Assine já
Alojamento

SET: “Alojamento paralelo não se resolve só com a lei”

Entre uma das propostas de revisão do RJET, o Governo propõe uma flexibilização da classificação hoteleira.

Carina Monteiro
Alojamento

SET: “Alojamento paralelo não se resolve só com a lei”

Entre uma das propostas de revisão do RJET, o Governo propõe uma flexibilização da classificação hoteleira.

Carina Monteiro
Sobre o autor
Carina Monteiro
Artigos relacionados
Artigos relacionados
Alojamento

Em véspera de eleições autárquicas, AHRESP deixa apelo aos candidatos

A associação recorda que as decisões das Câmaras Municipais e das Juntas de Freguesia têm “um efeito direto no funcionamento das atividades” que representa.

Publituris
tagsAHRESP

Neste domingo, 26 de setembro, decidem-se os novos executivos  para as 308 câmaras municipais do país, uma ocasião que a AHRESP – Associação de Hotelaria, Restauração e Empreendimentos Similares de Portugal não deixa passar em branco sem chamar a atenção aos candidatos para que “contribuam, valorizem e apoiem as empresas das atividades do Alojamento Turístico e da Restauração e Similares dos seus territórios”.

“Dadas as competências próprias do poder local, nomeadamente das Câmaras Municipais e das Juntas de Freguesia, as suas decisões têm um efeito direto no funcionamento das atividades que a AHRESP representa, particularmente no que diz respeito aos estabelecimentos de Alojamento Turístico e de Restauração e Similares”, evoca a associação.

A regulamentação/limitação à atividade de Alojamento Local, ao estacionamento e às cargas e descargas, passando pelos horários de funcionamento, pela ocupação do espaço público por esplanadas e pela aplicação/isenção de taxas municipais são algumas das áreas com influência direta dos executivos municipais.

A AHRESP recorda que “apesar de, muitas vezes, os agentes económicos não residirem no local onde decidiram abrir o seu negócio, estes não deixam de contribuir, de forma decisiva, para o desenvolvimento e para a atratividade dos territórios, proporcionando bens essenciais a residentes e a visitantes, criando emprego (direto e indireto) e atraindo riqueza”.

A associação revela-se disponível para manter uma relação de colaboração com as autarquias nas matérias que impactam nos agentes económicos por ela representados,  “apelando a todos os autarcas candidatos que, quando eleitos, não deixem de reconhecer e levar a cabo as medidas necessárias para que se crie um ambiente amigo destes negócios que, como é reconhecido, e com a pandemia COVID-19, foram dos mais prejudicados, mas também são dos mais resilientes”.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Dossier relacionado
AHRESP
Destinos

CTP quer redução dos custos de contexto e diz que afetam “de forma exponencial a competitividade” do turismo

A CTP pede “compensações” para as empresas do setor pelos aumentos do preço da electricidade e combustíveis, assim como a redução da carga fiscal.

Publituris

Os custos de contexto estão a “afetar de forma exponencial a competitividade do setor do turismo”, denuncia a  Confederação do Turismo de Portugal (CTP), que defende uma redução a este nível, nomeadamente através de “compensações para fazer face aos atuais aumentos de preço da energia elétrica e dos combustíveis, assim como a diminuição da carga fiscal”.

“Os custos de contexto estão a afetar de forma exponencial a competitividade do setor do Turismo, numa altura em que esta atividade económica fundamental para a geração de riqueza e emprego necessita de se refortalecer para recuperar destes quase dois anos de pandemia”, afirma Francisco Calheiros, presidente da CTP.

Segundo a CTP, esta questão ganha mais relevância numa altura em que arrancam as negociações para o Orçamento do Estado de 2022 e porque, acrescenta a associação patronal, a “retoma da atividade turística depende, além de apoios públicos, de uma redução significativa dos custos de contexto suportados pelas empresas”.

