Edição digital
Assine já
PUB
Opinião

O Valor da Diáspora

A Diáspora tem um valor incomensurável para esta agenda. De Paris ao Brasil, passando por Boston e Londres, são cada vez mais os portugueses com capacidade de influência na afirmação da Marca Portugal e na criação de condições para aumentar a nossa base exportadora nesses mercados.

Opinião

O Valor da Diáspora

A Diáspora tem um valor incomensurável para esta agenda. De Paris ao Brasil, passando por Boston e Londres, são cada vez mais os portugueses com capacidade de influência na afirmação da Marca Portugal e na criação de condições para aumentar a nossa base exportadora nesses mercados.

Sobre o autor
Francisco Jaime Quesado

A Diáspora tem um papel cada vez mais importante na afirmação da marca de um país no exterior. Portugal deve mais do que nunca potenciar o desafio da Diáspora. Nunca como agora os Talentos Portugueses espalhados pelo mundo são tão fundamentais para mostrar que há um novo capital de competência estratégica de base nacional.

Numa época de crise complexa, esta aposta nestes novos embaixadores é um sinal de confiança na competitividade portuguesa e na capacidade muito concreta de se alterar duma vez por todas o modelo de desenvolvimento económico para o futuro. O futuro de Portugal faz-se com os Portugueses e é essa a mensagem central que importa deixar para o futuro. Por isso o desafio da Diáspora é tão importante para o nosso futuro.

A Economia Portuguesa está claramente confrontada com um desafio de crescimento efetivo e sustentado no futuro. Os números dos últimos vinte anos não poderiam ser mais evidentes. A incapacidade de modernização do sector industrial e de nova abordagem, baseada na inovação e criatividade, de mercados globais, associada à manutenção do paradigma duma economia interna de serviços com um carácter reprodutivo limitado criou a ilusão nos últimos anos dum crescimento artificial baseado num consumo conjuntural manifestamente incapaz de se projetar no futuro. Impõe-se por isso a aposta num novo modelo estratégico, mais aberto ao mundo, que integre as grandes redes internacionais na nossa agenda competitiva do futuro.

A Diáspora tem um valor incomensurável para esta agenda. De Paris ao Brasil, passando por Boston e Londres, são cada vez mais os portugueses com capacidade de influência na afirmação da Marca Portugal e na criação de condições para aumentar a nossa base exportadora nesses mercados e reforçar a qualidade do nosso turismo e de todos aqueles que procuram investir em oportunidades estratégicas para o futuro. Tive oportunidade de verificar esta agenda recentemente em Paris numa sessão de apresentação do meu novo livro Nova Competitividade – os nossos talentos espalhados pelo mundo querem fazer parte desta agenda de construção do futuro, que já começou hoje.

Sobre o autorFrancisco Jaime Quesado

Francisco Jaime Quesado

Economista e Gestor
Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2021 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.