Meta dos mil milhões de turistas internacionais foi ultrapassada

Por a 13 de Dezembro de 2012 as 9:00

Mil milhões de turistas viajaram para um destino internacional este ano, anunciou a Organização Mundial de Turismo (OMT). Este marco foi alcançado esta quinta-feira.

A OMT lembra que o turismo representa um em cada doze empregos no mundo e 30% das exportações de serviços. Este ano, o turismo internacional voltou a crescer, apesar da incerteza económica global, o que prova que “o turismo é um dos sectores económicos mais importantes do mundo, representando 9% do PIB global.

Para celebrar esta meta, a OMT revelou as acções que os turistas podem fazer para garantirem que as suas viagens beneficiam as populações e os locais que visitam, no âmbito de uma campanha que esteve sujeita a votos por parte de quem quis participar, denominada “Mil milhões de turistas: Mil milhões de oportunidades”.

A dica mais votada, sabe-se agora, foi comprar produtos locais. Isto é, comprar comida e souvenirs locais, ou contratar guias locais, entre muitas outras acções. A segunda dica mais referida foi “respeitar as culturas locais”, apelando aos turistas para que conheçam as tradições de um determinado destino que vão ou querem conhecer.

“As suas acções contam. É essa a nossa mensagem dos mil milhões de turistas”, disse o secretário geral da OMT, Taleb Rifai.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *