Aproximação aos privados é prioridade do Turismo de Portugal
Adolfo Mesquita Nunes enumera os desafios do novo conselho directivo do instituto público.
Carina Monteiro
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Anunciados os dois nomes que completam a administração do Turismo de Portugal (TP), o secretário de Estado do Turismo enumera os desafios da nova administração. Do ponto de vista interno, Adolfo Mesquita Nunes afirma que o desafio será continuar a criar condições para que as empresas do sector possam aproveitar o aumento de fluxos de turistas para a Europa. Para a criação dessas condições o TP terá que ter “uma parceria maior com as empresas e com o sector privado na definição, nomeadamente, das políticas de promoção”. Mas não só. Terá de haver “uma maior parceria na reformulação dos mecanismos de financiamento”. Por isso, explica, “decidi criar um pelouro dentro do Turismo de Portugal só com essa função de apoio as empresas”.
Do ponto de vista externo, o desafio será “continuar a reforçar a posição de Portugal no pelotão da frente do turismo e reforçar a nossa competitividade, ou seja, demonstrar no panorama internacional que Portugal é um dos destinos a ter em conta nos próximos anos”.
“Continuamos a manter uma estratégia focada na promoção do destino como um todo e segmentar a mensagem por mercados, porque os mercados querem produtos diferentes e tem perfis diferentes de turistas. E estamos apostar no online, que permite essa segmentação com menores custos e é onde hoje se tomam as decisões de venda e compra no turismo”.
Já sobre aposta em mercados, Adolfo Mesquita Nunes refere que a prioridade serão os mercados tradicionais. “Olhando para os principais mercados emissores de turistas para Portugal, verifica-se que a quota de mercado ainda é pequena, o que significa que ainda temos uma enorme margem de progressão nos mercados onde Portugal já está consolidado, de que são exemplo Reino Unido, França, Alemanha, Espanha e Brasil. Não significa que descuremos outros mercados, mas parece-me que seria desajustado não focar essencialmente nos mercados onde o destino já é conhecido”
* A jornalista está em Madrid a convite da Fitur.