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Já abriu o The Literary Man Óbidos Hotel

A unidade resulta da reconversão do antigo Hotel Estalagem do Convento para um novo conceito, aliado à literatura.

Marta Barradas
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A unidade resulta da reconversão do antigo Hotel Estalagem do Convento para um novo conceito, aliado à literatura.

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Foi no presente mês de Outubro que abriu portas o The Literary Man Óbidos Hotel, um hotel temático de quatro estrelas, que resulta da reconversão do antigo Hotel Estalagem do Convento, para um novo conceito, agora aliado à literatura.

Telmo Faria, gerente da empresa Carbono 21, responsável pela unidade e ainda pelo Hotel Rio de Prado, também em Óbidos, afirma que “o hotel nunca fechou, tendo a partir de Maio sofrido uma remodelação e, em Outubro, aberto com o novo nome”.

Com um investimento superior a um milhão de euros, a unidade passou a ser um hotel temático, com espaço de literatura, biblioteca não só aberta aos hóspedes, mas também ao público em geral, e venda de livros.

Segundo o responsável, foram feitas algumas alterações na decoração, agora “com um ambiente mais sustentável e, ao mesmo tempo, contemporâneo”, assim como uma “decoração com aproveitamento de materiais”.

Actualmente a unidade dispõe de 30 quartos, no entanto é previsto que este número diminua para que, no âmbito da remodelação, se proceda ao aumento do número de suites, do tamanho dos quartos, dos quais alguns serão equipados com lareira, informa Telmo Faria.

O The Literary Man Óbidos Hotel conta ainda com um bar de gins, um restaurante com duas salas com capacidade para 36 e 120 pessoas, respectivamente, ambos decorados com livros, que estão à disposição dos clientes.

Ao nível da operação, Telmo Faria explica que é o mercado nacional em que a unidade mais pretende apostar, sobretudo durante o fim-de-semana. No entanto, para o mercado internacional “estamos a fazer uma forte aposta no mercado brasileiro e europeu” e, ainda, no mercado corporate, “uma vez que temos três salas de reuniões adaptáveis, das quais a maior tem capacidade para 70/80 pessoas”, refere.

O responsável considera que “fazia todo o sentido apostar neste conceito, uma vez que nos últimos dois anos a vila de Óbidos abriu 11 livrarias” e está a apostar no Turismo Cultural, “um novo modelo para o qual queremos contribuir”, conclui.

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Abreu Events organiza em Lisboa principal evento internacional dedicado ao cancro da mama

A Conferência ABC 7 é considerada o principal evento internacional dedicado ao cancro da mama e vai decorrer em Lisboa pela 7.ª vez, esperando-se a participação de9 1.500 conferencistas de 90 países, incluindo profissionais de saúde, representantes de pacientes e jornalistas.

A Abreu Events Congress Organizer foi selecionada para organizar, em Lisboa, a Conferência ABC 7 – Advanced Breast Cancer Seventh International Consensus Conference, considerada o principal evento internacional dedicado ao cancro da mama e para a qual a empresa portuguesa foi selecionada como Professional Congress Organizer (PCO).

Esta é a 7.ª vez que a Abreu Events Congress Organizer vai organizar este evento, que vai decorrer no Centro de Congressos de Lisboa, entre 9 e 11 de novembro, e no qual a empresa portuguesa vai assegurar uma organização Full Service, incluindo serviços como a gestão de inscrições, plataforma e livro de abstracts, imagem e design gráfico, gestão do website e sinalética, passando pela gestão dos transfers, alojamento, aluguer do espaço, área de posters e exposição, secretariado, hospedeiras, audiovisuais, alimentação e programa social.

“O facto da conferência ABC ter nascido e crescido com o serviço full service Abreu Events, nesta que já é a sua 7ª edição, bem como a nossa experiência em eventos similares internacionais, foram fatores decisivos na confiança depositada na Abreu Events como parceiro na organização deste evento, uma parceria que sai reforçada ano após ano”, afirma o Global Congress Operations Manager, Helder Carvalho.

