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Opinião

Hotéis como agentes promotores de desenvolvimento do turismo cultural

Responsável por cerca de 40% do total de todo o setor, o turismo cultural tem um papel essencial enquanto ferramenta de revitalização física e económica dos destinos turísticos, devendo fomentar um interesse sustentado na preservação da cultura e do ambiente locais, bem como, a priorização de estratégias a longo prazo de valorização e preservação do património.

Opinião

Hotéis como agentes promotores de desenvolvimento do turismo cultural

Responsável por cerca de 40% do total de todo o setor, o turismo cultural tem um papel essencial enquanto ferramenta de revitalização física e económica dos destinos turísticos, devendo fomentar um interesse sustentado na preservação da cultura e do ambiente locais, bem como, a priorização de estratégias a longo prazo de valorização e preservação do património.

Sobre o autor
Jan Erik Ringertz

Viajar significa, invariavelmente, conhecer as tradições de um país, as suas gentes e a cultura que o define. O Turismo cultural é precisamente isso: ver o mundo de uma forma diferente e na primeira pessoa, focando as nossas estadias nas experiências culturais de cada país.

Responsável por cerca de 40% do total de todo o setor, o turismo cultural tem um papel essencial enquanto ferramenta de revitalização física e económica dos destinos turísticos, devendo fomentar um interesse sustentado na preservação da cultura e do ambiente locais, bem como, a priorização de estratégias a longo prazo de valorização e preservação do património.

O crescimento deste segmento turístico só foi possível devido ao aumento da importância atribuída à cultura e graças a um turista mais exigente que procura experiências autênticas e cada vez mais enriquecedoras ao nível do património cultural e histórico.

Para além dos evidentes benefícios económicos e do aumento do número de postos de trabalho, o turismo cultural é, igualmente, responsável pela criação de vínculos interculturais desenvolvendo a sua compreensão, diminuição da sazonalidade, assumindo o seu papel determinante na fixação da população em destinos não tão desenvolvidos. Para tal muito têm contribuído a criação de hotéis que têm preservado esse património histórico e têm fomentado a vivência destas experiências.

O Porto e Norte, reconhecido pela sua vasta diversidade cultural e natural, cruza um património secular com a contemporaneidade de edifícios mais marcantes. O Douro delimita a região norte e convida naturalmente à visita, seja pela paisagem, seja pela técnica e história do vinho do Porto, entre outros interesses variados, enriquecendo a experiência de cada turista.

Rica em infraestruturas de alojamento, quer através da construção de raiz quer da reabilitação urbana de edifícios, esta região tem vindo a contribuir de forma positiva para o enriquecimento do Turismo Cultural e, para tal, muito têm contribuído a multiplicidade de hotéis e cadeias hoteleiras que têm apostado na região.

Podemos então afirmar que os hotéis são, assim, agentes de promoção deste e de outros destinos

A título mais pessoal, posso afirmar que nos hotéis Highgate o turismo cultural começa logo no check-in, com a nossa equipa de Front Office a partilhar os principais pontos de interesse cultural do nosso destino. As nossas Guest Relations contribuem ainda com um serviço mais especializado em cultura, proporcionando aos nossos hóspedes, informações sobre eventos culturais, reservas em museus e dicas exclusivas, incentivando os hóspedes a desfrutar da riqueza cultural da região.

Ao nível da promoção interna, considero ser deveras importante integrar na oferta dos hotéis parcerias com artistas locais. Podem ser eventos musicais ou exposições de artes locais, degustação de vinhos e de desenvolvimento de menus que utilizem e reforcem os pratos e ingredientes locais, de forma a promover a gastronomia local, proporcionando, assim, ao hóspede uma experiência cultural dentro do próprio hotel.

A título de conclusão, num setor tão exigente como o nosso, feito de pessoas e para pessoas, torna-se de fundamental importância a definição de estratégias e parcerias locais e regionais de longo prazo, que permitam sustentar a qualidade e dinamização da oferta turística, não só das unidades hoteleiras, como o desenvolvimento sustentável da região, a promoção de postos de trabalho, bem como a melhoria das condições de vida dos locais.

Sobre o autorJan Erik Ringertz

Jan Erik Ringertz

Cluster General Manager Porto da Highgate
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