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Jornadas Europeias do Património

Castelo dos Mouros, Parque e Palácio da Pena com visitas técnicas guiadas.

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Castelo dos Mouros, Parque e Palácio da Pena com visitas técnicas guiadas.

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Para celebrar as Jornadas Europeias do Património, de 20 a 22 de setembro, a Parques de Sintra irá realizar visitas técnicas guiadas gratuitas a diversos pontos de interesse que estão a ser alvo de trabalhos de requalificação, ou cujas obras terminaram recentemente. Para tal, contará com a presença dos técnicos responsáveis pela coordenação dos projetos, os melhores intervenientes para explicarem as intervenções que conduziram. As visitas são gratuitas mas é obrigatória inscrição prévia.

O programa tem início na sexta-feira, dia 20 setembro, às 10h, com uma visita ao Castelo dos Mouros, local onde vai ser explicado o projeto ‘À Conquista do Castelo’. Aqui, os visitantes vão ficar a conhecer os locais onde foram levadas a cabo as escavações arqueológicas, quais os processos utilizados para a requalificação dos caminhos de ronda e ainda quais os cuidados tidos aquando da construção do novo centro de apoio ao visitante, entre outras curiosidades.

Em simultâneo, (10h de dia 20), no Palácio da Pena, os participantes terão a rara oportunidade de entrar no Palácio através do antigo acesso principal de convidados da Família Real. Será apresentado o projeto de restauro de interiores em curso no Salão Nobre, bem como no Palácio Novo. Entre as várias explicações, vão ser tocados pontos como a arquitetura, as artes decorativas e o acervo. Igualmente no Palácio da Pena, às 12h, vai ter lugar uma visita ao Gabinete da Rainha (atualmente em fase de projeto de conservação e restauro), onde os participantes descobrirão tudo sobre as transformações que sofreu ao longo dos tempos, e compreender que as futuras opções museológicas resultarão de um compromisso entre as diversas épocas de vivências do Palácio.

A recente recuperação da Abegoaria da Quinta da Pena vai também ser palco de uma visita guiada (15h, 20 setembro) na qual os intervenientes poderão observar como foi levado a cabo o processo de restauro daquele edifício do séc. XIX, visitar as cavalariças onde se alojam os cavalos de tiro (Ardennais) e os cavalos protagonistas dos passeios equestres no Parque da Pena. Ainda no Parque da Pena, (16h30, 20 setembro) outra das propostas para estas Jornadas Europeias do Património é a descoberta do restauro efetuado na Feteira da Rainha e no Jardim das Camélias, onde os visitantes serão guiados por uma das áreas mais emblemáticas do Parque da Pena. O projeto incluiu um conjunto alargado de intervenções que visaram a recuperação de estruturas construídas e vegetação em avançado estado de degradação. Com esta visita, será ainda possível conhecer algumas das mais importantes coleções botânicas do Parque da Pena, nomeadamente de camélias e fetos arbóreos.

No domingo, dia 22 de setembro, às 11h, o convite é para participar numa visita técnica guiada ao restauro integral do Salão Nobre do Palácio da Pena bem como das suas salas adjacentes, sob a orientação do Diretor do Palácio. Esta visita foca, sobretudo, as questões de significado patrimonial do Salão Nobre enquanto testemunho de uma residência romântica, a relação da arquitetura com o acervo e o seu significado histórico. Será ainda destacada a importância do restauro tanto das artes decorativas como do acervo do Palácio. A visita passará ainda pelo interior da Escada das Cabaças.

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, que têm como objetivo a sensibilização dos cidadãos para a importância da proteção do Património. Em Portugal, a Direção-Geral do Património Cultural escolheu este ano o tema ‘Lugares’, por forma a suscitar a aproximação física e emocional dos participantes aos polos patrimoniais, de modo a sensibilizar os cidadãos para a sua proteção.

PROGRAMA

Todas as visitas guiadas são gratuitas, têm um limite máximo de participantes e carecem de reserva prévia.

