Pestana apresenta primeiro relatório de sustentabilidade na hotelaria
“Planet Guest” é o resultado do trabalho desenvolvido em 2009 em prol da sustentabilidade pelo maior grupo hoteleiro português. O projecto assenta em três áreas distintas: social, ambiente e economia. Desenvolvido com base nas directrizes para a elaboração de relatórios de sustentabilidade G3, da Global Reporting Initiative, o relatório de sustentabilidade incide sobre a actividade dos hotéis Pestana e… Continue reading Pestana apresenta primeiro relatório de sustentabilidade na hotelaria
Fátima Valente
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“Planet Guest” é o resultado do trabalho desenvolvido em 2009 em prol da sustentabilidade pelo maior grupo hoteleiro português. O projecto assenta em três áreas distintas: social, ambiente e economia.
Desenvolvido com base nas directrizes para a elaboração de relatórios de sustentabilidade G3, da Global Reporting Initiative, o relatório de sustentabilidade incide sobre a actividade dos hotéis Pestana e Pousadas de Portugal, e visa dar a conhecer as políticas e estratégias implementadas nos cerca de 8.000 quartos em todo o mundo, conforme explicou Luís Araújo, na apresentação realizada no Pestana Palace.
A “redução da peugada ecológica”, mas também a “sustentabilidade social” são os grandes objectivos no qual assenta a implementação de “práticas responsáveis”; um processo no qual o grupo tem vindo a envolver desde o staff aos clientes. Nesse sentido, além de várias actividades levadas a cabo em várias unidades hoteleiras do grupo ao longo dos últimos anos, Luís Araújo anunciou ainda o lançamento de um programa de recolha de fundos para financiar programas educativos em prol das crianças carenciadas, com base numa parceria estabelecida com a CRIAMAR – Associação de Solidariedade Social para o Desenvolvimento e Apoio a Crianças e Jovens, de que o grupo Pestana é o fundador e principal sócio. “Por cada euro, dólar, peso ou outra moeda local doada pelos hóspedes no check out, o grupo Pestana compromete-se a dar igual valor para apoiar projectos desta natureza. Vamos também criar um programa de voluntariado para todos os interessados poderem participar, desde os nossos hóspedes aos fornecedores”, acrescentou.
No documento apresentado, o grupo destaca o apoio à “economia local através do investimento em produtos turísticos de qualidade”; o apoio à comunidade local e optimização dos recursos, assim como o respeito e divulgação da cultura, recuperação e preservação da história, e protecção da natureza.
Segundo anunciado, o micro-site do projecto ficárá hoje online. O manual sócio-profissional já foi distribuído nos hotéis da América do Sul, e em breve deverá chegar ao Pestana Palace, em Lisboa.