“Eliminar ou reduzir custos de contexto com que diariamente as empresas se confrontam passa, por exemplo, segundo a CTP, por o Governo encontrar mecanismos de compensação para ajudar as empresas a suportar o aumento de preço da energia elétrica, que tem um peso relevante na sua estrutura de custos. Também o preço elevado dos combustíveis tem um impacto muito significativo nas empresas, pelo que a CTP defende a redução significativa dos impostos sobre os combustíveis – nomeadamente do ISP – que no conjunto representam mais de 60% da fatura do consumidor final”, exemplifica a CTP.

Paralelamente, a CTP quer também uma redução da carga fiscal, uma vez que, defende Francisco Calheiros, as empresas do setor precisam de uma “baixa de impostos” e “a carga fiscal é, de facto, demasiado elevada e este é um dos principais custos de contexto que mais está a prejudicar a competitividade das empresas do turismo”, sendo, por isso, “fundamental que haja desagravamento fiscal, nomeadamente ao nível do IRC e do IVA”.

Para a CTP, é ainda necessário “eliminar a excessiva regulação laboral e incentivar um código de trabalho mais flexível, com regras que ajudem as empresas e não acarretem, pelo contrário, mais custos”.

“É fulcral que o Código do Trabalho não regrida ainda mais em relação à reforma de 2019, a qual veio diminuir em muitos dos casos a capacidade de gestão das empresas no que diz respeito ao mercado de trabalho e à utilização da contratação a termo, que é absolutamente essencial numa atividade eminentemente sazonal”, defende Francisco Calheiros.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Distribuição

Bijagós com oferta da Sonhando para o Fim-de-Ano

O programa inclui estada de nove noites no Hotel Ecolodge Ponta Anchaca de quatro estrelas e jantar na noite de Fim-de-Ano.

Publituris

A Sonhando lançou uma programação especial para celebrar o Fim-de-Ano nos Bijagós, na Guiné Bissau.

A oferta do operador turístico, disponível a partir de 1641 euros por pessoa, conta com partida de Lisboa a 29 de dezembro em  voos da EuroAtlantic airways. O programa inclui estada de nove noites no Hotel Ecolodge Ponta Anchaca de quatro estrelas e jantar na noite de Fim-de-Ano.

O valor abrange o voo em classe  económica  com direito a 2pc até 23kg de bagagem; transporte do aeroporto de Bissau / Bijagós / aeroporto de Bissau – com lancha (1h30min); estada de nove noites no hotel escolhido, quarto standard; Oferta do Seguro de Assistência em Viagem modalidade BÁSICO (Seguro opcional de Assistência em Viagem modalidade VIP + 35€/pessoa); e taxas de aeroporto e de segurança portuguesas + Sobretaxa de combustível (YQ) à saída de Lisboa.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Beja comemora Dia Mundial do Turismo com visita guiada ao centro histórico

A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Beja.

Publituris
tagsBeja

A Câmara Municipal de Beja assinala o Dia Mundial do Turismo sob a temática “Turismo para um crescimento inclusivo” com a organização de um conjunto de visitas guiadas ao Centro Histórico de Beja, no dia 27 de setembro, para a comunidade sénior, pelas 10h00 e comunidade migrante, pelas 20h00.

Neste dia, é ainda disponibilizada possibilidade de inscrição da comunidade para a visita agendada para as 16h00. A visita terá a duração de 1h30m e permitirá ao participante conhecer os grandes e pequenos factos da história de Beja a partir dos monumentos e outros vestígios do seu Centro Histórico. 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Aviação

TAP confirma cobrança de 657M€ em voos ainda não realizados e diz que esta é uma notícia “positiva”

Segundo a TAP, esta é uma notícia “positiva”, uma vez que indica que a companhia aérea “aumentou o seu volume de vendas para os voos que tinha e tem programados”.

Publituris

A TAP veio esta sexta-feira, 24 de setembro, esclarecer que, como “qualquer outras companhia aérea, vende antecipadamente os bilhetes para os seus voos” e confirma que já cobrou 657 milhões de euros em bilhetes de voos ainda não realizados, numa notícia que, segundo a transportadora nacional, é “positiva”, uma vez que indica que a companhia “aumentou o seu volume de vendas para os voos que tinha e tem programados”.