Na edição deste ano, o evento conta com o alto patrocínio do Parlamento Europeu e do Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, esperando-se a participação de mais de 1.500 conferencistas de 90 países, incluindo profissionais de saúde, representantes de pacientes e jornalistas.

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airBaltic anuncia novas rotas para Burgas e Palma de Maiorca no verão 2024

As novas rotas da airBaltic entre Burgas e Tallinn, bem como Tampere e Palma de Maiorca, vão contar com dois voos por semana e juntam-se às 11 novas rotas que a airBaltic já tinha anunciado para o próximo verão.

A airBaltic adicionou duas novas rotas à sua operação para o verão de 2024 e anunciou que vai passar a voar também para Burgas, na Bulgária, e Palma de Maiorca, em Espanha, à partida de Tallinn, na Estónia, e de Tampere, na Finlândia, respetivamente.

A rota de Tallin para Burgas vai contar com dois voos por semana e arranca a 1 de maio de 2024, enquanto os voos de Tampere para Palma de Maiorca, que também vão ter duas ligações semanais, começam dois dias depois, a 3 de maio do próximo ano.

Em comunicado, a companhia aérea letã lembra que estas duas novas rotas vêm juntar-se às 11 que a airBaltic já tinha anunciado para o verão do próximo ano, com partida das bases da transportadora aérea dos Países Bálticos na Letónia, Estónia e Lituânia, assim como da sua mais recente base de Tampere, na Finlândia.

“À medida que continuamos a avaliar a dinâmica do mercado e a procura dos passageiros, a airBaltic está empenhada em expandir a sua rede e melhorar as ligações nos países bálticos e em Tampere (Finlândia). Desta vez, identificámos uma oportunidade para alargar a nossa rede global na Europa Central e do Sudeste. A adição de destinos como Burgas e Palma de Maiorca diversificam ainda mais a nossa oferta”, refere Martin Gauss, presidente e diretor executivo da airBaltic.

Além destas duas novas rotas, a airBaltic já tinha anunciado a abertura de rotas para Alicante, Tirana, Sofia, Ljubljana, Skopje, Chisinau, Pristina, Billund, Malta, Krakow e Palanga/Amesterdão.

“A airBaltic continua a ser a principal companhia aérea da região e, com o lançamento de 13 novas rotas no próximo verão, reforçaremos a nossa posição e a nossa ambição de crescimento, melhorando a ligação a partir dos países bálticos e de Tampere”, acrescenta Martin Gauss.

Paralelamente, a companhia aérea planeia aumentar as frequências de voos nas rotas de Riga para Roma, Telavive, Praga, entre outras, bem como de Vilnius para Paris, Munique, Tallinn e de Palanga para Riga.

A airBaltic opera mais de 100 rotas a partir de Riga, Tallinn, Vilnius e Tampere, oferecendo ligações a uma vasta gama de destinos na rede de rotas da companhia aérea na Europa, Médio Oriente, Norte de África e região do Cáucaso. Os horários dos voos da airBaltic e os bilhetes estão já disponíveis para compra em GDS.

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Nortravel propõe “À descoberta do interior de Portugal” pela EN2

O operador turístico Nortravel está a propor um circuito de seis dias/cinco noites à descoberta ao interior de Portugal, percorrendo localidades abrangidas pela Estrada Nacional 2.

O programa em tudo incluído e guia privativo, tem partidas de Lisboa, Coimbra e Porto, a 29 de outubro, e custa desde 886 euros por pessoa em alojamento duplo, e em individual desde 1.086 euros.

O circuito permitirá visitar Chaves, Pedras Salgadas, Vila Real, Régua, Lamego, Viseu, Molelos, Penacova, Góis, Pedrógão Pequeno, Sertã, Vila de Rei, Abrantes, Ponte de Sor, Montargil, Mora, Évora, Ferreira do Alentejo, Aljustrel, Castro Verde, Almodôvar, São Brás de Alportel e Faro.