Castelo dos Mouros – Projeto ‘À Conquista do Castelo’

Data: 20 setembro (sexta-feira)

Horário: 10h – 13h

N.º máximo de participantes: 25

Ponto de Encontro: Bilheteira do Castelo (Calçada da Pena)

Descrição: Exploração de todo o processo levado a cabo durante o projeto ‘À Conquista do Castelo’ que, recentemente, permitiu a requalificação do monumento, com a construção de novas áreas de acolhimento, recuperação da envolvente paisagística, bem como dos caminhos de acesso e de ronda (totalmente requalificados e iluminados). Vai ainda ser possível visitar o local onde foram realizadas escavações arqueológicas que apoiaram as intervenções de recuperação e aprofundaram a informação histórica sobre o local.

Visita guiada por: Maria João de Sousa (Arqueóloga) e Vanessa Ferreira (Engenheira Civil)

Palácio da Pena – Restauro integral do Salão Nobre e reabilitação do Palácio Novo

Dia: 20 de Setembro (sexta-feira)

Horário: 10h – 11h30

N.º máximo de participantes: 20

Ponto de Encontro: Porta das Cabaças (Túnel do Tritão)

Descrição: Oportunidade rara de entrar no Palácio da Pena pelo antigo acesso principal de convidados da Família Real e testemunhar o restauro da pintura mural das Escadas das Cabaças. Segue-se depois para a Sala de Entrada e Salão Nobre, onde se toma conhecimento da complexidade do restauro integral que ali decorre, desde a arquitetura e artes decorativas às peças do acervo, passando pela complexa instalação de infraestruturas de energia elétrica, telecomunicações, iluminação de emergência e ventilação.

Visita guiada por: João Pimentel (Engenheiro Civil), Carlos Marques (Conservador-Restaurador)

Palácio da Pena – Restauro integral do Gabinete da Rainha

Dia: 20 de Setembro (sexta-feira)

Horário: 12h – 13h30

N.º máximo de participantes: 20

Ponto de Encontro: Porta principal do Palácio da Pena

Descrição: Explicação das transformações do Gabinete da Rainha ao longo dos tempos e das futuras opções museológicas que resultarão de um compromisso entre as diversas épocas de vivências do Palácio. O restauro da pintura mural desta dependência é a tarefa mais complexa, devido à sua degradação e aos diversos repintes anteriores. Se o estado do tempo o permitir, poder-se-á subir à cobertura do claustro e observar o telhado do Gabinete da Rainha, também incluído nesta intervenção.

Visita guiada por: Ana Bravo (Conservadora-Restauradora) e Carlos Marques (Conservador-Restaurador)

Quinta da Pena – Recuperação da Abegoaria da Quinta da Pena

Dia: 20 de Setembro (sexta-feira)

Horário: 15h – 17h

N.º máximo de participantes: 25

Ponto de Encontro: Bilheteira da Quinta da Pena (Calçada da Pena)

Descrição: Observação de como foi levado a cabo o processo de restauro da Abegoaria da Quinta da Pena, edifício do séc. XIX, incendiado em 1999 (pouco depois do incêndio do Chalet da Condessa). Atualmente, o edifício inclui sala de exposições e conferências e alberga não só os serviços de gestão da zona, turismo equestre, e projetos aí desenvolvidos, como um espaço para as charretes que realizam passeios no Parque da Pena.

