Assine já
Agenda

TP reconhece mais de 180 empresas turísticas comprometidas com sustentabilidade

O Turismo de Portugal (TP) vai reconhecer mais de 180 empresas que, no âmbito do programa Empresas Turismo 360º, assumiram um compromisso prático com a sustentabilidade no setor turístico.

Publituris
Agenda

TP reconhece mais de 180 empresas turísticas comprometidas com sustentabilidade

O Turismo de Portugal (TP) vai reconhecer mais de 180 empresas que, no âmbito do programa Empresas Turismo 360º, assumiram um compromisso prático com a sustentabilidade no setor turístico.

Publituris
Sobre o autor
Publituris
Artigos relacionados

O Turismo de Portugal reúne agentes e empresas, terça-feira, dia 23 de maio, pelas 15 horas, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, para discutir a importância de um compromisso prático com a sustentabilidade no setor turístico.

No âmbito do programa Empresas Turismo 360º, vão ser reconhecidas as mais de 180 empresas que assumiram uma agenda ESG (Environmental, Social, Governance) e iniciaram uma jornada que lhes vai permitir analisar os impactos da sua atividade no ambiente e nos sistemas sociais em que operam, enquanto criam valor para todas as suas partes interessadas.

O evento conta ainda com momentos de conversa e debate com especialistas, como Filipe Duarte Santos, presidente do Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e uma mesa-redonda, moderada pelo Turismo de Portugal, dedicada ao “Reporte corporativo de sustentabilidade: o que significa para as empresas do turismo?”.

O ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva abre a sessão, que será encerrada pelo secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda.

Após as intervenções de Bruno Parreira, vice-presidente da Câmara Municipal de Sintra, de João Pedro Domingues, membro da Comissão Executiva da ERT de Lisboa e Vale do Tejo, e do ministro da Economia e do Mar, Rodrigo Tavares, professor catedrático convidado na NOVA School of Business and Economics (Nova SBE) e nomeado Youbg Global Leader pelo World Economic Forum, falará sobre “O relevo da sustentabilidade para o Turismo”. Está também previsto um painel sobre “Reporte corporativo de sustentabilidade: o que significa para as empresas do turismo?”, com participação de Nuno Cordeiro, diretor da Divisão de Financial Services Risk & Regulation, PwC, Pedro Teixeira, diretor de Sustentabilidade da NEYA Hotels, Marta Pires, administradora da Hertz Portugal, Cláudia Almeida, diretora do Património Natural da Parques de Sintra – Monte da Lua, e Pedro Azeitona, Técnico de Qualidade, Ambiente e Segurança da Vila Galé Hotéis.

Segue-se a atribuição de distinções às empresas aderentes ao programa Empresas Turismo 360º e às empresas com relatórios de sustentabilidade gerados através da ferramenta FOREST, antes do encerramento.

o Programa Empresas Turismo 3600 incentiva as empresas a reportar o seu desempenho em sustentabilidade através da integração dos fatores ESG – Environmental, Social and Governance na cultura organizacional e na estratégia de negócio, orientando-as no processo através de um sistema de indicadores criado com o objetivo de refletir as suas práticas ambientais, sociais e de governação.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Agenda

10º Festival do Vinho do Douro Superior regressa a Foz Côa

O Festival do Vinho do Douro Superior regressa em 10ª edição em Vila Nova de Foz Côa, entre os dias 26 e 28 de maio. O objetivo é afirmar a identidade da região neste setor.

Publituris

O certame, que pretende ser uma mostra de vinhos e produtos regionais exclusivamente do Douro Superior, considerado já uma referência do calendário dos grandes eventos vínicos do país, irá realizar-se entre 26 e 28 de maio, no EXPOCÔA – Centro de Exposições de Vila Nova de Foz Côa.

O evento que irá contar, este ano, mais de 90 expositores, tem a abertura oficial agendada para o dia 26 de maio pelas 18 horas, com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa e do presidente do Município de Foz Côa, João Paulo Sousa.

