Edição digital
Assine já
PUB
Opinião

O admirável mundo da climatização de eventos

A climatização de qualquer evento deve considerar a dimensão e a quantidade de pessoas no recinto, a zona geográfica, se é uma zona indoor ou um espaço ao ar livre, se há portas e/ou janelas abertas e, finalmente, as características e estrutura do próprio espaço.

Opinião

O admirável mundo da climatização de eventos

A climatização de qualquer evento deve considerar a dimensão e a quantidade de pessoas no recinto, a zona geográfica, se é uma zona indoor ou um espaço ao ar livre, se há portas e/ou janelas abertas e, finalmente, as características e estrutura do próprio espaço.

Nuno Couceiro
Sobre o autor
Nuno Couceiro

Uma das maiores preocupações dos criadores e gestores de eventos é garantir o bem-estar e o conforto dos participantes, assegurando que todos os elementos se traduzem numa inesquecível experiência. O conforto térmico é uma parte determinante neste processo, garantindo o bem-estar dos convidados e das pessoas que trabalham no local. Trata-se de um poderoso elemento motivador para que as pessoas participem nas atividades, como dançar ou circular pelo recinto. Além disso, a temperatura ideal contribui para a conservação dos alimentos e para manter as flores frescas. A climatização de um evento não é, portanto, algo que deva ser feito em piloto automático. Nada disso!

Nas Jornadas da Juventude, que decorreram em pleno agosto de 2023, as dezenas de jovens socorridos em Lisboa e que aguardaram em longas filas para encher a garrafa de água e ter a possibilidade de refrescar o rosto, exemplificam a importância de efetuar um planeamento prévio adequado, de acordo com as temperaturas previstas e características do evento.

Fazer um enquadramento de vários critérios é fundamental para acertar na escolha dos equipamentos e garantir o conforto térmico dos participantes. A climatização de qualquer evento deve considerar a dimensão e a quantidade de pessoas no recinto, a zona geográfica, se é uma zona indoor ou um espaço ao ar livre, se há portas e/ou janelas abertas e, finalmente, as características e estrutura do próprio espaço (se é uma tenda, um salão ou auditório).

É muito provável que, quando pensa em climatização de eventos, a instalação de grandes sistemas de ar condicionado seja a primeira ideia a surgir. Porém, se pensa que o ar condicionado é a solução para tudo, chegou o momento de refletir e dar a hipótese a outras soluções disponíveis mais eficazes no setor da climatização de eventos. Isto porque, para que o ar condicionado refrigere, é necessário que a área onde está instalado se mantenha fechada. E isso raramente acontece nos eventos. Exceção à regra são os eventos realizados em salas de hotéis, que atendem aos requisitos para o uso do ar condicionado. Nos demais, ele não é a melhor solução porque o fluxo contínuo de pessoas e portas eventualmente abertas comprometem a sua eficácia.

Novas soluções de climatização oferecem ao setor dos eventos a possibilidade de aquecer e refrigerar zonas ao ar livre e indoor. Por exemplo, sabia que um sistema de aspersão pode ser a solução ideal para um evento de grandes dimensões, garantindo inúmeros benefícios tanto para organizadores com para participantes? Um sistema de aspersão permite reduzir a temperatura ambiente, independentemente da dimensão da área, diminuindo o calor com gotas de água microscópicas através de bicos aspersores dispersos pela zona do evento. Com esta solução, os organizadores de eventos têm a possibilidade de refrigerar diferentes situações e áreas, como palcos, pistas, camarotes, áreas VIPs, zonas de alimentação ou bancadas ao ar livre.

Soluções portáteis para baixar a temperatura, de fácil instalação, que apenas utilizam água e eletricidade para o seu funcionamento, como é o caso dos equipamentos adiabáticos, das ventoinhas nebulizadoras ou de sistemas de aspersores. Para o frio, aquecedores infravermelhos permitem aquecer espaços indoor ou outdoor, assegurando o conforto térmico dos participantes, mesmo com baixas temperaturas, utilizando apenas eletricidade para o seu funcionamento. O admirável mundo da climatização de eventos oferece uma grande diversidade de soluções fiáveis e energeticamente sustentáveis para a criação de eventos inesquecíveis com a temperatura ideal em qualquer altura, em qualquer lugar. Atreva-se a descobri-lo!

Sobre o autorNuno Couceiro

Nuno Couceiro

CEO e empreendedor na Ameno - Inovação em Climatização, Lda.
Mais artigos
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB
PUB

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2021 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.