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Opinião

A importância do talento na recuperação do setor do turismo e hotelaria

O profissional do turismo, para além de ser parte importante do serviço, é aquele que atua de forma a tornar a experiência do turista num momento único e memorável.

Opinião

A importância do talento na recuperação do setor do turismo e hotelaria

O profissional do turismo, para além de ser parte importante do serviço, é aquele que atua de forma a tornar a experiência do turista num momento único e memorável.

Sobre o autor
Gonçalo de Salis Amaral

O setor do turismo e hotelaria é, incontestavelmente, fundamental para a geração de riqueza e emprego em Portugal. Nos últimos anos, as receitas turísticas registaram uma taxa média de variação anual de 10,3%, até que nos deparámos com uma pandemia.

Passados os anos mais críticos da pandemia, 2020 e 2021, Portugal registou, em linha com outros destinos mundiais, uma recuperação na procura e, consequentemente nas receitas geradas. Não obstante, a recuperação confronta-se com desafios que, não sendo novos, são críticos de endereçar se queremos acelerar e garantir a sustentabilidade desta recuperação. Um destes desafios mais críticos está relacionado com o talento que envolvemos neste setor cada vez mais exigente. Efetivamente, o atual consumidor é cada vez mais exigente, pelo que a simples satisfação das necessidades já não é suficiente para ir ao encontro, ou mesmo superar, as suas expectativas. A satisfação dos clientes deste setor de atividade é vista de forma mais abrangente, refletindo-se numa avaliação holística da experiência global que é sentida pelos mesmos.

Neste contexto, a variável pessoas, no setor do turismo e hotelaria, assume uma relevância cada vez maior e diferenciadora, pelo que uma adequada gestão dessas pessoas representa uma questão estratégica nestas empresas. São as pessoas que, ao aliarem a componente teórica à prática, tornam visíveis os resultados de qualquer ação positiva. O profissional do turismo, para além de ser parte importante do serviço, é aquele que atua de forma a tornar a experiência do turista num momento único e memorável.

Envolver os colaboradores para desenhar as melhores soluções
No entanto, fatores históricos e culturais têm mostrado que o trabalho neste setor tão relevante para a nossa economia continua a ser menosprezado pela desvalorização e precariedade, com consequências sociais para os profissionais e, a longo prazo, para as respetivas organizações. O estigma de profissionais pouco habilitados e para os quais o investimento em desenvolvimento e formação é escasso, associado ao desafio da sazonalidade, leva a taxas de turnover elevadas e uma enorme dor de cabeça para os gestores do setor.

Capacitar e desenvolver talento reveste-se de grande importância em todos os setores de atividade e este não é exceção. A aposta na qualificação e formação é, assim, uma questão fulcral para o setor, existindo uma necessidade de adaptar a mesma aos novos desafios, apostando na inovação e na qualidade. O reconhecimento da importância destas profissões – pelas entidades públicas e privadas -, passa por valorizar os trabalhadores, investindo no recrutamento, no processo de acolhimento e integração, e pelo investimento na qualificação, elevando os salários, contratando legalmente e garantindo proteções sociais, aumentando assim a motivação e potenciando a capacidade de reter e atrair pessoas.

Para isso, é necessário envolver os colaboradores na definição destas estratégicas. Auscultar as nossas pessoas, nomeadamente através de ferramentas como o Índice da Excelência, um inquérito desenvolvido há quase uma década pela Neves de Almeida HR Consulting, ou outras ferramentas internas que permitam (realmente) ouvir as necessidades dos colaboradores, é, e continuará a ser, a melhor forma de aferir o seu grau de envolvimento e satisfação, permitindo, assim, antecipar e mitigar estratégias que impactam fortemente a retenção destes profissionais.

Sobre o autorGonçalo de Salis Amaral

Gonçalo de Salis Amaral

Head of HR Consulting | Neves de Almeida Partner
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