Organizado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Foz Côa, este festival tem contribuído para a afirmação da identidade do Douro Superior e todos os anos tem registado um aumento significativo de expositores, fruto do crescimento e do interesse de produtores de outras regiões que têm vindo a instalar-se na região, indica a organização em nota de imprensa.

Do programa do evento, fazem parte provas comentadas, concurso de vinhos, colóquio, mostra de produtos da região e animação musical.

O ‘Concurso de Vinhos do Douro Superior’, um dos pontos altos do festival, reunirá um júri composto por jornalistas, bloggers especializados, profissionais da restauração, garrafeiras, e distribuição que, na ocasião, avaliam cerca de centena e meia de vinhos, entre brancos, tintos e vinhos do Porto, numa prova que todos os anos se destaca considerando a qualidade das amostras apresentadas.

Os participantes no festival encontram, ainda, expositores de vinhos e produtos da região para venda e tasquinhas, que podem ser visitados nos três dias do evento.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Agenda

Marina de Vilamoura recebe “International Boat Show” em junho

A 26.ª edição do Marina de Vilamoura International Boat Show vai ter lugar de 10 a 18 de junho, na Marina de Vilamoura, sendo esperados os principais players da indústria náutica.

Publituris

Organizado pela Marina de Vilamoura, em parceria com Grupo Fundação AIP, e com o apoio do Município de Loulé, a 26.ª edição do Marina de Vilamoura International Boat Show representa uma oportunidade para dar a conhecer os principais lançamentos e novidades do sector náutico.

Realizando-se de 10 a 18 de junho, na Marina de Vilamoura, trata-se de uma mostra de embarcações que reúne todas as tipologias novas e seminovas (brokerage), assim como os representantes de marcas de acessórios, equipamentos e serviços integrados.

Realizado desde 1997, o Marina de Vilamoura International Boat Show é, habitualmente, visitado por compradores, investidores, parceiros de negócio, entusiastas das áreas envolvidas, órgãos de comunicação social, entidades reguladoras do setor e público em geral.

De salientar o contributo do Marina de Vilamoura International Boat Show para a economia local, dinamizando setores como a hotelaria, restauração, comércio, transportes e serviços em geral. Com o evento a atrair a população local, estrangeiros residentes no Algarve e turistas nacionais e estrangeiros, e realizando-se em data que abrange feriados nacionais, a organização prevê que a afluência rumo Sul aumente.

De referir que na última edição tiveram mais de 100 barcos em exposição no Vilamoura Marina Internacional Boat Show, cerca de 30 expositores e mais de 50 marcas representadas, levando 80 mil pessoas a Vilamoura.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Alentejo Exclusive
Agenda

ERT e ARPTA levam “Alentejo “Destino Sustentável? O Amanhã é agora” a debate no II Congresso de Turismo do Alentejo

“O que ganhámos nestes últimos 13 anos para a Região e para os territórios?”, “Quais as opções estratégicas mais relevantes?”, “Quais as escolhas e quais os constrangimentos?” e “As prioridades mudaram?” são algumas das questões às quais se esperam respostas no congresso.

Publituris

13 anos depois da realização do I Congresso, o Alentejo volta a reunir, nos dias 31 de maio e 1 de junho, no Teatro Municipal Pax Julia, em Beja, os agentes públicos e privados da região, desta vez para colocar em debate a temática da sustentabilidade, avaliar os novos desafios e traçar estratégias para o futuro deste destino turístico.

Organizado pela Entidade Regional de Turismo (ERT) e pela Agência de Promoção Turística (ARPTA), o Congresso tem como tema central “Alentejo “Destino Sustentável? O Amanhã é agora” e vai procurar responder a questões como “O que ganhámos nestes últimos treze anos para a Região e para os territórios?”, “Quais as opções estratégicas mais relevantes?”, “Quais as escolhas e quais os constrangimentos?” e “As prioridades mudaram?”.