Preço inclui circuito em autocarro de turismo de acordo com o itinerário, acompanhamento por guia privado, de língua portuguesa, durante toda a viagem, alojamento nos hotéis indicados no itinerário, ou similares, nove refeições (bebidas incluídas) em restaurantes regionais, prova de pastéis de Chaves, bem como visitas ao Museu do Douro, à Sé de Viseu, a uma olaria de barro preto, ao Fluviário de Mora, S. Francisco e Capela dos Ossos, em Évora, e igreja do Convento de Nossa Senhora da Conceição, em Almodôvar, seguro taxas de turismo, serviço e IVA.

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push4tourism convida startups a candidatarem-se ao seu programa de Open Innovation

As inscrições para a edição de 2023 do push4tourism – Open Innovation, estão abertas até ao próximo dia 13 de outubro. Trata-se de um programa de inovação aberta, criado pela Gesentrepreneur, que, nos últimos cinco anos, apoiou a criação de mais de 200 projetos na área do turismo, com a chancela do Turismo de Portugal.

Os candidatos a esta edição devem ter, pelo menos, um produto, serviço ou solução que contribua para a resolução de um dos macro desafios apresentados pelos chamados parceiros piloto, um máximo de sete anos de atividade, bem como um profissional a full-time afeto ao projeto.

Serão apresentados macro desafios pelos parceiros piloto, dos quais se destacam, entre outros, os grupos Vila Galé, AP Hotels & Resorts, Barraqueiro, a ATRIAM, Verso Move, Avila Spaces, Dolce Travel e a Quinta dos Pastores.  A partir daqui as startups e empreendedores participantes serão envolvidos em dinâmicas de cocriação e codesenvolvimento que procurem dar respostas a domínios como a gestão sustentável das empresas e dos destinos; a gestão baseada em dados; a otimização das operações e negócios das empresas, mobilidade inteligente e sustentável; e o enriquecimento e melhoria da experiência do turismo.

Para inscrições e mais informações, as startups e empreendedores interessados poderão consultar o website do programa, disponível em: www.push4tourism.pt.

Sérgio Póvoas, coordenador do programa, está convicto que o push4tourism “contribuirá para que todos os que nele participem, desde os parceiros piloto até às startups e empreendedores, beneficiem de conhecimentos, processos e mecanismos de inovação na indústria do turismo que sejam mais do que uma simples resposta pontual a crises ou conjunturas desfavoráveis, estabelecendo níveis mais sólidos de estruturação, diferenciação e ambição”.

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Gonçalo Duarte Silva é o novo COO da Arrow Global Portugal para a área hoteleira

O profissional que conta com mais de 30 anos de experiência na indústria hoteleira vai ficar responsável por coordenar as operações de hotelaria da Arrow Global Portugal.

A Arrow Global Portugal (AGPT), gestora europeia de ativos integrados verticalmente, contratou Gonçalo Duarte Silva para o cargo de COO da área de hotelaria em Portugal, uma função que desempenha desde o início de setembro. Desta forma, o profissional fica encarregue de “coordenar as operações de hotelaria da AGPT, juntando-se a Francisco Moser, CEO de Hospitality, e a Nuno Sepúlveda, CEO de Desporto & Lazer”, como indicado em comunicado.

Com mais de 30 anos de experiência na indústria hoteleira, Gonçalo Duarte Silva acumulou conhecimento na gestão e operação de hotéis “um pouco por todo o mundo”, num percurso profissional que começou em Portugal, no Penina Golf & Resort Hotel (5*).

Antes de aceitar este cargo assumia a direção-geral do Hotel Shangri-la Kuala Lumpur (5*) na Malásia desde 2018, sendo que anteriormente desempenhava o cargo de diretor de projetos especiais no Island Shangri-la, em Hong Kong.

