ICVM certifica locais acessíveis em Portugal

Por a 12 de Julho de 2012 as 15:17

O Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade (ICVM) apresentou um projecto de âmbito nacional para certificar locais acessíveis, numa altura em que há mais de 3,5 milhões de pessoas têm mobilidade reduzida.

A intenção do ICVM, instituição sem fins lucrativos, é “certificar lugares, públicos ou privados que sejam verdadeiramente acessíveis ou apontar soluções e divulgar todos os locais numa plataforma de informação online, permitindo ao cidadão organizar a sua viagem, ou a simples deslocação a partir de casa, sendo a plataforma colocada também ao serviço do turismo nacional”.

O ICVM lembra que o turismo acessível é um segmento cada vez mais falado na Europa, representando 90 mil milhões de euros, isto é, metade do PIB português. Na União Europeia, existem 80 milhões de pessoas com deficiência, “o que representa um potencial mercado de 130 milhões de turistas, incluindo família e amigos”.

Até agora, mais de 250 entidades já manifestaram ao instituto a sua intenção de receber o certificado, entre hotéis, restaurantes, bancos e Câmaras Municipais, por exemplo.

Saiba mais aqui.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *