Tendências do ‘rent-a-car’: As novas tecnologias – O uso da Inteligência Artificial
Atualmente a tecnologia que integra os veículos automóveis com uma ligação permanente a sistemas telemáticos permite às empresas de aluguer uma melhor gestão das viaturas que integram a sua frota com uma clara melhoria dos serviços prestados a um publico cada vez mais exigente.
Joaquim Robalo de Almeida
Secretário-geral da ARAC - Associação Nacional dos Locadores de Veículos
Desde a sua criação no início do século passado, quase em simultâneo com a invenção do automóvel (as novas carroças sem cavalos), nascia nos EUA uma nova atividade económica que assentava não na compra e venda de veículos automóveis, mas sim no aluguer do mesmo, atividade essa que proporcionava o uso e fruição deste novo meio de mobilidade sem necessidade de adquiri-lo, ou seja, a utilização em detrimento da propriedade e que pouco tempo depois viria a chamar-se rent-a-car, nomenclatura como é ainda conhecida esta atividade em todo o mundo, uma das mais importantes da Mobilidade, preferencialmente para o transporte particular de pessoas e de mercadorias (rent-a-cargo).
Foi, contudo, há pouco mais de quinze anos que se registaram as maiores preocupações e avanços tecnológicos. O crescimento do consumo pessoal, a cada vez maior automação dos veículos automóveis, os quais são hoje verdadeiras centrais eletrónicas com centenas de metros de cabos elétricos, ao contrário do que acontecia há pouco mais de vinte anos em que a maioria dos veículos automóveis eram totalmente mecânicos sem recurso, ou com recurso residual (com exceção dos veículos de preço mais elevado) a alguma tecnologia eletrónica.
Atualmente a tecnologia que integra os veículos automóveis com uma ligação permanente a sistemas telemáticos permite às empresas de aluguer uma melhor gestão das viaturas que integram a sua frota com uma clara melhoria dos serviços prestados a um publico cada vez mais exigente.
Aliadas a ligações tecnológicas cada vez maiores, as empresas de aluguer de veículos sem condutor oferecem atualmente uma grande variedade de serviços de mobilidade seus clientes. Os veículos mais adequados às suas necessidades (veículo e tipologias contratuais).
Ao contrário do que sucedia há menos de duas décadas, o processo mais utilizado pelos clientes para reservar viaturas é o on-line, quer através de plataformas de comercialização em linha (os chamados brokers), quer diretamente nos sites das locadoras.
A facilidade e conveniência para o cliente efetuar a reserva de um automóvel a partir de um local remoto, é efetuada através do telemóvel ou do computador deste, principal razão pela qual os clientes efetuam hoje maioritariamente as reservas de veículos via on-line.
A tecnologia é hoje determinante para o crescimento qualquer atividade económica, a que o aluguer de veículos não é exceção, concentrando-se atualmente estas empresas na introdução de novos avanços tecnológicos com vista á angariação e fidelização de clientela.
Os softwares de aluguer de automóveis com recurso a IA para facilitar pagamentos, disponibilização de Wi-FI e de dados móveis para os clientes que assim o pretendam durante o aluguer, o ou geo-tracking ajudam os clientes com uma melhor conetividade A introdução de aplicações móveis podem acelerar o processo de reserva ou cancelamento de um aluguer devido ao menor tempo necessário para carregar documentos ou a um melhor apoio ao cliente.
A implementação da IA tem também ter um papel importante a desempenhar na avaliação remota de danos, melhorando o serviço ao cliente ao reduzir o tempo e a probabilidade de erros na inspeção visual. A IA pode ser aplicada para prever a procura do mercado, o que pode ajudar a empresa locadora a manter-se a melhorar a sua gestão.
Outros serviços como assistência em viagem, é de grande ajuda em emergências durante o aluguer.
O crescimento das viagens internacionais e do poder de compra da classe média é um dos fatores que impulsionam o crescimento do aluguer de automóveis.
Os veículos elétricos e os veículos híbridos
Os clientes estão cada vez mais conscientes do impacto ambiental das suas atividades e por isso, preferem opções de mobilidade ecológicas.
A atividade de locação de veículos constitui um dos principais vetores para a transição energética com que nos deparamos no nosso dia a dia no que respeita aos transportes.
Temos a convicção de que o rent-a-car será neste século o porta-estandarte da descarbonização da mobilidade automóvel e da racionalização do número de veículos em circulação, nomeadamente através da alteração do paradigma da propriedade pelo da utilização e á semelhança do que aconteceu no início do século passado com a substituição dos veículos de tração animal pelos veículos motorizados, o rent-a-car será mais uma vez o motor da transformação da mobilidade.
Diremos, no entanto, que é no campo da clientela empresarial onde se regista uma maior procura de veículos elétricos e híbridos, pois a ainda escassa rede de postos de carregamento públicos e privados contribui decisivamente para a ainda reduzida procura de veículos de emissões zero pela clientela oriunda do segmento do Turismo (o qual representa 60% da atividade das empresas de rent-a-car), pois existe ainda o fundamentado receio por parte destes clientes de ficarem com o veiculo imobilizado durante o percurso, situação que caracteriza bem a necessidade urgente de uma maior disseminação de postos de carregamento por todo o país.
Com todos os avanços tecnológicos dos últimos anos, o aluguer de veículos sem condutor tem mostrado um grande crescimento e respondido a todos os desafios. É uma atividade económica que evolui com o tempo e continuará a apresentar melhorias de forma permanente no futuro.
O aluguer de veículos automóveis não só é mais vantajoso do que possuir um automóvel, como também tem vantagens em relação aos transportes públicos. Os transportes públicos têm horários definidos e os utentes têm de esperar pelo veículo certo para os levar ao seu destino. Os veículos de aluguer sem condutor não têm o problema dos tempos de espera, pois estão á disposição do cliente, podendo mesmo ser entregues em local determinado pelo cliente.
À medida que a tecnologia continue a avançar e as preferências dos consumidores continuam a mudar, o setor continuará a adaptar-se e a inovar para atender às necessidades em constante mudança dos clientes.