VIR Connect: Algarve precisa de turistas mais jovens e nova linha comunicacional
Saiba as principais conclusões do evento que reuniu cerca de 180 participantes, no Hotel Algarve Casino.
Liliana Cunha
Azul já recebeu 4.º aparelho Airbus A330-200 para reforçar frota internacional
PLAY Airlines começa a voar para a Madeira na próxima terça-feira
Soltour lança charters para Cancún no Natal e Réveillon
Lusanova lança circuitos Ibéricos de Natal e Fim-de-Ano
Turismo indígena injecta 67 mil milhões de dólares na economia mundial, diz WTTC
Portugueses crescem nas visitas a Berlim e destacam-se pela estada média
Holiday Inn Braga já abriu
Tráfego aéreo nos aeroportos espanhóis cresce mais de 4% em setembro
Viagens de negócios atingem valor recorde de 1,5 biliões de dólares em 2024
CTP quer ver “redução de impostos” para as empresas do turismo refletida no OE2025
Começar a promover o Algarve junto de um público alemão mais jovem e através de plataformas online são conclusões retiradas da conferência realizada, recentemente, em Portimão, numa organização da VIR Connect e da EC Travel.
Para Eliseu Correia esta foi uma aposta ganha “e fez valer o esforço que investimos nesta organização, tendo-se reunido grande parte da massa cinzenta do trade online alemão que veio para nos mostrar as nossas fraquezas e valências face a outros destinos”. Contudo, a ausência do poder político foi notado, sobretudo, numa altura em que ainda se aguarda uma decisão sobre a nova lei das regiões de turismo.
A praia é definitivamente um dos pontos favoráveis no Algarve face aos países concorrentes e que deve continuar a ser promovido, juntamente com outros segmentos, que tenham em vista chegar a uma faixa etária inferior, como seja o desporto, indo-se além do golfe e apostando-se nos náuticos ou de aventura. No entanto, há que ter em conta o perfil do turista alemão que quando viaja em lazer tem em conta aspectos como o pricing, informação, autenticidade e as infra-estruturas com todos os aspectos que isso implica, nomeadamente, a qualidade do serviço, gastronomia, etc.
Já em termos de desvantagens, o Algarve é apontado como um destino mais caro, em 20%, quando os pacotes são comparados entre Berlim e Maiorca. Noutro capítulo a burocracia, as dificuldades impostas pela classe política, no que toca, por exemplo, à promoção; e o desinvestimento na oferta já existente são outras das fraquezas apontadas.
No que respeita à parte aérea e após reuniões internas com diversos players presentes, destaque para o interesse da Air Berlin em dinamizar a sua oferta no Aeroporto de Faro, sende certo também que há necessidade de estimular os operadores turísticos com vista a tornar o destino mais apelativo. Já no que toca às linhas regulares, como TAP ou Lufthansa, a dificuldade reside na faltas de apoio à dinamização das suas rotas.
No final da conferência, foram imediatamente anunciadas já novas camanhas de promoção, ficando a promessa de se desenvolverem acções com vista a atrair as atenções dos agentes de viagens alemães, para os quais serão criadas ofertas especiais, ajudando-se assim a Associação de promoção que, por seu turno, terá de estabelecer novas estratégias comunicacionais.
A conferência da VIR Connect no Algarve contou ainda com o apoio do Turismo do Algarve, Associação Turismo de Portimão, Olimar, TAP Portugal, entre outros. O Publituris foi o media partner deste evento.
Conheça mais pormenores sobre o evento na próxima edição impressa do Publituris.