Visita guiada por: Gonçalo Simões (Engenheiro Civil)

Parque da Pena – Restauro Feteira da Rainha e Jardim das Camélias

Dia: 20 de Setembro (sexta-feira)

Horário: 16h30 – 18h

N.º máximo de participantes: 25

Ponto de Encontro: Fonte dos Passarinhos (Parque da Pena)

Descrição: Visita a uma das áreas mais emblemáticas do Parque da Pena, recentemente alvo de restauro. O projeto incluiu um conjunto alargado de intervenções que visavam a recuperação de estruturas construídas e vegetação em avançado estado de degradação. A execução do projeto incluiu trabalhos de recuperação da rede de caminhos, com execução e reparação de pavimentos e recuperação do sistema de drenagem superficial. Foi também recuperada a rede de infraestruturas, nomeadamente da rede de condução de águas do sistema tradicional de águas do parque, para abastecimento e animação dos vários elementos de água decorativos existentes na área. Com esta visita, será ainda possível conhecer algumas das mais importantes coleções botânicas do Parque da Pena, nomeadamente de camélias e fetos arbóreos.

Visita guiada por: Nuno Oliveira (Engenheiro Florestal) e Elsa Isidro (Arquiteta Paisagista).

Palácio da Pena – Restauro integral do Salão Nobre e salas adjacentes

Dia: 22 de Setembro (domingo)

Horário: 11h – 12h30

N.º máximo de participantes: 20

Ponto de Encontro: Porta das Cabaças no Túnel do Tritão

Descrição da Vista: Esta visita tem como foco, sobretudo, as questões de significado patrimonial do Salão Nobre enquanto testemunho de uma residência romântica, a relação da arquitetura com o acervo e o seu significado histórico. A par das infraestruturas, serão apresentados os trabalhos de restauro tanto das artes decorativas como do acervo e o esforço de reconstituição de estado muito semelhante ao original do Salão Nobre do Palácio da Pena. A visita passará também pelo interior da Escada das Cabaças.

Visita guiada por: António Nunes Pereira (Arquiteto e Diretor do Palácio da Pena) e Carlos Marques (Conservador-Restaurador)

 

 

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Torel Avantgarde é o hotel com melhor vista em Portugal

O Torel Avantgarde, cinco estelas no Porto, foi considerado como o “Hotel com a Melhor Vista” em Portugal nos Haute Grandeur Global Awards.

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O Torel Avantgarde, unidade de cinco estrelas no Porto, foi considerado como o “Hotel com a Melhor Vista” em Portugal nos Haute Grandeur Global Awards, uma prestigiada iniciativa global que distingue a excelência em hotéis, villas, resorts, retiros, spas e restaurantes em todo o mundo.

“O prémio é considerado um marco no setor hoteleiro”, considera a Torel Boutiques, coleção de hotéis que, além do Torel Avantgarde, inclui mais três unidades hoteleiras, concretamente o Torel Palace Lisbon, o Torel 1884 – Suites & Apartments e o Torel Palace Porto.

Já Ingrid Koeck, partner e porta-voz da coleção Torel Boutiques, considera que este prémio vem comprovar o compromisso da cadeia com a excelência e funciona como “uma grande motivação para toda a equipa da unidade hoteleira.

“É muito importante para nós, um boutique hotel de luxo independente, poder fazer parte do grupo dos melhores hotéis do mundo”, acrescenta a responsável, que lembra que, no Torel Avantgarde, todos os quartos são dedicados a um artista avant-gard e celebram o melhor do design nacional.

O Torel Avantgarde é um city resort cinco estrelas, que oferece vistas deslumbrantes sobre a cidade do Porto e sobre o rio Douro, e conta com 60 quartos e suites, piscinas, Spa, além da Maisonette, um espaço exclusivo com privada e jacuzzi, que é dedicado ao realizador cinematográfico Alfred Hitchcock.

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Turismo Centro de Portugal manifesta solidariedade com vitimas do incêndio na Serra da Estrela

A Turismo Centro de Portugal lamenta que alguns dos locais atingidos pelo incêndio na Serra da Estrela “dificilmente voltarão a ser o que eram”, mas diz ter a certeza que, “com o esforço de todos, o Parque Natural vai reerguer-se”.

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A Turismo Centro  de Portugal veio esta sexta-feira, 12 de agosto, manifestar a sua solidariedade para com as vitimas do incêndio na Serra da Estrela, a área protegida mais extensa do país e que tem sido severamente atingida pelos incêndios.