Neste âmbito, no decorrer dos diferentes painéis vão ser debatidas as encruzilhadas na economia da região; a sustentabilidade económica, ambiental e cultural; a identidade e a natureza, mas também o que faz falta ao turismo no Alentejo.

Segundo Vítor Fernandez da Silva, presidente da ERT e da ARPTA, “esta será uma oportunidade para fazer o balanço do que tem sido a atividades turística no Alentejo desde o primeiro congresso e apontar caminhos a seguir no futuro”.

Dirigidos a todos os stakeholders do setor, o programa do congresso e as inscrições estão disponíveis no site https://www.congressoturismodoalentejo.pt/.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Agenda

Turismo de Portugal marca presença no Festival FTWeekend

O Turismo de Portugal colabora, pela primeira vez, com o VisitPortugal, no evento FTWeekend, promovido pelo Financial Times.

Publituris

O emblemático evento FTWeekend Festival, promovido pelo Financial Times (FT), tem lugar no dia 20 de maio, no the REACH, do Kennedy Center, um dos centros de artes com maior prestígio, situado no coração de Washington e o VisitPortugal colabora, pela primeira vez, com a edição norte americana deste evento, sob o tema “Be Inspired by Visit Portugal”, prosseguindo o objetivo de crescer em valor neste mercado estratégico que tem registado números de crescimento muito significativos mais recentemente.

Este ano desenvolvido sob o mote “Where curious minds meet”, o festival junta os mais influentes oradores abordando temáticas relevantes da atualidade. Nesta edição serão mais de 30 painéis de debate e apresentações de grandes nomes da área da política, economia, tecnologia e artes, como Hillary Clinton, Salman Rushdie ou Jamie Lee Curtis.

Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, participará no painel “What does luxury travel mean today?”, juntamente com agências de viagem internacionais que atuam no setor premium, nomeadamente com Angie Licea, presidente da Global Travel Collection, e Lora Schapiro, manager de Trade Marketing and Education da Tauck.

Paralelamente, Jancis Robinson, colunista de vinhos do FT e Julia Harding, também especialista em vinhos, apresentarão uma prova única dos melhores vinhos portugueses sob a temática: “A tasting of Portugal’s unsung yet exceptional wines”, tratando-se de uma oportunidade para promover Portugal com o um destino de enoturismo e de turismo literário, podendo os participantes desfrutar ainda dos melhores produtos gastronómicos nacionais.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Agenda

Agenda do Turismo para o Interior é apresentada terça-feira na Covilhã

O secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, apresenta a Agenda do Turismo para o Interior na próxima terça-feira, dia 09 de maio às 15h00, no Teatro Municipal da Covilhã. A sessão conta com a presença do ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva.

Publituris

Destinada à dinamização do setor turístico no interior de Portugal, a Agenda é composta por iniciativas e medidas que visam valorizar os recursos territoriais, investir nas empresas e projetar o interior e a sua oferta turística.

Esta é uma agenda construída em articulação e cooperação com os agentes do território, com o objetivo de colocar mais interior nas políticas públicas do turismo, impulsionar mais turismo nos territórios do interior, levar mais economia com empresas geradoras de riqueza e atrair mais pessoas para viver, trabalhar e visitar o interior de Portugal.

Para além da apresentação das iniciativas que constarão da Agenda do Turismo para o Interior, por Nuno Fazenda, a sessão contará com uma mesa-redonda com o tema “À conversa com as regiões”, com participação de Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, Luís Pedro Martins, Pedro Machado e Vítor Silva, presidentes do Turismo do Porto e Norte, Centro de Portugal e Alentejo, respetivamente, como da vice-presidente do Turismo do Algarve, Fátima Catarina, seguindo-se um tributo ao comendador Rui Nabeiro.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Agenda

“Inovar em Turismo” dia 3 de maio em Faro

Empresas do setor turístico que integram o portefólio da Portugal Ventures vão apresentar os seus produtos e serviços numa sessão que terá lugar no próximo dia 3 de maio, em Faro no âmbito do ciclo de sessões temáticas 2023 “Inovar em Turismo.

