.

Além do percurso trilhado no turismo, Mayka Rodriguez foi Conselheira de Comércio Externo de França em Portugal nos últimos sete anos.

“Estamos certos de que o conhecimento e a experiência de Mayka Rodriguez contribuirão para o nosso objetivo de estarmos próximos dos profissionais e de lhes oferecer uma estrutura de informações, serviços e contactos que os beneficiarão no seu trabalho quotidiano, com o objetivo crucial de valorizar o perfil do profissional em todos os seus vínculos”, afirma Vicente Romero, fundador e presidente do CIDH, em nota de imprensa.

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Pour Suisse Tourisme, le nouveau logo “Switzerland” – exclusivement en anglais – “constitue la base logique pour la marque de la destination de vacances et de voyage qu’est la Suisse”.

Destinos

Turismo da Suíça ganha novo logotipo depois de quase 30 anos

Depois de quase 30 anos sob a bandeira da flor dourada, o Turismo da Suíça apresentou o seu novo logotipo esta segunda-feira em Genebra. Assim, a organização deixará de apenas promover o destino, passando a “acompanhar o turista ao longo da sua viagem, desde a inspiração até ao planeamento”.

O novo logotipo “Switzerland” – exclusivamente em inglês – “forma a base lógica para a marca do destino de férias e viagens Suíça”, escreve o Escritório Nacional de Turismo da Suíça (ONST). Em vez da letra T, uma cruz suíça simboliza a origem confiável e o otimismo do destino suíço. Mas esta cruz simbólica vai muito além de uma simples bandeira nacional: foi ampliada e decorada com um monocromático de cinco tons que oscila entre o vermelho e o rosa, sinais de modernidade, diversidade e autonomia.

A imagem da Suíça turística hoje conhecida no imaginário coletivo foi criada em 1995 sob a égide de um novo logotipo: a flor dourada.

Durante muitos anos, não só o Suisse Tourisme, mas também uma série de organizações sectoriais e destinos promoveram a sua oferta turística com este logotipo. A flor dourada é hoje associada à Suíça turística pela população e por muitos visitantes.

A Suisse Tourisme (ST) revelou que a sua nova identidade digital está em sintonia com os tempos, o novo universo da marca simboliza a promessa turística de longa data da Suíça: natureza, hospitalidade e fiabilidade.

Hoje, quase 30 anos depois, as exigências impostas a uma marca são completamente diferentes das dos anos 90. É por isso que a ST decidiu criar um novo universo de marca digital tão único quanto reconhecível. O caminho iniciado em 1995 é assim continuado de forma consistente, mas a um nível mais elevado. Pela primeira vez na história da promoção turística suíça, uma simples sigla é transformada num universo completo de marca.

A transição completa para o novo universo da marca deve demorar alguns meses.

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Hotelaria

SET e presidente da Câmara Municipal de Aveiro inauguram o MS Collection Aveiro

O hotel localizado em Aveiro insere-se num edifício histórico do século XVIII, outrora residência da família de Eça de Queiroz, e representou a estreia da marca MS Collection, criada para representar o segmento hoteleiro de luxo do MS Group.

O MS Collection Aveiro – Palacete de Valdemouro, a primeira unidade hoteleira de cinco estrelas no centro desta cidade, foi oficialmente inaugurado pelo Secretário de Estado do Turismo (SET), Pedro Machado, e pelo presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves.

A inauguração decorreu no passado sábado, 27 de abril, e contou com a presença do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, do CEO do MS Group, Pedro Mesquita de Sousa, e do chef Rui Paula, responsável por conceber o conceito do restaurante desta unidade em parceria com o MS Group.

Na cerimónia estiveram ainda presentes “representantes do Turismo Centro de Portugal, da AHRESP, e das forças vivas da cidade”, como indicado em nota de imprensa.

Recorde-se que o MS Collection Aveiro – Palacete de Valdemouro abriu portas em setembro do ano passado, inserido num edifício histórico do século XVIII, outrora residência da família de Eça de Queiroz. Além da oferta gastronómica do restaurante Prosa, inserido no hotel, o MS Collection Aveiro – Palacete de Valdemouro tem ainda um spa com área termal.

Este hotel de charme marcou a estreia da marca MS Collection, criada para representar o segmento hoteleiro de luxo do MS Group, num investimento de oito milhões de euros.

