Assine já
Distribuição

Bestravel quer que Pedro Costa Ferreira continue a liderar a APAVT

No momento em que se aproximam as eleições para os novos corpos sociais da APAVT, e perante a indecisão de Pedro Costa Ferreira em relação à sua recandidatura, a Bestravel apoia o atual presidente e acredita “no associativismo que tem implementado em Portugal”.

Carolina Morgado
Distribuição

Bestravel quer que Pedro Costa Ferreira continue a liderar a APAVT

No momento em que se aproximam as eleições para os novos corpos sociais da APAVT, e perante a indecisão de Pedro Costa Ferreira em relação à sua recandidatura, a Bestravel apoia o atual presidente e acredita “no associativismo que tem implementado em Portugal”.

Sobre o autor
Carolina Morgado
Artigos relacionados
Presidente da APAVT disse que a Bestravel e todo o setor têm razões para comemorar
Distribuição
Qatar Airways passa a ligar diretamente Doha a Auckland
Transportes
Soltour e Bahia Principe Hotels & Resorts renovam compromisso através de campanha conjunta
Distribuição

Esta declaração de apoio a que Pedro Costa Ferreira se recandidate à liderança da APAVT, cujas eleições se preveem para breve, foi proferida por Carlos Baptista, administrador da Bestravel, na cerimónia que assinalou, na sexta-feira, em Lisboa, o 20º aniversário da rede de franchising das agências de viagens.

“A APAVT tem sido um pilar fundamental naquilo que tem sido o nosso caminho. É uma constante ao longo dos anos e é nos momentos críticos que mais sentimos a APAVT. Isto é um sinal claro de saber estar, e a credibilidade que tem construído para todo o setor”, disse o administrador da Bestravel.

Segundo Carlos Baptista, “a APAVT tem construído uma credibilidade no mercado que vai para além daquilo que são as agências de viagens, e isso tem sido feito, nos últimos anos, pela mão de Pedro Costa Ferreira, por isso, sabendo que a sua intenção não é recandidatar-se, “peço que considere o caminho futuro da APAVT”, realçando que “deixamos aqui o nosso apoio e dizer que acreditamos no associativismo que tem implementado em Portugal”.

 

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

Mais artigos
Artigos relacionados
Agências

Grupo GEA Portugal assinala 20º aniversário em quatro eventos

O Grupo GEA Portugal vai assinalar os 20 anos de existência com quatro eventos que decorrerão durante este mês de junho, na Figueira da Foz, Matosinhos, Lagos e Cascais.

O Grupo GEA assinala os 20 anos de presença em Portugal com “sunset dinner party”, em quatro locais do país: Figueira da Foz – Matosinhos – Lagos – Cascais.

De acordo com a rede de gestão de agências de viagens, pretende-se “compartilhar momentos inesquecíveis com aqueles que são os grandes responsáveis na construção do Grupo GEA Portugal: os nossos empresários com as suas equipas, assim como os parceiros, que percorreram connosco este percurso de 20 anos”.

Das 19h30 às zero horas, as comemorações terão lugar dia 14 de junho, no Restaurante Pé na Areia (Figueira da Foz); 15 de junho, no Restaurante Pé no Mar (Matosinhos -Perafita); 16 de junho, no Iberostar Lagos; e 20 de junho, no Restaurante Arriba (Guincho – Cascais).

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Eventos Publituris

E os nomeados para “Melhor Rede de Agências de Viagens” nos Publituris Portugal Travel Awards 2023 são?

São sete as redes de agências nomeadas na respetiva categoria nos Publituris Portugal Travel Awards 2023.

Publituris

Na 18.ª edição dos Publituris “Portugal Travel Awards 2023”, os principais prémios do turismo nacional contam com 174 nomeados, que concorrem num total de 22 categorias.

Conheça os nomeados na categoria de “Melhor Rede de Agência de Viagens”:

Airmet
B travel
Bestravel
GEA
Top Atlântico
Viagens Abreu
Viagens El Corte Inglés

Os vencedores serão conhecidos no dia 6 de julho de 2023, a partir das 19h00, no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, em Alcobaça.

Poderá votar em https://premios.publituris.pt/travel/2023/

Os Publituris “Portugal Travel Awards 2023” têm como Main Sponsor o Novo Banco, contando com a NOS SGPS, Nescafé, Grupo Visabeira e MAWDY como patrocinadores, o apoio da Turismo Centro de Portugal e da Câmara Municipal de Alcobaça, e com a GR8 Events, Movielight, Multislide e Workgroup – Publicidade como parceiros.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Distribuição

Grupo W2M dá a conhecer os seus produtos em diversas iniciativas

Com vista a dar a conhecer os seus produtos aos seus principais parceiros, o grupo W2M tem vindo a levar a cabo, em Portugal, uma série de iniciativas, numa dinâmica que irá decorrer ao longo do ano.