Publituris

O Turismo do Algarve e a Portugal Ventures realizam uma sessão de apresentação de produtos e serviços de empresas do setor turístico que integram o portefólio da Portugal Ventures, a ter lugar no dia 3 de maio de 2023, às 14h30, no auditório da Região de Turismo do Algarve, em Faro. A participação nesta sessão é gratuita, mas sujeita a prévia inscrição e limitada à capacidade da sala.

Estas empresas apresentam soluções destinadas à hotelaria, alojamento local, agências de viagens, animação turística e entidades públicas, as quais têm por objetivo melhorar a eficiência das empresas de turismo e complementar a oferta de serviços existente, melhorando a experiência do turista.

Inserida no «Ciclo de Sessões Temáticas 2023» do Gabinete de Apoio ao Empresário, a iniciativa de networking contará com apresentações de sete empresas ligadas à área do Turismo acolhidas pelo presidente do Turismo do Algarve, João Fernandes, e pelo diretor de Investimentos em Turismo da Portugal Ventures, Miguel Barbosa.

Assim, participam a Algarve Sun Boat – atividade marítimo-turística em barcos eletrossolares, com Bandeira Azul e certificado de sustentabilidade; a HomeIT – plataforma de hardware e software que torna as fechaduras inteligentes, sem necessidade de mudar as fechaduras atuais; a Merytu – plataforma de recursos humanos que liga profissionais a empresas em tempo real, dirigida ao alojamento turístico e restauração; a MTI – solução de eficiência energética para ar condicionado, dirigida ao alojamento turístico, que reduz o custo energético e aumenta a sustentabilidade, a XLR8 – plataforma de revenue management para alojamento turístico; a X-Plora – Plataforma de realidade virtual que permite mostrar instalações e conteúdos, bem como integrar compras de produtos e serviços durante a experiência; e a Wide Ocean Retreat – organização de retiros de ioga para indivíduos e empresas.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Agenda

AHRESP promove Jornada Regional do Centro em Aveiro

A AHRESP promove quarta-feira, dia 19 de abril, em Aveiro, a Jornada Regional do Centro com o tema “Redes Colaborativas – Fator-chave para o Sucesso”. O secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, marca presença neste evento.

Publituris

O evento, que terá lugar no Parque de Exposições de Aveiro, com foco no tema “Redes Colaborativas – Fator-chave para o Sucesso”, vai reunir personalidades e especialistas de diversas áreas do turismo num dia de debates e reflexões, em três painéis, sobre a importância do trabalho em rede e o posicionamento das empresas face a esta dinâmica.

A abertura da jornada contará com intervenções do secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, do presidente da AHRESP, Carlos Moura, do presidente da Turismo do Centro Portugal, Pedro Machado, e do presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves.

“Trabalho em como fator de desenvolvimento da Região Centro”, “Agir no presente, perspetivar o futuro – novas tendências de consumo” e “As redes colaborativas na voz dos empresários” são os três painéis que constituem a jornada.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Agenda

Picos de Aventura promove 4ª edição das Biotalks a 20 de abril em Ponta Delgada

A quarta edição das Biotalks promovida pela empresa de animação turística Picos de Aventura vai ter lugar no próximo dia 20 de abril, em Ponta Delgada, e será totalmente dedicada à Ciência, aos Açores e à sua biodiversidade.

Publituris

Este evento, que consiste num conjunto de palestras e apresentações sobre a biodiversidade e a ciência nos Açores, contará com a presença de diversas personalidades, especialistas nas suas diversas áreas de atuação.

Nesta quarta edição, a primeira em formato presencial, serão abordados diferentes conteúdos, como sustentabilidade, conservação e biodiversidade marinha, e contará com a presença do Rui Peres dos Santos, skipper e biólogo, que abordará o tema “MICS, 45 years of North Atlantic Blue Whale Research”, Filipe Porteiro, vice-presidente do Instituto do Mar com o tema “Investigação marinha no oceano profundo no mar dos Açores” e Telmo Eleutério, biólogo, que falará sobre “Biomateriais e o contributo para um futuro sustentável”. Preside a sessão de abertura a diretora Regional do Turismo dos Açores, Rosa Costa.

