Hotelaria portuguesa recebeu mais de 13M de hóspedes em 2013
Este número revela um crescimento de 5,3% face ao ano anterior.

Marta Barradas
A hotelaria em Portugal recebeu cerca de 13,3 milhões de hóspedes em 2013, o que representa um crescimento de 5,3% face ao ano anterior.
Segundo dados publicados esta quinta-feira no INE (Instituto Nacional de Estatística), em termos de dormidas Portugal atingiu os 39,3 milhões, apresentando também um crescimento de 5,8% em relação a 2012.
O aumento das dormidas baseou-se no crescimento do número de dormidas realizadas por turistas não residentes, que atingiu 8,5%, tendo as dormidas de residentes diminuído em 0,5%.
Estes valores consideram a globalidade da actividade de alojamento turístico, abrangendo nomeadamente a estabelecimentos hoteleiros, turismo no espaço rural, turismo de habitação e ainda o alojamento local. Neste âmbito, os hóspedes totalizaram 15,3 milhões em 2013 (+4,6%) e 43,5 milhões de dormidas (+5,3%).
No entanto, é a hotelaria que apresenta um maior número de hóspedes, abrangendo 90% do total das dormidas em 2013.
De acordo com os resultados do Inquérito às Deslocações dos Residentes, cerca de 4 milhões dos residentes em Portugal efectuaram viagens turísticas em que dormiram pelo menos uma noite fora da sua localidade de residência, o que representa 37,9% da população residente no País em 2013 (37,8% em 2012).
Foram realizadas no mesmo ano cerca de 17,9 milhões de viagens pelos turistas residentes, das quais 16,4 milhões (91,7%) foram realizadas em Portugal (+5,2%) e os restantes 1,5 milhões para o estrangeiro (-2,6%).
Europa lidera número de chegadas internacionais em 2013
Segundo dados provisórios da Organização Mundial de Turismo, as chegadas de turistas internacionais nos cinco continentes totalizaram 1 086,8 milhões em 2013, representando um acréscimo de 5,0% face ao ano anterior.
No entanto, foi a Europa que concentrou um maior número das chegadas de turistas internacionais (51,8%), registando um aumento de 5,4% face a 2012.
A região da Ásia e Pacífico registou o maior crescimento no número de chegadas de turistas, em 6,2%, seguindo-se África, com um acréscimo de 5,4%, e a América, com +3,2%.
Apenas o Médio Oriente voltou a registar um decréscimo no número de turistas entrados na região, com -0,2% comparativamente ao ano anterior.