“A Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal manifesta a sua solidariedade para com todos aqueles que sofreram danos pessoais e materiais nos inclementes fogos deste verão e lamenta profundamente que um ecossistema tão sensível como o da Serra da Estrela tenha sido tão duramente atingido”.

A Turismo Centro de Portugal lamenta que alguns dos locais atingidos pelo incêndio na Serra da Estrela “dificilmente voltarão a ser o que eram”, mas diz ter a certeza que, “com o esforço de todos, o Parque Natural vai reerguer-se e continuar a ser o destino turístico de excelência que sempre foi”.

A entidade regional de turismo envia ainda um “abraço solidário” a todos os municípios e empresários afetados, lembrando que o “esforço de recuperação vai exigir o empenho sobre-humano de todos” e garantindo que “municípios e empresários sabem que podem contar com todo o apoio da Turismo Centro de Portugal nesta tarefa tão árdua”.

A Turismo Centro de Portugal conclui o comunicado enviando ainda “as maiores palavras de louvor” aos bombeiros e proteção civil que têm combatido o incêndio na Serra da Estrela, considerando que, “perante uma situação tão adversa, voltaram a mostrar a fibra de heróis que reconhecidamente são” e pedindo aos visitantes do destino que “redobrem a atenção nos seus comportamentos, evitando os de risco, em especial numa altura tão delicada”.

 

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AHRESP apresenta nove propostas para inverter crise dos recursos humanos

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defende que as empresas devem “empreender estratégias criativas para atrair e reter profissionais, que devem ir além da retribuição”.

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A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) apresentou um conjunto de nove propostas para “ajudar a resolver o problema crónico da falta de profissionais para os setores da restauração, similares e do alojamento turístico”.

Num comunicado enviado à imprensa, a associação considera que é “urgente a adoção de medidas que atenuem o impacto da diminuição do poder de compra dos portugueses” e defende que, se “a agilização dos vistos para os imigrantes oriundos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa é de saudar”, o Governo e os operadores não podem deixar de tomar outras medidas.

Nesse sentido, a associação defende que as empresas devem “empreender estratégias criativas para atrair e reter profissionais, que devem ir além da retribuição e que podem passar por sistemas de avaliação, práticas de reconhecimento, garantias de progressão na carreira e a uma melhor conciliação entre vida profissional e vida familiar”.

Para a associação, fundamental é também que o valor da retribuição tenha “sempre em consideração os ganhos de produtividade, fruto do desempenho individual do trabalhador, mas também do desempenho coletivo ao nível de toda a estrutura empregadora”, assim como a “criação de um ambiente mais favorável ao funcionamento das empresas, nomeadamente por via da redução de encargos fiscais, em particular aqueles diretamente relacionados com o trabalho”.

Paralelamente, é também necessário que exista uma “melhor e mais adequada gestão da organização do tempo de trabalho”, fator que, segundo a AHRESP, “gera maior produtividade, o que aumenta a disponibilidade financeira para que as empresas possam proporcionar melhores condições de trabalho”.

A associação defende ainda a promoção de “iniciativas e mecanismos ao nível da dignificação e da valorização das profissões, para o que pode contribuir uma redenominação das categorias profissionais e uma adequação dos seus conteúdos funcionais, por forma a adequá-los à realidade atual e às exigências das nossas atividades” e considera que é “urgente uma aposta séria e estruturada na qualificação dos trabalhadores do turismo, promovendo-se um sistema de ensino dual, complementando a aprendizagem com a experiência prática”.

O desenvolvimento e implementação de um “programa de formação de início de carreira”, de curta duração, para as categorias profissionais mais carentes de mão-de-obra qualificada, assim como o encarar a imigração como parte da solução, são também soluções que podem ajudar a resolver o problema dos recursos humanos.

