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Opinião

Marketing Genial

O desafio é pensar em grande, ou seja, pensar 3.0 na forma e no conteúdo, para apelar à reflexão sobre a velocidade a que o mercado muda e os produtos/serviços surgem. É uma intensidade brutal.

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Marketing Genial

O desafio é pensar em grande, ou seja, pensar 3.0 na forma e no conteúdo, para apelar à reflexão sobre a velocidade a que o mercado muda e os produtos/serviços surgem. É uma intensidade brutal.

Sobre o autor
Amaro F. Correia

A ligação de conceitos e teorias académicas é seguramente o melhor caminho para as organizações/empresas do sec. XXI pensarem em sucesso garantido, aliado ao planeamento estratégico e operacional do marketing. Não, não precisam de fugir a “7 pés” do marketing tradicional, mas podem conciliar metodologias que ajudarão a melhorar a performance da vossa empresa. O desafio para 2023 será uma abordagem técnico/académica da utilização de ferramentas que podem ajudar a caminhar nesse sentido.

Ligar o Marketing, neste seculo, com o E-commerce é inevitável, numa proposta de conjugação perfeita para os próximos tempos, que se avizinham, expectantes. Não desligo o 3.0 do Kotler que me parece essencial e o mais “fulgurante” nos dias de hoje, comparativamente com outros autores.

Assumir a Experiência do cliente é o foco essencial da empresa assente numa premissa académica de estudos e pesquisas, bem como o impacto que acrescentam nas grandes ou pequenas, decorrentes da análise de estudos comparativos nas sondagens. A Forbes, por exemplo, apresentou num estudo em que 74% de consumidores tem intenção de comprar com base na Experiência; a Épsilon afirma que, 80% do publico terá maior probabilidade de comprar com base em Experiências personalizadas da marca e destes, 65%, acreditam que a experiência positiva garante à marca, maior afluência e mais rentabilidade. De que estão a espera para enfrentar 2023? Inovação em estado puro, com um novo conceito: o Marketing Genial. Não se inventa nada. Qualquer um pode ser genial a pensar negócios e implementar estratégias… sendo o uso aprimorado das metodologias e das técnicas, um valor acrescentado para a firmeza das decisões de médio prazo. Servirá para insistir, que qualquer um de nós, conhecendo o mercado e o negócio, minimamente, pode acrescentar valor, com o Marketing.

A Experiência, como seres humanos, ajuda a pensar o caminho. Qualquer empreendedor pode, através de um Plano de Marketing, tornar o negócio mais fácil e apelativo. O desafio é pensar em grande, ou seja, pensar 3.0 na forma e no conteúdo, para apelar à reflexão sobre a velocidade a que o mercado muda e os produtos/serviços surgem. É uma intensidade brutal.

A par disso questionem a evolução, pós globalização, dos consumidores e o seu comportamento? Um desafio mais: pensem na vossa empresa há 15 anos … e agora, relancem o pensamento, em abstrato, do que será a vossa empresa daqui a 15 anos. Será que o mercado sofreu e sofrerá mudanças constantes? Será que precisam de preparar a vossa empresa para a próxima década? Como fazer? São estas e outras questões que se refletem neste veículo de comunicação onde tem sido permitido, nestes anos, o contraditório de forma a suscitar questões e ajudas em negócios.

Através deste canal de comunicação estarei sempre disponível para ajudar todos os que estão no Turismo, que além de resilientes, são insistentes e muito semelhantes ao guru do Marketing, Kotler. O 3.0 foi publicado para as empresas e empreendedores pensarem em valores, princípios, numa missão com objetivos que tem como foco, inalienável, de tornar o Mundo num lugar melhor.

E se todos querem o mesmo, porque não juntar o Markt(urismo)ing e pensar no futuro das empresas, apesar dos sinais da governação central, continuarem ténues nos incentivos e valorização desta atividade. Deixo alguns “credos” que o 3.0 incentivou a sintetizar, de forma a auxiliar as empresas: Conquistem a fidelidade dos clientes e tenham respeito pelos concorrentes; Estejam atentos e preparados para a mudança; Não sejam resistentes à transformação, se surgir a oportunidade de mudar: mudem; Criem a identidade e estabeleçam a reputação da vossa empresa; Segmentem os clientes, cada um é diferente e deve atingir primeiro quem terá mais impacto; Tenham preços justos, que reflitam o benefício que estão a oferecer; Permitam aos clientes que os encontrem com facilidade; Conquistem novos clientes e mantenham um bom relacionamento com os atuais; a empresa deve servir o cliente e os seus produtos/serviços devem ter impacto na vida das pessoas; Foquem na melhoria contínua e procurem evoluir nos processos, diariamente; Recolham o máximo de informações possível, procurem formação, aprendizagem, novos conhecimentos e considerem todas as variáveis, tomando decisões inteligentes.

Nunca devem esquecer, que para conhecerem bem os vossos concorrentes… sejam seus clientes.

Sobre o autorAmaro F. Correia

Amaro F. Correia

Docente Atlântico Business School. Doutorado em Ciências da Informação (Sistemas, Tecnologias)
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