Diretor da SkyExpert Consulting e docente em Gestão Turística no ISCE
Simplificando: mesmo que cada voo emita menos, teremos um céu com muito mais voos e esse crescimento significa que a pegada de carbono total da indústria poderá facilmente duplicar até ao final da década.
Pedro Castro
Forçosamente, temos de pensar agora como é que será o transporte aéreo a partir de 2035 para a frente – é a chamada análise prospetiva, a única que nos pode salvar de erros e desperdícios em política pública.
O sucesso duma rota depende também das companhias que a operam e isso não está relacionado com a “marca” da empresa em si, mas sobretudo com a sua estratégia comercial, a distribuição, o alcance, a flexibilidade tarifária, as frequências e adequação dos horários propostos.
Quanto mais se ganhar com a guerra e quanto mais agentes económicos mundiais dela beneficiarem, menos provável será a paz.
À medida que a guerra avança sem um fim à vista e que a Rússia lança novas leis como as que permitem aos pilotos substituírem os mecânicos ou como as que autorizam a utilização de peças de substituição não certificadas na manutenção destes aviões, nem mesmo se a guerra acabasse amanhã estes aviões poderiam voltar ao mercado internacional.