Tudo isto deve, no entanto, ser acompanhado da elaboração de um ‘Livro Verde do Mercado do Trabalho HORECA’ que, de forma clara e precisa, permita “identificar as atuais carências do mercado, quer em termos de quantidade de recursos humanos, quer em termos da sua qualificação”, uma vez que, defende a associação, “só desta forma é possível preparar as melhores e mais adequadas soluções”.

“Apesar da atividade turística estar com desempenhos positivos neste verão, o final da época alta vai trazer fortes desafios. Com a maioria das empresas ainda em recuperação dos impactos de dois anos de pandemia, o contexto inflacionista e a subida das taxas de juro irão provocar uma perda acrescida do poder de compra das famílias. Este é um fator de extrema relevância para a atividade nos diversos setores representados na AHRESP”, considera a associação, na informação divulgada esta sexta-feira, 12 de agosto.

A AHRESP apela ainda ao Governo para que as medidas de apoio sejam lançadas já no próximo mês, de forma a que seja possível responder “às adversidades que se anteveem” para o setor da hotelaria e restauração.

“As empresas do alojamento turístico e da restauração e similares não podem ficar esquecidas e devem ser contempladas nas medidas que venham a ser disponibilizadas”, conclui a associação.

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Princess Cruises cancela 11 cruzeiros por falta de recursos humanos

Cancelamento afeta as viagens do navio Diamond Princess, na Califórnia, EUA, entre 1 de setembro e 13 de novembro.

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A Princess Cruises foi obrigada a cancelar 11 viagens de navios de cruzeiro devido à falta de recursos humanos, numa decisão que afeta as viagens do navio Diamond Princess, na Califórnia, EUA, entre 1 de setembro e 13 de novembro.

De acordo com um comunicado da companhia de cruzeiros, que em Portugal é representada pela Mundomar Cruzeiros, a crise dos recursos humanos, que se seguiu à crise provocada pela pandemia, atingiu fortemente a Princess Cruises, que se viu agora obrigada a cancelar as viagens de um dos seus navios por falta de tripulação.

A decisão foi comunicada ao mercado por comunicado, no qual a Princess Cruises admite que foi obrigada a tomar esta “difícil decisão” de cancelar 11 viagens do Diamond Princess devido a “desafios laborais”, como a companhia de cruzeiros se refere à crise dos recursos humanos.

“No ano passado, operámos centenas de cruzeiros graças às dezenas de milhares de trabalhadores que regressaram à nossa frota. No entanto, como outros na indústria de viagens, temos vivido alguns desafios”, explica a Princess Cruises.

Todos os cruzeiros cancelados do Diamond Princess tinham partida e chegada ao porto de San Diego, na Califórnia, EUA, e os clientes afetados podem agora pedir a substituição da viagem por outra no mesmo navio ou no Crown Princess, com uma oferta extra de 100 dólares para gastar durante o cruzeiro.

Os passageiros afetados podem também adiar o cruzeiro para uma data posterior, gozando igualmente da oferta de 100 dólares para usar durante a viagem, ou pedir ainda o reembolso total da viagem.

 

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Transportes

Subida dos preços das low cost vai reduzir acessibilidade das viagens internacionais, prevê GlobalData

Segundo a GlobalData, o aumento dos preços dos bilhetes nas companhias aéreas low cost já está a ameaçar a recuperação turística do Reino Unido, que estava prevista até 2024.

Inês de Matos

O aumento dos preços dos bilhetes nas companhias aéreas low cost, a exemplo da Ryanair, cujo presidente executivo, Michael O’Leary, admitiu recentemente que a época dos preços baixos na aviação terminou, vai reduzir a acessibilidade das viagens internacionais, prevê a GlobalData.

“As companhias aéreas de baixo custo, como a Ryanair, permitiram que mais e mais pessoas viajassem para o exterior. No entanto, o aumento dos preços dos bilhetes só agravará a atual crise do custo de vida, e aqueles que já estão a ter dificuldade podem ser excluídos do mercado das viagens”, afirma Benedict Bradley, analista temático da GlobalData.

