Oceanário de Lisboa: 2012 foi o melhor ano para o mercado nacional desde 2009
A expansão efectuada em Abril de 2011, com a abertura do Edifício do Mar, repercutiu-se imediatamente no ano seguinte: foram registados menos 5% de visitantes, no global, mas o mercado interno cresceu 2,8%.

Tiago da Cunha Esteves
Quinta Nova celebra 20 anos de enoturismo com “Sabores com História”
Pestana Hotel Group regista receitas de 651,5M€ em 2024
Transavia France anuncia recrutamento para a área digital
Embratur lança programa Novas Rotas para impulsionar turismo internacional
Qatar Airways alarga instalação da Starlink aos aviões A350
Costa Deliziosa termina cruzeiro de Volta ao Mundo 2025 e regressa ao Mediterrâneo
Andersen Consulting diz que os gastos dos espanhóis com turismo devem chegar aos 55MM€
Táxis voadores autorizados na China
Nova edição: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
Edição digital: Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, DS Travel, Japão e dossier Cruzeiros
A expansão do Oceanário de Lisboa, em Abril de 2011, com a abertura do Edifício do Mar, permitiu atrair mais visitantes portugueses no ano passado. “No geral, recebemos menos 5% de visitantes, mas o mercado nacional cresceu 2,8%”, disse, à Publituris, o administrador daquela que é a principal atracção turística da capital, João Falcato. “Foi o melhor ano do mercado interno nos últimos quatro anos. Sem a expansão, não teria sido possível ter esse crescimento”, acrescentou.
Já em relação a 2013, o objectivo é manter o número de visitantes do ano passado, sendo que não está excluída a possibilidade de haver “um ligeiro crescimento”. Um dos ‘trunfos’ que deverá contribuir para isso é a exposição das tartarugas, que tem superado as expectativas e que já recebeu mais de um milhão de visitantes, sendo que vai estar patente ao longo de todo o ano.
Na passada terça-feira o auditório do Oceanário de Lisboa acolheu a segunda conversa ‘Voxmar’, dedicada ao tema “Turismo: O que o mar ainda tem para oferecer?”. Para João Falcato, “o crescimento da economia do mar não é claro para o cidadão comum”, pelo que um dos objectivos da conversa era aprofundar o conhecimento das pessoas em relação às potencialidades do mar, nomeadamente, através do turismo.
O Oceanário de Lisboa recebe anualmente cerca de um milhão de visitantes, sendo que a maioria (60%) é estrangeira.
No ano passado, obteve o Certificado de Excelência 2012 do TripAdvisor, uma distinção que é atribuída com base na opinião e avaliação da comunidade de utilizadores do referido site.