Mercado inglês cresce 30% no Hotel Mundial
O Hotel Mundial voltou a marcar presença, este ano, na stand do Turismo de Portugal na World Travel Market, que decorre até 6 de Novembro.
Carina Monteiro
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O Hotel Mundial voltou a marcar presença, este ano, no stand do Turismo de Portugal na World Travel Market, que decorre até 6 de Novembro. O mercado inglês começou a dar sinais de retoma, crescendo este ano 30% na unidade lisboeta.
“Deixei de vir à WTM, nos últimos anos, não porque desconsiderasse a importância da feira, mas pelas mudanças que ocorreram no mercado”, começa por dizer Manuel Pinto, director do Hotel Mundial. “Assistimos a grandes alterações do mercado inglês, com a passagem de uma parte do negócio do circuito de vendas para as Online Travel Agencies, com o desaparecimento de operadores turísticos que tinham uma programação de city e short breaks. Esse foi um dos motivos pelos quais deixamos de vir à feira. Entretanto, nos últimos anos, verificámos que o mercado inglês tem vindo a crescer, sobretudo, este ano (+30%), mas ainda aquém das 20 mil dormidas que tivemos há sete ou oito anos”, explica.
Por outro lado, diz o responsável, “surgiram novas empresas que fazem distribuição online, que são B2B e algumas até têm DMC em Portugal e começam a ser parceiras.” Este não é o único motivo para retomar a participação na feira: “A existência de operadores de várias nacionalidades” permitem que esta feira seja o ponto de encontro para outros mercados.
Em termos globais, o ano de 2014 está a igualar as taxas de ocupação de 2013 no Hotel Mundial e a receita cresceu 3%.
O que está a surpreender o responsável do hotel é a diminuição da dependência das OTA’s. “Até há dois meses, 70% das nossas vendas eram através do online. Essa dependência está a começar a diminuir e estamos a ser solicitados por diversos operadores, quer do mercado brasileiro, inglês, francês ou até espanhol.”
HOTEL PORTUGAL
Quanto à segunda unidade do grupo, o Hotel Portugal, aberto no início do ano, este tem correspondido às expectativas. Não obstante a localização, em plena baixa lisboeta, e a decoração da unidade, o foco do hotel boutique é, desde o início, o atendimento ao cliente.
Uma aposta ganha a avaliar pelos comentários na internet, onde o atendimento é sempre “sobressaído”, refere Manuel Pinto. O hotel tem, desde Abril, uma taxa de ocupação de 95%.
* A jornalista encontra-se em Londres, na WTM