Publituris

Através dos seus operadores W2M PRO, Newblue e da Icárion, o grupo W2M (World 2 Meet) tem vindo a promover um conjunto de iniciativas junto do trade turístico português, seja representantes dos grupos verticais, grupos de gestão, agências independentes, bem como dos media.

Sob a égide da W2M PRO e em pareceria com a Iberostar foram efetuadas duas famtrips, de 15 a 18 de março, em Lisboa e Algarve e de 24 a 26 de maio, a Isla Canela.

Em relação às ações de conhecimento da Newblue, o grupo promoveu uma presstrip, alusiva ao voo inaugural do A350-900 da W2Fly, de 30 de abril a 7 de maio, a Cancún e, posteriormente, levou agentes de viagens, de 21 a 28 de maio a Cancun, enquanto, de 6 a 13 de junho e de 13 a 20 de Junho, os seus parceiros terão a oportunidade de descobrir as propostas do operador turístico em Punta Cana.

Através da Icárion, a W2M abriu um processo de formação a 15 abril, com o evento “Viaje com o Paladar”, alusivo ao Produto da Tailândia. Em seguida promoveu duas famtrips: Quénia e Zanzibar de 7 a 14 de maio e Istambul + Vietname de 10 a 22 de maio. Em relação à iniciativa “Viaje com o paladar”, a próxima etapa será dedicada ao Vietname, em data a anunciar.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos

DCIM100MEDIADJI_0504.JPG

Distribuição

Soltour e seus parceiros revelam aumento da procura para este verão

A Soltour Travel Partners e os seus mais recentes parceiros, Europamundo, Guest Incoming e Luxotour destacam o aumento das suas reservas em relação aos anos anteriores, e revelam que o gasto médio por pessoa também aumentou na maioria das viagens reservadas, ou seja, mais 5% do que em 2022.

Publituris

A Soltour Travel Partners, hub turístico composto por diferentes players do setor das viagens, analisou a evolução das reservas e prevê um período estival marcado por um aumento da procura e por viagens para novos destinos em todos os continentes.

“A situação de incerteza que vivemos há meses com a inflação, o aumento geral dos preços e a situação geopolítica parecia pressagiar um verão irregular para o setor”, mas, segundo Tomeu Bennasar, CEO da Soltour Travel Partners “os números atuais dão esperança a um setor turístico que mostra sinais de recuperação com uma procura semelhante à dos anos anteriores à pandemia”.

A Soltour coloca a Albânia como o destino mais procurado pelos portugueses e pelos espanhóis para a sua operação que estreia este verão. Esta perspetiva também se verifica em relação às Caraíbas, onde se destacam a operação exclusiva para a península de Samaná, bem como outras zonas da região como Punta Cana e Riviera Maya como os destinos mais importantes, para além de Cabo Verde, uma das grandes apostas do operador turístico para este verão.

A Europamundo, operador turístico especializado em circuitos de autocarro, também está a registar bons números de reservas no mercado ibérico. “Esperamos um aumento de 75% em relação a 2022 e 32% face a 2019, o nosso melhor ano de sempre”, anuncia Alejandro de la Osa, CEO da Europamundo.

A Luxotour, empresa de viagens com mais de 40 anos de experiência especializada em Marrocos, destaca também a boa receção das viagens para este verão. “Marrocos continua a ser o destino mais procurado pelos nossos clientes, embora outros pacotes como o Egito e a Turquia também estejam a ganhar importância, bem como o segmento das grandes viagens”, afirma Antonio Guerra, CEO da Luxotour.

Esta estimativa da Soltour e dos seus parceiros indica que, em termos de despesa média por pessoa, os dados refletem igualmente um aumento considerável em relação aos anos anteriores. O viajante médio da Soltour gastará 5% mais do que em 2022, enquanto o viajante médio da Europamundo gastará aproximadamente 1.350 euros, um valor muito semelhante ao do viajante médio da Luxotour (1.360 euros).

Quanto ao destino Espanha, a tendência para o verão de 2023 segue a dos anos anteriores, segundo nota de imprensa divulgada pela Soltour Travel Partners, com a costa andaluza e a costa da Comunidade Valenciana como destinos prioritários para os portugueses e para os espanhóis, embora com um aumento significativo das viagens para a Costa Brava.

Por sua vez, a linha de negócio Costas powered by Guest Incoming registou uma grande procura em julho, com 26% do total de vendas para o verão, seguido de 22% de vendas no mês de agosto. “A evolução é muito notória. Em comparação com o ano passado, alcançámos mais 163% de vendas, enquanto, se tivermos em conta os dados de 2019, registámos um aumento de 100% nas vendas”, destaca Omar Spezie, CEO da empresa.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Eventos Publituris

Sabe quem são os nomeados para “Melhor Operador Turístico” nos Publituris “Portugal Travel Awards 2023”?