De acordo com o responsável, esta crise dos preços já está a pressionar o mercado das viagens internacionais, arrastando no tempo a crise que a pandemia já tinha vindo provocar, pelo que não é de estranhar que se venha a assistir a um crescimento das viagens domésticas, enquanto as viagens internacionais vão ser pressionadas pelos cancelamentos.

A GlobalData alerta que o aumento de preços pode ser insignificante para muitos viajantes, mas ter um efeito dissuasor para muitos outros, podendo mesmo levar a que os planos de férias nos próximos anos sejam reconsiderados, a exemplo do mercado britânico, cuja recuperação estava prevista para 2024 mas em relação ao qual a GlobalData vem agora dizer que o aumento dos preços pode colocar essa perspetiva “em risco”.

“Quando questionados na pesquisa de consumidores do segundo trimestre de 2022 da GlobalData, 66% dos entrevistados do Reino Unido disseram estar extremamente ou ligeiramente preocupados com o impacto da inflação no orçamento doméstico. Viajar pode ser a primeira coisa a deixar cair para aliviar esses problemas de custo de vida”, lê-se na informação divulgada pela empresa de análise de dados.

“O aumento nas tarifas está a ser impulsionado por um aumento dramático nos custos do combustível. Desde o início de 2022, o preço do combustível de aviação aumentou 90%. A Ryanair é a primeira companhia aérea de baixo custo a declarar publicamente o fim dos voos super low-cost. No entanto, a inflação do preço do combustível não é exclusiva da Ryanair e aumentará os custos gerais em todo o setor, impactando negativamente não apenas a Ryanair, mas concorrentes como easyJet e Wizz Air. Esta não é uma boa notícia para os turistas”, conclui Keir Maclean, analista da GlobalData.

Recorde-se que o presidente executivo da Ryanair, Michael O’Leary, deu recentemente uma entrevista à BBC Radio 4, na qual admitiu que os preços da aviação vão subir, incluindo nas companhias aéreas low cost, e que o tempo dos bilhetes a 10 euros acabou, devido ao aumento dos preços provocado pela guerra na Ucrânia, principalmente do combustível da aviação.

(Leia a notícia sobre as declarações de Michael O’Leary aqui)

 

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Recurso a empresas externas é visto como “traição” pelos técnicos de manutenção da TAP

O Sindicato dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves (SITEMA) denuncia também que o recurso a empresas externas para realização da manutenção dos aviões tem custos muitos mais elevados do que se a manutenção fosse feita na TAP.

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O Sindicato dos Técnicos de Manutenção de Aeronaves (SITEMA) considera que o recurso a empresas externas para realização de trabalho de manutenção é “uma traição” aos técnicos de manutenção da TAP, que recentemente aceitaram a proposta da companhia aérea para regressarem ao regime de horário full time, pondo fim à greve às horas extraordinárias que estava em curso.

Num comunicado enviado à imprensa, o SITEMA, que representa 666 técnicos de manutenção de aeronaves (TMA) da TAP, diz estar preocupado com o “rumo que a TAP está a levar”, até porque a contratação de empresas externas para a realização da manutenção dos aparelhos da companhia aérea de bandeira nacional tem um custo muito superior do que se a manutenção fosse realizada pelos trabalhadores da companhia aérea.

“Os TMA veem, por isso, como uma traição o recurso a empresas externas para realizarem o trabalho de manutenção que podia estar a ser prestado dentro da companhia, poupando centenas de milhares de euros à TAP, ao Estado e aos contribuintes”, considera o sindicato, num comunicado enviado à imprensa esta sexta-feira, 12 de agosto.

Para o sindicato, além de prejudicar a imagem da TAP, esta situação leva também a companhia aérea a perder “receita importante com a recusa de trabalhos para terceiros”, assim como a perder “com o pagamento que faz às empresas onde contrata trabalho que antes realizava na TAP”.