Gonçalo Duarte Silva foi ainda diretor de área para a Starwood Hoteis & Resort na Polónia, com um conjunto de seis hotéis das Marcas Sheraton, Westin & Luxury Collection. Em Espanha, liderou o Le Meridien Barcelona, o The Westin & Sheraton Real de Faula Golf Resort & Spa, na Costa Blanca, e exerceu o cargo de diretor de hotel do Westin Palace Madrid. Teve também uma experiência de diretor regional na Starwood Hotels & Resorts em Espanha e Portugal para a área de Six Sigma.

“Estamos muito satisfeitos com a entrada do Gonçalo para o grupo. A sua vasta experiência internacional será uma enorme mais-valia para nós, numa altura em que a Arrow Global continua a reforçar os investimentos na hotelaria portuguesa”, considera Francisco Moser, CEO de Hospitalidade da AGPT.

Já João Bugalho, CEO da Arrow Global Group Portugal, afirma que “a contratação do Gonçalo vem reforçar a experiência da Arrow Global Group no negócio de Hospitality em Portugal. Queremos continuar a crescer neste setor e a contribuir para a sua melhoria e reputação. Em paralelo, estamos muito contentes porque esta mudança marca também o regresso de um gestor português de relevo ao nosso país”.

A Arrow Global Portugal, através dos fundos que gere, concluiu recentemente a aquisição dos principais ativos do Grupo Dom Pedro, nomeadamente três hotéis em Vilamoura – Dom Pedro Portobelo, Dom Pedro Marina e Dom Pedro Vilamoura –, juntamente com cinco campos de golfe emblemáticos de Vilamoura – Old Course, Pinhal, Laguna, Millenium e Victoria. O negócio englobou ainda o Dom Pedro Lagos e dois hotéis na Madeira: o Dom Pedro Machico e o Dom Pedro Garajau.

A AGPT é também acionista maioritária do grupo hoteleiro Details Hotels & Resorts, com oito unidades hoteleiras sob gestão nas zonas de Albufeira e Carvoeiro, e os fundos geridos pela AGG controlam a sociedade Vilamoura World, que integra a Lusotur e a Marina de Vilamoura, sendo responsável pelo desenvolvimento imobiliário de um portefólio de terrenos com uma área edificável superior a 400.000 metros quadrados, a gestão da maior e mais premiada marina de Portugal, a gestão de mais de dois quilómetros de concessões de praia e a propriedade de múltiplos terrenos, edifícios e equipamentos localizados nos mais de 1.700 hectares de Vilamoura.

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Marina de Vilamoura renova prémio de Melhor Marina Internacional

O prémio foi atribuído à Marina de Vilamoura em resultado de uma votação que terminou a 27 de agosto, em que os entusiastas da modalidade tiveram a oportunidade de votar, nos últimos meses, na sua marina favorita.

A Marina de Vilamoura recebeu esta quarta-feira, 20 de setembro, pela sétima vez, o prémio de Melhor Marina Internacional, distinção atribuída pela The Yacht Harbour Association, durante o Southampton International Boat Show, que decorre até 24 de setembro na Marina de Southampton, Inglaterra.

O prémio foi atribuído à Marina de Vilamoura em resultado de uma votação que terminou a 27 de agosto, em que os entusiastas da modalidade tiveram a oportunidade de votar, nos últimos meses, na sua marina favorita.

“O esforço e empenho que dedicamos nas constantes melhorias das infraestruturas e serviços prestados, através da oferta de elevados padrões de qualidade, está espelhado nesta distinção que demonstra a satisfação dos nossos clientes de todo o mundo. Podermos levar Portugal além-fronteiras e sermos distinguidos, novamente, a nível internacional é para nós um motivo de enorme orgulho e a certeza de que o caminho a seguir é este”, considera  Isolete Correia, administradora do Vilamoura World.

Esta foi a sétima vez que a Marina de Vilamoura foi reconhecida como Melhor Marina Internacional pela The Yacht Harbour Association, tendo conquistado o prémio destinado a marinas com cinco âncoras em 2015, 2016, 2017, 2019, 2021, 2022 e agora, 2023.