Para o administrador da Picos da Aventura, “as Biotalks já são um ponto de encontro incontornável para a partilha de conhecimento e de experiências sobre o tema da biodiversidade e como a mesma torna a região dos Açores tão distintiva”.

Enquanto Picos de Aventura, Carlos Baptista sublinha que “queremos continuar a ser catalisadores desses momentos de diálogo e interação, não só entre a comunidade científica bem como com o público em geral.”

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Agenda

Melhores enoturismos do ano serão conhecidos a 26 de maio

Os resultados da votação para a 2ª edição do Prémio Nacional do Enoturismo, promovido pela APENO, serão dados a conhecer num jantar de gala, no Hotel Convento de São Paulo, no Alentejo, no próximo dia 26 de maio.

Publituris

A APENO – Associação Portuguesa de Enoturismo está a promover, uma vez mais, a votação que vai eleger os Melhores Enoturismos do Ano.

Assim, a segunda edição do Prémio Nacional de Enoturismo, vai realizar-se no dia 26 de maio, no Convento de São Paulo, em Serra D’Ossa, Redondo (Alentejo).

O Prémio Nacional de Enoturismo, de acordo com nota da associação, foi criado com o objetivo de promover, incentivar e distinguir os melhores projetos do setor do Enoturismo. Nesta segunda edição pretende-se premiar os negócios e projetos portugueses que se distingam como casos de sucesso.

Este ano estão a concurso 14 categorias: Melhor Enoturismo de Portugal; Melhor Profissional; Melhor Estadia; Melhor Restaurante; Melhor Chefe de Cozinha; Melhor Sommelier; Melhor Sala de Provas; Melhor Empresa de Turismo; Melhor Projeto Inclusivo; Melhor Projeto Sustentável; Melhor Loja; Melhor Arte e Cultura; Melhor inovação e Tecnologia; Melhor Hospitalidade.

O júri integra jornalistas, representantes institucionais (Comissões Vitivinícolas Regionais do Vinho e Organismos de Turismo), Chefes de Cozinha e Sommeliers, parceiros e associados da APENO. A votação será realizada on-line entre os dias 1 e 19 de maio de 2023.

Os resultados da votação serão dados a conhecer no jantar de gala do Prémio Nacional de Enoturismo 2023, no Hotel Convento de São Paulo, a 26 de maio. No momento da atribuição de prémios serão anunciados os três nomeados de cada categoria e, finalmente, o vencedor.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Agenda

TP apresenta em Gondomar agenda da 2ª edição do “À Descoberta do Turismo Industrial”

O Turismo de Portugal promove o Turismo Industrial com uma agenda nacional de atividades que será apresentada segunda-feira, 3 de abril, às 9h30 em Gondomar.

Publituris

A 2.ª edição da agenda nacional “À Descoberta do Turismo Industrial” vai ser apresentada segunda-feira, às 09h30, no Welcome Center da Rota da Filigrana, em Gondomar. A iniciativa visa dar a conhecer os locais e experiências associados à indústria viva e ao património industrial de Portugal.

A sessão contará com a presença dos representantes das várias entidades envolvidas e do Turismo de Portugal, e inclui visitas a alguns dos principais pontos da Rota da Filigrana.

Segundo o Turismo de Portugal (TP) que promove a iniciativa, em conjunto com outros parceiros que integram o Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa do Turismo Industrial, o número de recursos que integram esta rede tem vindo a crescer, sendo atualmente cerca de 200, distribuídos pelas dimensões do património industrial e indústria viva, e nas várias áreas temáticas: agroalimentar, moda e têxtil, cerâmica e vidro, ourivesaria, extrativa, transportes, entre outras.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2021 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.