“A TAP esclarece que, como qualquer outra companhia aérea, vende antecipadamente os bilhetes para os seus voos. A cobrança dos bilhetes não é realizada a bordo, nem após a prestação do serviço, mas sim antes do voo se realizar, como é prática de toda a indústria mundial”, explica a companhia aérea, num comunicado divulgado esta sexta-feira, 24 de setembro.

Para a companhia aérea, que confirma que já que cobrou 657 milhões de euros em bilhetes de voos ainda não realizados, esta “é uma notícia positiva, pois significa que a TAP aumentou o seu volume de vendas para os voos que tinha e tem programados”.

A companhia aérea explica ainda que, no que diz respeito a voos cancelados e pedidos de reembolso, já foram processados, até esta sexta-feira, “98% dos pedidos de reembolso efetuados a nível global desde o início da pandemia (fixando-se para esse efeito a data de 1 de março de 2020), no valor de 668 milhões de euros”.

“Em números absolutos, a TAP recebeu 2,284 milhões de pedidos de reembolso, dos quais se encontram pendentes ao dia de hoje 46 mil, evidenciando o esforço e empenho da TAP na resolução rápida deste desafio”, finaliza a transportadora.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Destinos

Google já permite experimentar percurso virtual dos Caminhos de Santiago

Foi desenvolvido um portal que mostra o património cultural das icónicas rotas de Santiago de Compostela.

Publituris

Este ano, para coincidir com o Ano do Jubileu, e para comemorar o Ano Jacobeu de 2021-2022, o Governo Regional da Galiza e o Google Arts & Culture, em colaboração com o Governo Regional de Aragão, a Fundação da Catedral de Santiago e a Federação Espanhola das Associações de Amigos dos Caminhos de Santiago criaram o ‘¡Buen Camino!”.

Trata-se de um percurso virtual pelas rotas dos peregrinos para chegarem a Santiago de Compostela, e que permite mostrar o património cultural das icónicas rotas de Santiago de Compostela – incluindo o Caminho Português e o Caminho Português da Costa -, num portal dedicado exclusivamente a elas.

“Os Caminhos de Santiago”  do Google Arts & Culture, que está disponível, a partir de hoje, em 11 idiomas, incluindo espanhol, galego, inglês, italiano, francês, alemão, português, coreano, chinês, japonês e russo servirá também para inspirar os utilizadores com conteúdos envolventes sobre os benefícios de caminhar e de se conectarem com a natureza, permitindo-lhes sentir a magia de fazer estes caminhos. Os peregrinos virtuais poderão iniciar a sua viagem por diferentes rotas, tais como a de Fisterra e Muxía, o Caminho Português ao longo da costa atlântica, o Camino Primitivo (Caminho Primitivo) utilizado pelos primeiros peregrinos, o Caminho Francês e o Caminho do Norte que percorre o costa da Cantábria à Galiza, entre muitos outros.

O projecto “¡Buen Camino!” oferece uma visão virtual dos diferentes Caminhos de Santiago com estórias imersivas que ganham vida e cor através de 104 exposições online, mais de 4.700 fotografias e vídeos, 13 visitas virtuais 360º e um vídeo atmosférico que envolve sensorialmente o espectador no espírito do Camino, vídeo este que mostra a experiência desta  viagem.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Dossier relacionado
Destinos

Setúbal celebra Dia Mundial do Turismo com várias iniciativas

Passatempos, workshops, provas de produtos regionais, promoções especiais e a entrada gratuita em museus são alguns dos eventos dinamizados.

Publituris

Passatempos, workshops, provas de produtos regionais, promoções especiais e a entrada gratuita em museus são alguns dos eventos que assinalam o Dia Mundial do Turismo, 27 de setembro, em Setúbal.

Uma happy hour, com início às 18h00, celebra o primeiro aniversário da Casa do Turismo, equipamento municipal localizado na Praça de Bocage, com música ao vivo e a oferta de bolo de aniversário, minitapas, moscatel de Setúbal e vinho da região.

Entre as 10h00 e as 20h00, há a oportunidade de adquirir produtos regionais no Centro Interpretativo sobre Gastronomia e Vinhos da Casa do Turismo de Setúbal com desconto de 15 por cento.

