Centro apresenta-se como “um país dentro do País” (Actualizado)
A nova imagem do Turismo do Centro de Portugal pretende demonstrar a diversidade que o turista pode experimentar num só destino.
Raquel Relvas Neto
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Desde Maio de 2013, que a região do Turismo do Centro de Portugal passou a contar com mais municípios no seu seio e, por consequência, com mais destinos turísticos. Com o objectivo de criar um elemento agregador dos novos territórios foi desenvolvida uma nova logomarca que “reflicta a diversidade e riqueza” do destino Centro de Portugal.
Desenvolvida em parceria com a IVITY Bran Corp, o rebranding tem uma nova assinatura indutora – “um dia é bom, dois dias é ótimo, três nunca é demais” -, que, segundo Pedro Machado, presidente da Turismo do Centro de Portugal, pretendem ser “indutora de maior permanência na região”.
O responsável explica que a nova marca tem como objectivo “aumentar a capacidade de atracção do destino Centro de Portugal valorizando e assumindo a diversidade como um valor intrínseco e colocando na nova assinatura o desafio de sermos líderes no mercado interno”.
A nova imagem, que transmite mais cor que a anterior, quer servir para posicionar o destino “como “um país dentro do país”, no qual o turista pode vivenciar experiências múltiplas, cuja diversidade e proximidade permitem a fruição de uma estadia memorável num só território”, descreve Pedro Machado.
Disponível a partir de 25 de Fevereiro, na BTL – Feira de Turismo de Lisboa, a nova imagem quer “valorizar a diversidade como um activo e comunicar a valência do Centro de Portugal, enquanto espaço multiproduto/multi-experiências”, sustenta. A partir desta data o rebranding vai estar disponível em todas as campanhas de comunicação e meios da Turismo Centro de Portugal, nas acções conjuntas com outras organizações com quem trabalhamos em rede”, explica. Este novo rebranding não irá afectar a identidade já consolidadade marcas turísticas do Centro de Portugal, seja o caso de Fátima ou de Coimbra, entre outras, que são preservadas na estratégia de comunicação e no conceito base da nova identidade corporativa. “A logomarca não pretende substituir ou anular as marcas existentes, pelo contrário, pretende valorizar e ampliar a notoriedade das existentes”, considera.
Na apresentação da marca, na BTL, Pedro Machado acrescentou ainda que, a região quer aproveitar a oportunidade do Portugal 2020, pretendendo que esta se traduza “numa maior coesão para este território e para o País, queremos que ela se traduza num maior envolvimento dos agentes públicos e privados que temos na nossa grande região, mas queremos contribuir garantidamente para criar um melhor destino”.
Presente na apresentação da marca, o ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, realçou que o Turismo, que contribui com 15% do total das exportações de Portugal, além de ser “a grande alavanca da economia do território e esta tem de ser para o País o nosso factor diferenciador que nos torne competitivos”. Para o responsável, o que “o Turismo é uma das apostas importantes do quadro do próximo ciclo de fundos europeus, o Portugal 2020”. No quadro comunitário o Turismo irá, não só, “beneficiar dos apoios que existem ao nível da qualificação, da inovação, da internacionalização, do empreendedorismo”, mas também em alguns domínios este reconhece as “circunstâncias especiais do Turismo”, integrando apoios particulares e especiais. “É uma das poucas áreas onde as obras físicas vão ser permitidas, é uma área onde os reembolsos e os apoios de projectos de turismo são mais longos do que noutras áreas, porque sabemos que é necessário dar mais tempo para que estes projectos tenham retorno”.
*Leia o artigo na íntegra na edição 1286 do Publituris em distribuição na BTL no stand 2E23.