Promoção Externa vai ter Associação Nacional de Promoção Turística
O novo modelo de promoção externa de Portugal, apresentado brevemente, vai entrar em vigor apenas em 2015. Até lá, será adoptado um modelo transitório, segundo indicou Adolfo Mesquita Nunes, secretário de Estado do Turismo, à Publituris.
Raquel Relvas Neto
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Com entrada em vigor apenas em 2015, o próximo modelo de promoção externa de Portugal prevê a criação de uma Associação Nacional de Promoção Turística que vai juntar, na mesma direcção, o Turismo de Portugal e a CTP, revelou Adolfo Mesquita Nunes, secretário de Estado do Turismo, à Publituris.
“Através da criação desta associação, pretendo passar para o sector e para os privados um conjunto de competências que melhor ficarão entregues ao sector. Quero o sector como parceiro e não como realidade tutelada. Nesse sentido, com a criação desta associação pretendo capacitar o sector e agigantar a sua relevância económica”, esclarece.
Até à concepção desta associação, o secretário de Estado do Turismo vai implementar um modelo transitório que vigorará em 2014.
O futuro modelo vai ainda evitar a “fragmentação e segmentação” que se verifica no actual plano, de forma a alcançar-se “uma maior valorização da marca nacional”.
Em linha com os objectivos defendidos pela sua antecessora, Adolfo Mesquita Nunes realça que “mais que comunicar, o que importa é ‘vender’ e isso só será possível com produtos estruturados e propostas de valor concretas”. Desta forma, o executivo considera que “estaremos mais próximos daquilo que o consumidor pretende e isso será, em si mesmo, uma enorme vantagem competitiva”.
Quanto à reacção do sector a este novo modelo, o responsável realçou a sua participação activa na consulta efectuada com o Guião de Debate e está “plenamente convicto que a solução que estamos a trabalhar- resultado dessa mesma consulta – será benéfica para o sector”. Para Adolfo Mesquita Nunes, “se os principais interessados numa melhor performance da promoção do sector são os agentes que nele operam, só tenho razões para acreditar que o feedback será positivo”.
*Leia a entrevista na Publituris desta semana.