Brasil lança directrizes para qualificação do Turismo
O objectivo é qualificar trabalhadores, gestores, empresários e empreendedores que actuam nos serviços vinculados às atividades turísticas.
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O Ministério do Turismo do Brasil criou 21 directrizes que vão nortear o novo Plano Nacional de Qualificação do Turismo, com lançamento marcado para o primeiro semestre de 2015.
O objectivo é qualificar trabalhadores, gestores, empresários e empreendedores que actuam nos serviços vinculados às atividades turísticas.
De acordo com o ministro do Turismo, Vinicius Lages, a aquisição permanente de conhecimento, habilidades, atitudes e valores profissionais garantem componentes estratégicos ao sector, como capacidade de inovação e poder de incremento da competitividade.
As 21 directrizes estão divididas em duas linhas de actuação: formação profissional e certificação de pessoas. A primeira linha de acção é composta por 16 directivas para orientar o planeamento, execução, monitoramento e a avaliação de acções. A segunda, com cinco critérios-base, tem o propósito de orientar e actualizar os perfis profissionais.
Ampliar os programas de qualificação e capacitação de gestores para aqueles que atuam na área é um dever que tem sido assumido pelo Ministério do Turismo brasileiro, com o intuito de estimular empreendedores a aderir a novos modelos de negócio, incorporando mudanças para atrair, encantar e entreter o turista.
Para colocar em prática as directrizes de qualificação e certificação, o ministério encaminhou a Elaboração da Política Nacional de Qualificação em Turismo e o desdobramento em um Plano de Qualificação, composto por programas, projectos e acções de formação para o sector.
O Plano Nacional de Qualificação do Turismo é um dos eixos prioritários no novo ciclo de desenvolvimento do turismo. Os avanços no PNQT envolvem quatro eixos com impacto na economia: inovação, competitividade, sustentabilidade e qualidade contínua nos serviços turísticos.