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Destinos

Património cultural da Madeira promove-se em 30 vídeos informativos

A Associação de Promoção da Madeira e a Secretaria Regional de Turismo e Cultura, em colaboração com a Direção Regional da Cultura, acabam de lançar o projeto AP_ARTE, iniciativa destinada a divulgar e promover o rico património cultural da Região, numa série de 30 vídeos.

O projeto AP_ARTE, consiste numa série de 30 vídeos de curta duração produzidos pela Vinco Films. Cada vídeo destaca uma peça de arte única encontrada em sete espaços culturais distintos na Madeira, incluindo o Convento de Santa Clara, o Museu de Arte Contemporânea da Madeira, o Museu Etnográfico da Madeira, o Universo de Memórias, o Museu de Fotografia da Madeira, a Casa – Museu Frederico Freitas e o Museu Quinta das Cruzes.

Estas peças de arte foram selecionadas com base na sua importância histórica e patrimonial, bem como na sua relevância para a identidade cultural da Madeira. Cada vídeo, para além de descrever a obra de arte em destaque, proporciona, também, uma visão única sobre os espaços culturais onde a mesma está alojada, destacando a sua contribuição para a riqueza cultural da região.

O objetivo do projeto AP_ARTE é não só divulgar o vasto património cultural da Madeira, mas promover, igualmente, a educação orientada para a cultura e incentivar a descoberta e a valorização do mesmo. Através desta iniciativa, os espetadores são convidados a explorar e apreciar a diversidade do património madeirense, enriquecendo, assim, a sua experiência cultural.

 

 

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Meeting Industry

Congresso da APAVT em Macau será de 2 a 5 de dezembro de 2025

A Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) anunciou, este segunda-feira as datas de realização do seu 50º Congresso Nacional, que como já era conhecido, será em Macau, em 2025. Assim, decorrerá de 2 a 5 de dezembro.

O anúncio das datas ocorre um ano após a confirmação de Macau como o local do congresso, que foi comunicado na MITE (Macau International Travel Expo) de 2023.

Aproveitando a edição deste ano da mesma feira, onde a APAVT participou de novo, com o apoio da Direção dos Serviços de Turismo de Macau, liderando uma comitiva de cerca de 30 profissionais de turismo de Portugal, da CEAV (Confederação Espanhola de Agências de Viagens) e da ECTAA (Confederação Europeia das Associações de Agências de Viagens e Operadores Turísticos), consolidou com as autoridades turísticas de Macau estas datas.

Refira-se que o 50º Congresso Nacional da APAVT, em 2025, coincide com a celebração do 75º aniversário da Associação.

Entretanto, como também já foi revelado, o congresso da APAVT deste ano que, ocorre de 24 a 26 de outubro em Huelva (Espanha).

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Turismo de Marrocos com olhos postos no Mundial de Futebol 2023

O Ministério marroquino do Turismo e Artesanato estabeleceu a meta de atingir 17 milhões de chegadas internacionais em 2026 e 12 mil milhões de euros de receitas e prevê planos ainda maiores para 2030, ano do Campeonato do Mundo de Futebol.

A perspetiva de co-organizar o Mundial de Futebol em 2030 com Portugal e Espanha e sugere muitos desafios para o destino, mas também “uma imensa oportunidade para o turismo. Estamos a preparar-nos investindo em infraestruturas de alojamento, mas também em estradas e aeroportos”, disse Fatim-Zahra Ammor, ministra do Turismo e Artesanato de Marrocos, durante um fórum na cidade de Rabat, citada pelo jornal francês Tourmag.

Refira-se que a Federação Internacional de Futebol (FIFA) anunciou em outubro passado que a edição de 2030 do Campeonato do Mundo seria organizada conjuntamente por estes três países. No entanto só deve ratificar oficialmente esta decisão no final de 2024.

“O turismo não é um setor entre outros. É um pilar fundamental da nossa economia e da nossa cultura. Este setor representa 7% da nossa economia e 800 mil empregos”, realçou a ministra.

Em 2022, Marrocos registou 11 milhões de visitantes estrangeiros, alcançando 84% dos níveis de 2019. Em 2023, os níveis pós-Covid são ultrapassados ​​com 14,5 milhões de turistas, marcando “um recorde absoluto” de 10 mil milhões de euros de receitas.

“Continuamos a progredir”, acentuou a governante, com um aumento de 13% no final de março, face a 2023. Este sucesso, conforme lembrou, “é o resultado de uma estratégia clara. Foram investidos 600 milhões de euros pelo governo, é um compromisso sem precedentes no setor do turismo em Marrocos”, avança o mesmo jornal.

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