As comemorações do Dia Mundial do Turismo, dinamizadas pela autarquia em vários espaços e equipamentos municipais, de 27 de setembro a 5 de outubro, incluem ainda dois passatempos, a decorrer na página oficial do evento, em https://diamundialdoturismo.visitsetubal.com/, organizados em parceria com entidades e agentes turísticos da região.

Um dos sorteios habilita os participantes a ganhar um voucher duplo que inclui uma estadia de duas noites no EcoParque Prof. José Fernando Gonçalves, no Outão, um batismo duplo de stand up paddle no rio Sado com a Ecoxscape  e uma visita guiada para duas pessoas à Casa-Museu José Maria da Fonseca, em Vila Nogueira de Azeitão, seguida de prova de dois vinhos premium.

Para concorrer basta seguir a página visit_setubal no Instagram e o seguidor número 10 mil será o vencedor do voucher.

O outro passatempo a decorrer na página Visit Setúbal sorteia um voucher duplo para uma prova de vinhos de Setúbal na Quinta de Alcube com o operador Taking U There e uma estadia de uma noite para duas pessoas no Novotel Setúbal.

Para participar, os candidatos devem enviar, até 5 de outubro, uma frase que inclua as palavras “Novotel”, “Vinhos”, “Turismo” e “Setúbal” para o endereço de correio eletrónico h1557@accor.com, com título “Dia Mundial do Turismo Setubal 2021: a melhor frase”. A escolha da melhor frase é feita pela unidade hoteleira.

O programa comemorativo do Dia Mundial do Turismo inclui, igualmente, entre os dias 27 de setembro e 5 de outubro, a entrada gratuita em museus do concelho, designadamente no Museu de Setúbal/Convento de Jesus, na Casa Bocage, na Casa do Corpo Santo, no Museu do Trabalho Michel Giacometti e na Galeria Municipal do Banco de Portugal.

Durante o mesmo período, há descontos de 10 por cento na aquisição de produtos nas lojas da Casa da Baía, Mercearia Confiança de Troino, Moinho Maré da Mourisca e Casa do Turismo. 

Outras atividades comemorativas do Dia Mundial do Turismo contemplam, no Moinho de Maré da Mourisca, a 30, às 21h30, o evento “Fado e Vinho no Moinho”, com as atuações de Nuno Rocha, Maria do Céu Freitas e Sara Margarida, acompanhados por Custódio Magalhães na guitarra e Vítor Pereira na viola.

Esta noite de fados, com entradas a 15 euros e inscrições a decorrer, inclui também uma prova de vinhos e queijos da região, assim como caldo verde e uma oferta de recordação do evento.

Segue-se, a 1 de outubro, entre as 10h00 e as 12h00, igualmente no Moinho de Maré, uma atividade sobre os golfinhos-corvineiros direcionada às escolas, no âmbito das comemorações do 41.º aniversário da Reserva Natural do Estuário do Sado.

As aves da zona da Mourisca inspiram, a 3 de outubro, atividades para as famílias, com uma oficina pedagógica e um passeio de barco pelo Estuário do Sado, para despertar a criatividade e sensibilizar para a proteção das aves estuarinas.

Esta atividade, por 10 euros para crianças e 15 para adultos, com inscrições a decorrer, realiza-se entre as 11h00 e as 13h00 e, caso seja preenchida esta primeira sessão, há outra, entre as 14h00 e as 16h00.

Na Casa da Baía, as atividades incluem, a 1 de outubro, às 19h00, a degustação comentada “Cavala e Turismo: sabe como é!”, com a chef Cristina Sá Marques a preparar quatro tapas. As inscrições, para um máximo de 16 pessoas, estão a decorrer.

Ainda na Casa da Baía, nos dias 2 e 3 de outubro, pelas 16h00, realiza-se o workshop “Tortas de Azeitão”, uma oportunidade para descobrir segredos dos sabores e confeção deste clássico da doçaria regional.