Entre os nove nomeados para a 18.º edição dos Publituris “Portugal Travel Awards 2023” há alguns estreantes.

Publituris

Os Publituris “Portugal Travel Awards 2023” estão lançados.

Conheça os nomeados na categoria de “Melhor Operador Turístico”:

Lusanova
Newblue
Nortravel
Solférias
Soltour
Soltrópico
Sonhando
TUI
Viajar Tours

Os vencedores serão conhecidos no dia 6 de julho de 2023, a partir das 19h00, no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, em Alcobaça.

Na 18.ª edição dos Publituris “Portugal Travel Awards 2023”, os principais prémios do turismo nacional contam com 174 nomeados, que concorrem num total de 22 categorias.

Poderá votar em https://premios.publituris.pt/travel/2023/

Os Publituris “Portugal Travel Awards 2023” têm como Main Sponsor o Novo Banco, contando com a NOS SGPS, Nescafé, Grupo Visabeira e MAWDY como patrocinadores, o apoio da Turismo Centro de Portugal e da Câmara Municipal de Alcobaça, e com a GR8 Events, Movielight, Multislide e Workgroup – Publicidade como parceiros.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Distribuição

Lusanova propõe Açores, Madeira, Malta, Egito, Grécia e Turquia para as férias de verão

Madeira, Açores, Malta, Egito, Grécia e Turquia, são alguns dos destinos, da sua grande panóplia de programas que abrange o mundo inteiro, que o operador turístico Lusanova sugere para as férias de verão.

Publituris

Da Turquia, Egito, Grécia, Malta aos arquipélagos portugueses dos Açores e Madeira são várias as propostas de itinerários para os viajantes que a Lusanova, operador turístico especializado em viagens organizadas para todo o mundo, faz para as férias de verão deste ano.

Tanto para a Madeira como para os Açores, a Lusanova dispõe de vários circuitos e opções de ‘city breaks’ para estes destinos, enquanto, para Malta, convida os viajantes a explorar cidades históricas, visitar templos megalíticos, mergulhar em águas cristalinas e desfrutar a sua gastronomia.

Viajar até ao antigo Egito e descobrir as pirâmides de Gizé, as tumbas dos faraós em Luxor e as paisagens ao longo do rio Nilo, combinado com as praias do Mar Vermelho, como Sharm el Sheikh ou Hurghada, é uma das sugestões apresentadas. Glória do Egito, Egito Faraónico ou O Melhor do Egito são alguns dos programas disponibilizados pela Lusanova para este destino.

Para a Grécia, as Jóias do Mar Egeu ou Grécia Clássica são apenas dois dos vários itinerários apresentados pela Lusanova, que também conta com combinados com a Bulgária, Roménia e Macedónia.

A Lusanova propõe ainda desfrutar a fusão entre o Oriente e o Ocidente ao explorar a Turquia, com sua herança cultural, mesquitas históricas e não só. Além de Istambul, a Turquia tem muito mais para oferecer como um passeio de balão pela Capadócia ou uma visita às piscinas termais de Pamukkale. A conectividade aérea de Istambul permite ainda uma combinação de férias com as Seicheles, Maldivas ou Maurícias.

Os pacotes de viagens da Lusanova “incluem guias especializados, alojamento de qualidade, transporte e a garantia de uma experiência segura e memorável”, indica a empresa em nota de imprensa.

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Distribuição

Novos corpos sociais da ASGAVT tomam posse dia 7 de junho

Os novos corpos sociais da ASGAVT (Associação de Sócios Gerentes das Agências de Viagens e Turismo) eleitos na passada sexta-feira sob a liderança de Miguel Quintas (Consolidador.com), tomam posse no próximo dia 7 de junho, pelas 12h, no Hotel Júpiter, em Lisboa.

Publituris

Em comunicado, a ASGAVT indica que, na cerimónia de tomada de posse dos seus novos corpos sociais, será revelada uma das principais medidas constantes no programa da Associação para o biénio 2023-2025: a instituição do Dia Nacional do Agente de Viagens.

Trata-se de “um dia que pretende comemorar e engrandecer uma das profissões mais importantes do turismo em Portugal e ainda não devidamente reconhecida, pese embora o esforço admirável que a nossa classe realiza diariamente para atender o mercado”, segundo o presidente eleito, Miguel Quintas, citado na nota de imprensa.

Refira-se que a Associação de Sócios Gerentes das Agências de Viagens e Turismo (ASGAVT) foi a votos na passada sexta-feira, dia 26 de maio tendo a lista A, encabeçada por Miguel Quintas (Consolidador.com) sido eleita por unanimidade.

