Mercado gay representa 8% do total dos gastos na Europa
Estudo divulgado pela Associação Europeia de Turismo Gay revelou que os europeus gays gastam, em média, 50 mil milhões de euros por ano em actividades relacionadas com viagens e turismo.
Tiago da Cunha Esteves
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Os europeus gays gastam em média 50 mil milhões de euros por ano em actividades relacionadas com viagens e turismo, de acordo com um estudo divulgado pela Associação Europeia de Turismo Gay (GETA, em inglês), citado pelo site Travel Daily News. Esse valor representa 8% dos 632 mil milhões de euros que, todos os anos, são gastos por turistas no “velho continente”.
“O mercado gay é muito importante para a indústria do turismo”, comentou o director executivo da GETA, Carlos Kytka. “Devido ao facto de, tendencialmente, não termos filhos, temos mais rendimento e tempo disponíveis. Temos também mais tendência para viajar, particularmente em períodos mais calmos que não coincidem com as férias escolares”, acrescentou.
O estudo apurou que, cada vez mais, diversas cidades europeias estão a promover-se no mercado gay, como Estocolmo, Londres e Berlim. “Estocolmo percebe claramente a importância desse mercado. Diversidade, abertura e respeito devem ser valores essenciais para qualquer destino”, afirmou Christina Guggenberger, do Turismo de Estocolmo.
França é o destino preferido
Recentemente, um divulgado pela consultora Out Now Business Class revelou que França é o destino turístico mais desejado pelo público LGBT (lésbico, gay, bissexual e transgénero) e ultrapassou os EUA nesse ranking. França é, assim, o destino mais desejado por cerca de 6% da indústria global do turismo identificada como LGBT.
O documento, que vai ser apresentado em detalhe na World Travel Market (WTM) deste ano, em Londres, revelou que os Estados Unidos passaram a ser o segundo destino mais apelativo para a comunidade LGBT, seguidos do Reino Unido, que ocupa a terceira posição.