Oceanário de Lisboa: 2012 foi o melhor ano para o mercado nacional desde 2009
A expansão efectuada em Abril de 2011, com a abertura do Edifício do Mar, repercutiu-se imediatamente no ano seguinte: foram registados menos 5% de visitantes, no global, mas o mercado interno cresceu 2,8%.

Tiago da Cunha Esteves
Forte das Berlengas vai ser requalificado e transformado em Centro Interpretativo Ambiental
Ryanair retoma ‘Painel de Clientes’ a 24 de abril
Governo confirma recondução do presidente da CP – Comboios de Portugal
Grupo Wine Tourism in Portugal de olho no mercado corporativo de luxo
Reservar com antecedência é o novo ‘last minute’ da Soltour
Nova Edição: Entrevista a Catarina Paiva (Turismo de Portugal), Dakhla, Euroairlines e dossier Companhias Aéreas
Sevenair retoma voos Bragança-Portimão a 19 de fevereiro
Edição Digital: Entrevista a Catarina Paiva (Turismo de Portugal) Dakhla, Euroairlines e dossier companhias aéreas
XII Workshops Internacionais do Turismo Religioso a 6 e 7 de março em Fátima e Guarda
MSC Cruzeiros soma 52.699 passageiros em 2024 e atinge quota de mercado de 64,8% em Portugal
A expansão do Oceanário de Lisboa, em Abril de 2011, com a abertura do Edifício do Mar, permitiu atrair mais visitantes portugueses no ano passado. “No geral, recebemos menos 5% de visitantes, mas o mercado nacional cresceu 2,8%”, disse, à Publituris, o administrador daquela que é a principal atracção turística da capital, João Falcato. “Foi o melhor ano do mercado interno nos últimos quatro anos. Sem a expansão, não teria sido possível ter esse crescimento”, acrescentou.
Já em relação a 2013, o objectivo é manter o número de visitantes do ano passado, sendo que não está excluída a possibilidade de haver “um ligeiro crescimento”. Um dos ‘trunfos’ que deverá contribuir para isso é a exposição das tartarugas, que tem superado as expectativas e que já recebeu mais de um milhão de visitantes, sendo que vai estar patente ao longo de todo o ano.
Na passada terça-feira o auditório do Oceanário de Lisboa acolheu a segunda conversa ‘Voxmar’, dedicada ao tema “Turismo: O que o mar ainda tem para oferecer?”. Para João Falcato, “o crescimento da economia do mar não é claro para o cidadão comum”, pelo que um dos objectivos da conversa era aprofundar o conhecimento das pessoas em relação às potencialidades do mar, nomeadamente, através do turismo.
O Oceanário de Lisboa recebe anualmente cerca de um milhão de visitantes, sendo que a maioria (60%) é estrangeira.
No ano passado, obteve o Certificado de Excelência 2012 do TripAdvisor, uma distinção que é atribuída com base na opinião e avaliação da comunidade de utilizadores do referido site.