Kotler defende criação de marca para Portimão
Philip Kotler defendeu a importância da criação das marcas como factor de diferenciação dos destinos turísticos, durante a Conferência Internacional de Marketing Places, que decorreu no dia 24 de Junho no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão. “As cidades são diamantes, que têm várias faces e que podem atrair turistas através de segmentos como o… Continue reading Kotler defende criação de marca para Portimão
Publituris
Allianz Partners regista crescimento em todos os segmentos de negócio
Azul celebra mais de 191 mil passageiros no primeiro aniversário da rota para Paris
Octant Hotels promove-se nos EUA
“A promoção na Europa não pode ser só Macau”
APAVT destaca “papel principal” da associação na promoção de Macau no mercado europeu
Comitiva portuguesa visita MITE a convite da APAVT
Royal Caribbean International abre primeiro Royal Beach Club em Nassau em 2025
Viagens mantêm-se entre principais gastos de portugueses e europeus, diz estudo da Mastercard
Álvaro Aragão assume direção-geral do NAU Salgados Dunas Suites
Lusanova e Air Baltic lançam “Escapada ao Báltico” com voos diretos
Philip Kotler defendeu a importância da criação das marcas como factor de diferenciação dos destinos turísticos, durante a Conferência Internacional de Marketing Places, que decorreu no dia 24 de Junho no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão. “As cidades são diamantes, que têm várias faces e que podem atrair turistas através de segmentos como o sol e mar, a natureza, os negócios, o desporto, a cultura ou a realização de congressos. Cumpre a Portimão levar as pessoas de fora a terem sentimentos de afecto com o local, até porque a opinião externa é a fórmula mais eficaz em termos promocionais”, disse durante a sua intervenção.Este especialista norte-americano defendeu uma estratégia que passe pela identificação do tipo de turistas que o município pretende atrair e num plano de marketing eficaz que contemple a criação de um ‘slogan’ facilmente associável à cidade e a sua divulgação na Internet, sobretudo com vídeos promocionais”porque o sucesso em muito dependerá da criatividade local, que irá marcar a diferença perante outros destinos turísticos concorrenciais”, sublinhou Kotler.
A constituição de uma equipa pluridisciplinar, criada através de uma parceria público-privada e formada por elementos das autoridades públicas locais, agentes do turismo, empresários, académicos, cidadãos proeminentes na comunidade e meios de comunicação social, para idealizar aquilo a que chama de “balas de prata”, ou seja, os pontos fortes do local que permitem a captação das atenções. “A última geração do marketing places traduz-se na captação de consumidores através da mente, do coração e do espírito das pessoas”, afirmou Kotler.
Esta conferência contou ainda com a participação do finlandês Seppo Rainisto, especialista em Marketing dos Lugares e Marcas, Cathy Parker, perita em Comércio e Marketing Empresarial, e ainda, os coordenadores do Centro Internacional de Investigação em Território e Turismo da Universidade do Algarve, Fernando Perna, e Maria João Custódio, responsáveis pela elaboração do Plano Estratégico de Marketing Territorial de Portimão.
Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Portimão, Manuel da Luz, apresentou o trabalho que tem sido feito no Município, nos últimos anos, através de instrumentos como o inquérito “Cidadania Activa – A minha opinião faz a minha cidade”, a Agenda 21 Local, entre outras ferramentas destinadas à interpretação do território que, segundo o autarca “permitirão traçar a nossa estratégia de sustentabilidade, na qual as pessoas que aqui vivem e trabalham são fundamentais, assim como todos quantos nos visitam e a opinião que de nós levarem”. “A criação da marca Portimão é um investimento de longo prazo e terá que reflectir uma identidade coesa, capaz de atrair e fixar gente com talento”, concluiu.