ERT-RL defende “coerência e unidade” na promoção turística
Vítor Costa, presidente da comissão executiva, realçou a cooperação estratégica entre a ERT-RL e a ATL nos próximos anos na promoção da cidade e região de Lisboa.

Raquel Relvas Neto
Mercado das Viagens disposta a discutir com o setor a falta de rentabilidade das pequenas e médias agências de viagens
OnTravel DMC chega à Madeira em março com frota própria
Comissário europeu para os Transportes e Turismo quer criar estratégia de turismo sustentável
Estudo da TUI confirma que viajar rejuvenesce
Governo moçambicano autoriza venda de 91% da LAM a empresas estatais
Setores ligados ao Turismo acompanham “recuo significativo” na criação de empresas no arranque de 2025
Feira Ambiente volta a contar com Mostra de Produtos Portugueses
Emirates atualiza datas dos próximos Open Days em Portugal
ONU Turismo abre candidaturas para Melhores Vilas Turísticas 2025
Ponte da Barca vai contar com dois novos trilhos pedestres
Os corpos sociais da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa tomaram posse, esta quinta-feira, no Lisboa Welcome Centre, que irá também ser a sede da entidade nos próximos cinco anos (2013-2018).
Na ocasião, Vítor Costa, presidente da comissão executiva da ERT-RL, destacou que o objectivo inicial da entidade regional passa por afirmar um projecto regional, que vai englobar uma cooperação entre a ERT-RL e a Associação de Turismo de Lisboa, que “actuarão articuladamente, sem duplicações e com unidade de comando”.
“O que pretendemos é unificar a promoção, interna e externa, aproveitando a capacidade da ATL, que é a entidade especializada nesta matéria e tem provas dadas, e os meiso técnicos e humanos da ATL e ERT, para uma actuação coerente em todos os mercados, dirigida aos nossos produtos e utilizando os meios mais indicados para cada caso”, clarifica o responsável.
Vítor Costa garantiu que não “se repetirá a presença de duas “Lisboas” com stands diferentes na BTL ou em feiras no mercado espanhol ou francês, confundindo os consumidores, nem a duplicação de materiais e sites promocionais”.
Plano Regional de Turismo
A primeira “prioridade estratégica” que a entidade vai encarar será a criação de um Plano Regional de Turismo, cujo início, em 2015, coincide com o término do TLx 14 da ATL, que irá também adoptar este plano que entra agora em desenvolvimento. Esta “plataforma de consenso” visa discutir a visão para a região, a estratégia, oferta e procura, pontos fortes e fracos, oportunidades, ao equilíbrio regional, qualificação urbana, a melhoria da experiência dos turistas, as marcas, produtos, mercados, bem como os programas estratégicos e os programas de acção.
O resultado final previsto será “um instrumento amplamente consensualizado que constitua a plataforma de intervenção regional, tornando a região mais forte, mais coesa e mais competitiva e que seja um estímulo e um guia para a acção”.
Para além da sede em Lisboa, a ERT-RL vai continuar a ter uma delegação em Setúbal.