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China vai ser a maior economia turística do mundo até 2026, prevê WTTC

Durante o Global Tourism Economic Forum (GTEF), Julia Simpson, presidente executiva do WTTC, lembrou que, já antes da pandemia da COVID-19, a China era o principal mercado emissor de turistas do mundo, sendo responsável por 15% dos gastos de visitantes em países estrangeiros.

A presidente executiva do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), Julia Simpson, previu esta quinta-feira, 21 de setembro, que a China venha a “ultrapassar os Estados Unidos como a maior economia turística no mundo” até 2026.

De acordo com a responsável, que falava na cerimónia de abertura do Global Tourism Economic Forum (GTEF), que decorre em Macau, até sábado, 23 de setembro, a China vai representar um terço de todos os novos empregos gerados no setor a nível mundial.

Durante a sua intervenção, citada pela Lusa, Julia Simpson lembrou que, já antes da pandemia da COVID-19, a China era o principal mercado emissor de turistas do mundo, sendo responsável por 15% dos gastos de visitantes em países estrangeiros.

Zurab Pololikashvili, secretário-geral da Organização Mundial do Turismo das Nações Unidas (OMT), concordou com a responsável do WTTC e disse mesmo que, por isso, “a mais importante manchete do ano foi sem dúvida a reabertura da China, após estar fechada durante mais de mil dias”.

“Todo o mundo estava à vossa espera”, disse Pololikashvili, lembrando a reabertura gradual da China a partir de dezembro passado e o facto de ter tido a honra de ser o “primeiro dirigente da ONU a visitar a China após a abertura a chegadas internacionais, em Hangzhou, em passado fevereiro”.

O secretário-geral da OMT lembrou, no entanto, que a China foi ainda assim o país que atraiu mais investimento direto externo em turismo entre 2018 e 2022, representando 15% do total mundial.

Itália é o convidado de honra da edição deste ano do GTEF e a ministra do Turismo italiana revelou que o número de visitantes chineses que chegaram ao país entre janeiro e agosto cresceu seis vezes em comparação com igual período de 2022.

Daniela Garnero Santanchè sublinhou ainda que os turistas chineses em Itália são em geral “mais jovens” do que antes do início da pandemia.

No Global Tourism Economic Forum vai também marcar presença Nuno Fazenda, secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, que, esta quarta-feira, 20 de setembro, disse que a China tem “um enorme potencial de crescimento do turismo na Europa e por conseguinte em Portugal”.

Nuno Fazenda revelou que Portugal vai realizar uma ação de promoção turística, entre abril e maio do próximo ano, em “algumas das principais cidades chinesas, nomeadamente em Pequim, Xangai, Chengdu, Cantão e nas regiões de Macau e Hong Kong”.

O Governo português vai ainda reforçar a presença na ITB, feira da indústria do turismo dedicada exclusivamente ao mercado chinês, em Xangai, disse o governante.

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Julie White é a nova diretora comercial da Accor para Europa e Norte de África

O grupo hoteleiro internacional Accor acaba de nomear Julie White para o cargo de diretora comercial para a Europa e o Norte de África na sua divisão Premium, Economy e Midscale.

Na sua nova função, a profissional será responsável por conduzir a estratégia de receitas da empresa nos mercados da Europa e do Norte de África, liderando uma equipa comercial que abarca áreas como Vendas e Distribuição, Marketing, Fidelização e Experiência do cliente e Revenue Management.

Sediada em Londres, Julie White tem mais de 20 anos de experiência na indústria global de viagens, em várias funções de liderança comercial, abrangendo Distribuição, CRM, Revenue Management, Digital, Vendas e Marketing. A sua nomeação apoiará o desenvolvimento da carteira em rápido crescimento da Accor nas duas regiões através das suas siglas Premium, Midscale e Economy, que incluem as marcas Pullman, Novotel e ibis.

