TP reconhece mais de 180 empresas turísticas comprometidas com sustentabilidade
O Turismo de Portugal (TP) vai reconhecer mais de 180 empresas que, no âmbito do programa Empresas Turismo 360º, assumiram um compromisso prático com a sustentabilidade no setor turístico.

Publituris
Nova Edição: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros de viagem
Edição Digital: Viagem aos bastidores do 50.º Congresso da APAVT, mercado chinês, Florianópolis e dossier sobre seguros
Ministros do Turismo do BRICS pretendem dinamizar ações conjuntas
LATAM Airlines já voa com as novas cabines Premium Business renovadas
Volta ao Mundo 2027 da Princess Cruises visita 61 destinos em 20 países e três continentes
Monte da Bica vai investir 1,5M€ para criar boutique hotel, dois lagares e uma sala de provas
Fiscalidade, Emprego, Investimento e Coesão Territorial são os 4 eixos das 13 medidas propostas pela AHRESP para a próxima legislatura
Setor dos Transportes entre os que mais recuaram na constituição de novas empresas até final de abril
Pilotos da TACV anunciam greve de cinco dias a partir de 22 de maio
Turismo de Portugal promove gastronomia nacional no Japão
O Turismo de Portugal reúne agentes e empresas, terça-feira, dia 23 de maio, pelas 15 horas, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, para discutir a importância de um compromisso prático com a sustentabilidade no setor turístico.
No âmbito do programa Empresas Turismo 360º, vão ser reconhecidas as mais de 180 empresas que assumiram uma agenda ESG (Environmental, Social, Governance) e iniciaram uma jornada que lhes vai permitir analisar os impactos da sua atividade no ambiente e nos sistemas sociais em que operam, enquanto criam valor para todas as suas partes interessadas.
O evento conta ainda com momentos de conversa e debate com especialistas, como Filipe Duarte Santos, presidente do Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e uma mesa-redonda, moderada pelo Turismo de Portugal, dedicada ao “Reporte corporativo de sustentabilidade: o que significa para as empresas do turismo?”.
O ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva abre a sessão, que será encerrada pelo secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda.
Após as intervenções de Bruno Parreira, vice-presidente da Câmara Municipal de Sintra, de João Pedro Domingues, membro da Comissão Executiva da ERT de Lisboa e Vale do Tejo, e do ministro da Economia e do Mar, Rodrigo Tavares, professor catedrático convidado na NOVA School of Business and Economics (Nova SBE) e nomeado Youbg Global Leader pelo World Economic Forum, falará sobre “O relevo da sustentabilidade para o Turismo”. Está também previsto um painel sobre “Reporte corporativo de sustentabilidade: o que significa para as empresas do turismo?”, com participação de Nuno Cordeiro, diretor da Divisão de Financial Services Risk & Regulation, PwC, Pedro Teixeira, diretor de Sustentabilidade da NEYA Hotels, Marta Pires, administradora da Hertz Portugal, Cláudia Almeida, diretora do Património Natural da Parques de Sintra – Monte da Lua, e Pedro Azeitona, Técnico de Qualidade, Ambiente e Segurança da Vila Galé Hotéis.
Segue-se a atribuição de distinções às empresas aderentes ao programa Empresas Turismo 360º e às empresas com relatórios de sustentabilidade gerados através da ferramenta FOREST, antes do encerramento.
o Programa Empresas Turismo 3600 incentiva as empresas a reportar o seu desempenho em sustentabilidade através da integração dos fatores ESG – Environmental, Social and Governance na cultura organizacional e na estratégia de negócio, orientando-as no processo através de um sistema de indicadores criado com o objetivo de refletir as suas práticas ambientais, sociais e de governação.