Modelo da Embratur vai ser repensado
Vinicius Lages, ministro do Turismo do Brasil, na abertura da ABAV, indicou que as parcerias são o principal foco.
Raquel Relvas Neto
Academia GEA faz balanço positivo de primeiro ano de formação
Azores Airlines com prejuízo de 25,6M€ no 1.º trimestre de 2024
SAS assina acordo de adesão à SkyTeam
TAAG e AFI KLM E&M em parceria para suporte e reparação de B777
Living Tours volta a pagar 15.º mês de salário aos colaboradores
Airbus Atlantic Portugal recruta mais 50 colaboradores
Turismo do Alentejo e Ribatejo, 25 de abril, Inatel e cruzeiros na edição 1510 do Publituris
Edição Digital: Turismo do Alentejo e Ribatejo, 25 de abril, Inatel e cruzeiros na edição 1510 do Publituris
Zimbabué acolhe 1º Fórum Regional da ONU dedicado ao turismo gastronómico
Páscoa em março acelerou crescimento da atividade turística
Vinícius Lages, ministro do Turismo do Brasil, na cerimónia de abertura da 42ª ABAV, que decorre até domingo, dia 28 de Setembro, em São Paulo, anunciou uma revisão do modelo da Embratur.
Segundo o responsável, “muito se avançou ao longo destes últimos 12 anos [no sector do Turismo brasileiro], mas mais se pode avançar se queremos fazer do Turismo esse eixo de desenvolvimento do país, para isso é preciso construirmos parcerias intersectoriais. Não acreditamos que isoladamente o Turismo possa crescer tanto quanto se ele se souber articular. Não apenas através da sua capacidade de produção da experiência turística mas também sobretudo da promoção”.
É neste sentido que surge a revisão da Embratur – Instituto Brasileiro de Turismo, que o responsável explicou que “passa por uma melhor articulação com os esforços que estão a ser feitos no país de venda para o mundo das nossas jóias, do audiovisual, do artesanato, do têxtil, porque é dessa força conjunta que vai fazer com que o Brasil seja mais conhecido no mundo”.
“Estamos a trabalhar para reformular a nossa maneira de fazer promoção, de apoiar a produção turística, o desenvolvimento dos destinos, estamos a trabalhar para melhorar a nossa capacidade de conhecer o mercado”, explicou.
“Repensar a Embratur do ponto de vista da sua institucionalidade, nesse desafio que temos de atrair mais turistas internacionais para o Brasil” é o principal objectivo desta alteração que vai contar com ‘inputs’ de outros países mais experientes em matéria de turismo, como a França, através do Atout France.
Articular as acções de promoção ao mercado internacional com o mercado interno é também um dos objectivos do Ministério do Turismo do Brasil. Vinicius Lages anunciou o lançamento da campanha “Partiu Brasil” sobretudo ao mercado interno brasileiro que tem crescido nestes últimos anos como mercado emissor, não só para o Brasil como para outros países.
*A jornalista encontra-se em São Paulo a convite da ABAV e TAP.