Também a 2 e a 3 de outubro, o Posto de Turismo de Azeitão promove, às 14h00, provas de queijos e de vinhos, enquanto na Mercearia Confiança do Troino, às 16h30, há um workshop de azulejaria.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Dossier relacionado
Aviação

LATAM Airlines lança promoção desde 385 euros para o Brasil

Promoção da LATAM Airlines para voos entre a Europa e o Brasil é válida para ligações de ida e volta, e está disponível para reservas até 28 de setembro.

Publituris

A LATAM Airlines lançou uma nova promoção para os voos entre a Europa e o Brasil, disponibilizando preços desde 385 euros para reservas realizadas até 28 de setembro, valor que é válido para voos de ida e volta, em classe económica.

De acordo com a companhia aérea, a promoção está também disponível para voos em classe executiva, sendo que, em ambos os casos, a tarifa promocional está sujeita à disponibilidade existente na classe indicada.

O valor apresentado de 385 euros já inclui impostos e taxas, estando as tarifas promocionais já disponíveis para reserva através dos GDS.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Alojamento

Hotéis Sentido premiados com TUI Quality Award 2020

As duas unidades estão localizadas na costa sul da ilha da Madeira.

Publituris
tagstui

Os hotéis Sentido Galosol e Sentido Galomar, no Caniço-de-Baixo, receberam esta semana o prémio TUI Quality Award 2020, atribuído no âmbito dos TUI Global Hotel Awards 2020, cuja entrega foi adiada pela pandemia.

Localizados na costa sul da ilha da Madeira, junto à reserva natural parcial do Garajau, os hotéis Sentido distinguem-se pelo seu posicionamento de eco-hotels, oferecendo infra-estruturas que combinam conforto com sustentabilidade. Além dos quartos com vista para o mar, os hotéis contam ainda com acesso directo ao mar através do complexo balnear Lido Galomar, piscinas interior e exterior com água salgada, ginásio, SPA e saunas panorâmicas, e ainda com o restaurante Atlantis e o Capoeira Lounge Bar, suspensos na falésia com vistas panorâmicas sobre o mar. Todos os serviços estão abertos ao público.

Para Eric Schumann, administrador dos Hotéis Sentido na Madeira, “é com enorme orgulho que anunciamos este novo prémio atribuído por um parceiro tão importante como a TUI. Os TUI Global Awards foram criados pelo operador para celebrar “os melhores dos melhores” a nível da hotelaria. Este é sobretudo reconhecimento do nosso trabalho pelos nossos queridos hóspedes em tempos difíceis e é também um voto de confiança nos nossos hotéis.”

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Alojamento

Marriott abre nova unidade em Punta Cana

O AC Punta Cana fica localizado a 15 minutos do Aeroporto Internacional de Punta Cana.

Publituris

A AC Hotels by Marriott, marca da Marriott International, anunciou a sua estreia em Punta Cana com a abertura de um hotel com 129 quartos  com espaços públicos abertos e multifuncionais.

O AC Hotel by Marriott Punta Cana está localizado a 15 minutos do Aeroporto Internacional de Punta Cana (PUJ) e do Centro Comercial San Juan. As ofertas exclusivas da marca incluem o AC Kitchen, de inspiração espanhola, aberto para o pequeno-almoço, jantar e brunch aos finais de semana. Os hóspedes são recebidos num ambiente com um design contemporâneo em tons naturais, acabamentos  texturizados e peças cuidadosamente selecionadas.

Já o AC Lounge® oferece cocktails, como gin tónico de inspiração local, cervejas artesanais locais e uma oferta de vinhos diversificada. As tapas complementam o menu.
Os hóspedes também podem saborear  bebidas ao ar livre no terraço com piscina infinita, uma área infantil para reuniões familiares, equipado com  espreguiçadeiras. O terraço oferece uma seleção de comidas, bebidas e entretenimento durante o dia para os hóspedes do hotel e oferece uma programação semanal que inclui música e eventos sociais.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos

Toda a informação sobre o sector do turismo, à distância de um clique.

Assine agora a newsletter e receba diariamente as principais notícias do Turismo. É gratuito e não demora mais do que 15 segundos.

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se conectado

©2021 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.