Ingressa no grupo após ter exercido funções na Wyndham Hotels & Resorts, como vice-presidente comercial para a Europa, Médio Oriente, África e Eurásia. Anteriormente, Julie adquiriu experiência em consultoria na PwC Consulting e em companhias aéreas como a Virgin Atlantic, a British Airways e a American Airlines.

A nomeação segue-se ao anúncio de Karelle Lamouche como diretora comercial global da divisão Premium, Midscale & Economy da Accor.

 

 

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Turismo na Tunísia com bons indicadores até final do ano

Em meados de setembro, os principais indicadores do setor do turismo tunisino apresentavam um bom desempenho, superando mesmo os de 2019, no mesmo período. Um resultado que prevê níveis recordes no final do corrente ano. As receitas, acreditam os profissionais, podem aumentar ainda mais reduzindo o turismo de massa.

O ambiente global, geralmente mais favorável, continua a beneficiar o setor do turismo tunisino. Assim, em meados de setembro, de acordo com dados fornecidos pelo ministro do Turismo tunisino, Mohamed Moez Belhassine, todos os indicadores do setor mostram progressos notáveis, face ao mesmo período do ano passado. Melhor ainda, mesmo em comparação com o 2019, um ano turístico recorde, os indicadores do setor estão claramente a evoluir.

Graças a conquistas significativas durante o verão marcado pelo afluxo de turistas da Europa Ocidental, as chegadas situaram-se em 6,5 milhões de visitantes de 1 de janeiro a 10 de setembro de 2023, ou seja, um aumento de 60% em relação ao mesmo período de 2022.

Este volume de chegadas equivale ao registado no mesmo período de 2019, antes da pandemia de Covid-19, ano em que entraram no país 9,43 milhões de visitantes, valor que superou mesmo o registado durante todo o ano passado, durante o qual 6,44 milhões de turistas visitaram o destino.

No período em análise, as receitas do turismo superaram os valores registados em 2019: 5,4 mil milhões de dinares, o que representa um aumento de 40% face a 2022 e de 15% em relação a 2019.

“O nosso país distingue-se pelas suas magníficas paisagens e pelas suas regiões emblemáticas, como Djerba”, destacou Mohamed Moez Belhassine. A conhecida como a “Ilha dos Sonhos foi oficialmente listada como património mundial da UNESCO, o que significa que a Tunísia tem agora nove locais classificados. “Nada melhor para destacá-lo e torná-lo mais atraente””, apontou o ministro.

 

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Azul abre voo direto entre Brasília e Natal em dezembro

A nova rota entre Brasília e Natal arranca a 16 de dezembro, conta com um voo por semana, e vai ser operada num avião Embraer E2, com capacidade para transportar até 136 passageiros. 

A Azul vai abrir, a 16 de dezembro, um novo voo direto por semana entre Brasília e Natal, cujos bilhetes já se encontram disponíveis para venda, informou a companhia aérea brasileira, em comunicado.

A nova rota, explica a transportadora aérea brasileira, pretende reforçar a presença da Azul e aumentar a “conexão dos brasileiros entre os destinos nacionais”, sendo o voo semanal operado aos sábados, com partida pelas 23h35 e regresso aos domingos, às 03h00.

“O nosso objetivo sempre foi conectar os brasileiros com o Brasil e oferecer um novo mercado que liga a região central do país ao nordeste é muito importante para a companhia, pois aumentamos a conectividade e oferecemos mais opções de voos diretos. A ampliação da nossa malha é fundamental para que possamos levar ainda mais clientes a todos os destinos possíveis”, diz Beatriz Barbi, gerente de Planeamento de Malha da Azul.

Os voos entre Brasília, capital brasileira, e Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte, vão ser operados em aparelhos Embraer E2, com capacidade para transportar até 136 passageiros.

Os bilhetes para a nova rota já podem ser adquiridos através dos canais oficiais da transportadora aérea brasileira.

 

 

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