A situação é ainda pior, acusa o SITEMA, porque a TAP “continua a deixar sair para a concorrência técnicos qualificados e a manter TMA em processo de despedimento coletivo, quando está urgentemente a precisar deles”.

“O SITEMA não compreende a razão de decisões contraditórias que só prejudicam a imagem da companhia e os seus trabalhadores, que nos últimos dois anos têm feito esforços enormes para tentarem ajudar a companhia a retomar o seu lugar de direito na aviação internacional”, acrescenta o sindicato, que se mostra, contudo, “disponível para fazer parte da solução para que a TAP continue a ser considerada uma companhia de excelência”, mas sem deixar que “o bom nome dos TMA seja posto em causa”.

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Osiris Travel procura colaborador para reforçar equipa de eventos e incentivos com clientes internacionais

Os candidatos à vaga para a área de eventos e incentivos com clientes internacionais devem ter entre 5 e 10 anos de experiência na gestão de projetos M.I.C.E. (Meetings & Incentives).

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A Osiris Travel está à procura de um colaborador para preencher uma vaga na sua equipa de eventos e incentivos, profissional que deverá ter  entre 5 e 10 anos de experiência na gestão de projetos M.I.C.E. (Meetings & Incentives).

Numa nota enviada à imprensa, a Osiris Travel explica que os candidatos devem ter experiência na gestão de projetos M.I.C.E. (Meetings & Incentives), “desde a preparação da proposta até a sua execução no terreno”, assim como capacidade criativa e de gestão logística, enquanto a fluência em línguas estrangeiras será um elemento primordial.

Na informação divulgada, a Osiris Travel indica que, depois dos anos difíceis da pandemia, está já em recuperação e diz que “o ano de 2022 permitiu que a faturação já tenha superado os valores pré-pandemia e os recursos humanos também registaram um incremento significativo e já estão ao nível de 2019”.

A agência de viagens sublinha também que, mais importante que o recrutamento, é o “reforço da capacidade de resposta de toda a cadeia logística de apoio ao turismo”, motivo pelo qual está também a reforçar as suas equipas, com destaque para a área de eventos e incentivos com clientes internacionais.

Mais informações sobre a Osiris Travel e candidaturas através do site www.osiris.pt ou do e-mail [email protected]

 

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Azul retoma voos entre Belém e a Flórida a 15 de dezembro

Companhia aérea brasileira vai disponibilizar quatro ligações aéreas por semana entre a capital do estado brasileiro do Pará e Fort Lauderdale, na Flórida, EUA.

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A Azul vai retomar, a 15 de dezembro, as ligações aéreas entre Belém, capital do Pará, Brasil, e Fort Lauderdale, na Flórida, EUA, disponibilizando quatro voos por semana entre os dois destinos, informou a companhia aérea brasileira em comunicado.

De acordo com a Azul, a informação sobre o regresso dos voos foi avançada durante uma conferência de imprensa de Cesar Grandolfo, responsável de Relações Institucionais da Azul, que considerou que esta operação vem contribuir para a descentralização das operações aéreas no Brasil.

“A programação de voos partindo de Belém vai ao encontro da premissa da Azul, que é descentralizar as nossas operações e fomentar o turismo nas mais diferentes regiões do país e do mundo. Estamos bastante felizes com a retomada dessa conexão partindo de uma cidade tão importante do país e agradecidos pela parceria do governo para chegarmos a esse dia”, explicou o responsável. 

Os voos entre Belém e Fort Lauderdale são diretos e não têm escalas, e vão ser operados num avião A321neo, com capacidade para transportar 174 passageiros.

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Taxa turística de Cabo Verde rendeu tanto em cinco meses como em todo o ano passado

Nos primeiros cinco meses de 2022, a taxa turística de Cabo Verde rendeu 2,7 milhões de euros, valor que representa mais do dobro do apurado em todo o ano passado e que vem confirmar a recuperação do turismo no arquipélago.

