Viagens corporativas vão continuar a crescer em 2014
Apesar da actual conjuntura económica, a indústria das viagens na Europa cresceu 4% e as viagens corporativas 4,4%.
Raquel Relvas Neto
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Apesar dos constrangimentos económicos, a indústria de viagens no mercado europeu atingiu os 218 mil milhões de euros, em 2012, o que corresponde a um crescimento de 4%, comparativamente a 2011, e de 4,4% nas viagens corporativas.
Segundo o estudo “European Managed Travel: Market Forces Fuel Innovation and Opportunity”, promovido pela Travelport e pela PhoCusWright, em 2014, o mercado de viagens deverá gerar cerca de 230 mil milhões de euros, sendo que o segmento empresarial crescerá para os 41 mil milhões.
A pesquisa conclui ainda que as medidas de austeridade no sector do Turismo serão mantidas a longo prazo, com as empresas a manterem o controlo apertado de custos. Neste sentido, é de esperar uma redução das viagens premium, no que toca ao segmento corporate, pelo que os fornecedores com maior diversidade de oferta são os que alcançarão melhores resultados. Apesar da instabilidade na Europa, as low cost estão a expandir o seu negócio, enquanto que, em contraponto, algumas companhias aéreas tradicionais estão a reduzir as suas operações. Também as empresas ferroviárias beneficiaram com a situação económica, dado que as tarifas mais baixas permitiram conquistar ao segmento aéreo mais 50 por cento de share nas viagens até três horas e meia de duração.
No que refere à abordagem ao mercado, o estudo conclui que “a aposta na inovação e tecnologia é considerada como indispensável para as empresas que pretendem vencer num setor muito competitivo e em constante mutação”.
O white paper “European Managed Travel: Market Forces Fuel Innovation and Opportunity” foi realizado em quatro mercados – Reino Unido, França, Inglaterra e Itália.