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Nos primeiros cinco meses de 2022, a taxa turística de Cabo Verde rendeu 2,7 milhões de euros, valor que representa mais do dobro do apurado em todo o ano passado e que vem confirmar a recuperação do turismo no arquipélago, avança a Lusa, que cita dados oficiais.

Segundo um relatório do Ministério das Finanças de Cabo Verde sobre a execução orçamental de janeiro a maio, as receitas da contribuição turística ascenderam a 298 milhões de escudos (2,7 milhão de euros), equivalente a 62,8% do orçamentado pelo Governo para todo o ano de 2022, que é de 475 milhões de escudos (4,3 milhões de euros).

No ano passado, as receitas da taxa turística ficaram-se pelos 145 milhões de escudos (1,3 milhão de euros), valor que corresponde a cerca de metade do que foi apurado até maio deste ano.

Nos primeiros cinco meses de 2021, o valor arrecadado por Cabo Verde com a taxa turística tinha sido de 18 milhões de escudos (163 mil euros).

As receitas com a taxa paga obrigatoriamente pelos turistas em Cabo Verde caíram para metade de 2020 para 2021, renovando mínimos de 145 milhões de escudos (1,3 milhões de euros), segundo um relatório anterior do Ministério das Finanças. Já em 2019, este imposto garantiu um máximo histórico de 992 milhões de escudos (8,9 milhões de euros) em receitas.

Recorde-se que a contribuição turística foi introduzida pelo Governo cabo-verdiano em maio de 2013, passando as unidades hoteleiras e similares a serem obrigadas a cobrar 220 escudos (dois euros) por cada pernoita até dez dias, a cada turista com mais de 16 anos.

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Qatar Airways põe autocarro alusivo ao Mundial de Futebol a circular pela Europa

A ‘The Journey Tour’ consiste num autocarro interativo que vai chamar a atenção para o Mundial de Futebol de 2022 e que arranca em Londres, a 13 de agosto, passando por mais 12 cidades europeias.

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A Qatar Airways anunciou esta quinta-feira, 11 de agosto, que nos próximos meses vai levar a ação ‘The Journey Tour’ a várias capitais europeias para assinalar a chegada do Mundial de Futebol de 2022, que decorre no Qatar e para o início do qual faltam apenas 100 dias.

Esta iniciativa, que pretende chamar a atenção para o arranque da competição desportiva e dar a conhecer o destino do Qatar aos europeus, começa este sábado, 13 de agosto, em Londres e vai passar também por Manchester, Bruxelas, Amesterdão, Berlim, Munique, Frankfurt, Düsseldorf, Copenhaga, Zurique, Paris, Madrid e Barcelona.

De acordo com a companhia, a iniciativa consiste num autocarro interativo que vai disponibilizar várias experiências, incluindo a possibilidade de testar as habilidades futebolísticas contra o conhecido jogador brasileiro Neymar Jr., sendo também possível aprender mais sobre a história do Qatar e desta competição de futebol, além de ser possível conhecer a Sarma, a primeira tripulante de cabine Meta-humana.

Além do autocarro interativo, a ação ‘The Journey Tour’ estende-se também às redes sociais, uma vez que a companhia aérea está a promover um passatempo através da utilização da hashtag #FlytoQatar2022 que vai sortear bilhetes para os jogos do Mundial de Futebol de 2022 e pacotes de viagens com tudo incluído para assistir à prova desportiva.

“Na Qatar Airways, estamos orgulhosos por apoiar este torneio incrível como Companhia Aérea Parceira Oficial da FIFA. Com apenas 100 dias para o final, temos o prazer de ajudar a aumentar a emoção e a paixão por este evento através do ‘The Journey Tour’ – e estamos ansiosos para receber os fãs no Qatar para o pontapé inicial em novembro”, afirma Akbar Al Baker, CEO da companhia aérea.

 

 

 

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