A lista vencedora, a única que se apresentou a sufrágio, é “a maior representação democrática de sempre numa lista candidata a uma associação de agências de viagens. Temos representações de: Airmet, Airventure, By-Travel, DIT, GEA e Mercado das Viagens” conforme já anunciado anteriormente por Miguel Quintas.

O programa completo da ASAGVT será divulgado aos seus sócios durante as próximas semanas, refere ainda o novo presidente eleito.

Novos corpos sociais

Assembleia Geral

Presidente – Madalena Fernandes (Repartir)

Vice-presidente – Marco Velez (Leiriviagem)

Secretário – Lídia Leal (Oestetur)

Conselho Fiscal

Presidente – Fernando dos Santos (Mercado das Viagens)

Vogal Relator – Raquel Campo Grande (Holiday Store)

Vogal Relator – Pedro Dias (Beautiful Travel)

Direção

Presidente – Miguel Quintas (Consolidador.com)

Vice-presidente – Luís Henriques (Go Discover)

Secretário – Luís Cabral (Tropical Season

Tesoureiro – Sérgio Teixeira (Travelflex)

Vogal – Tiago André (Globe Travel)

Suplente – Luísa Alexandra Torcato (By-Travel)

Suplente – Luciano Baetz (Vamos Fugir?)

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Distribuição

Europamundo propõe vários itinerários em autocarro este verão

O parceiro da Soltour Travel Partners, Europamundo, operador turístico especializado em viagens de autocarro, propõe ao mercado vários destinos na Ásia, Médio Oriente, Europa e Caraíbas para este verão.

A Europamundo, operador turístico especializado em viagens de autocarro e parceiro da Soltour Travel Partners, espera que seja uma estação cheia de viagens, e oferece aos seus clientes diferentes programas com mais de 2.500 lugares de avião para viagens de grupo até ao final do ano.

A Europamundo tem uma grande variedade de circuitos, adaptados de acordo com as necessidades de cada agência de viagens, e valorizando os gostos e preferências de cada tipo de cliente, desde o mais aventureiro ao mais exigente. Japão, Arábia Saudita, Vietname, México e Escandinávia são alguns dos itinerários em autocarro de longo curso com hotel incluído recomendados pelo operador turístico para este verão.

A viagem de longo curso (15 dias): Luzes do Japão e da Coreia, permite descobrir todos os segredos de Seul a Tóquio, incluindo um transfere de ferry de Busan a Shimonoseki. Uma noite num mosteiro budista com experiência de meditação incluída, passeios em montanhas encantadas e uma visita especial à cidade de Hiroshima fazem parte desta viagem.

O operador turístico propõe também uma viagem de 13 dias pelo Vietname e pela Tailândia, visitando locais como Hoy An, Banguecoque e Chiang Mai. Navegar num junco tradicional na Baía de Halong, visitar um mercado numa linha de comboio ou admirar templos, santuários e aldeias são algumas das surpresas escondidas nesta viagem especial.

No que diz respeito ao Médio Oriente, a Arábia Saudita é a grande novidade da Europamundo para este ano, numa viagem de 19 dias pelos Emirados, Arábia Saudita, Jordânia, Sinai e Cairo. Neste circuito é possível desfrutar das praias de areia branca do Golfo Pérsico, ver cidades modernas e únicas, desertos áridos e oásis verdes.

Há ainda a grande viagem de 17 dias pelos locais mais autênticos do México: Rota Mariachi. Durante este itinerário, os clientes poderão visitar alguns dos locais menos conhecidos do país, como Río Lagartos, Mérida e Valladolid, para além de pontos turísticos obrigatórios como a Cidade do México, Teotihuacan e Oaxaca. A viagem termina em Cancun, onde os viajantes podem prolongar a sua estadia.

O operador turístico destaca que alguns viajantes preferem desfrutar de uma longa estadia entre países e cidades mais próximos de Portugal. Assim para estes, a Europamundo recomenda uma viagem de 11 dias pela Europa Alpina. Este itinerário começa com uma visita a Paris e passa pelas cidades monumentais de Lyon, Milão, Veneza, Innsbruck, Feldkirch e Munique antes de terminar em Heidelberg. Trata-se de uma viagem cultural com um toque de aventura, incluindo passeios de teleférico e de barco, até mesmo a travessia da mais longa “ponte tibetana” da Europa.

Um pouco mais longe, mas também na Europa, o operador turístico recomenda a Escandinávia em um circuito de 11 dias que vai de Copenhaga a Helsínquia, passando por cidades como Aarhus, Stavanger, Bergen, Estocolmo e Oslo. Uma experiência cultural e histórica que permite admirar a cascata de Tvindefossen e desfrutar de um cruzeiro, bem como conhecer em profundidade os segredos dos países nórdico-germânicos.

As viagens de longo curso com itinerários planeados permitem “desfrutar da estadia em todos os locais visitados sem se preocupar com a organização; além disso, os circuitos preparados pela Europamundo são flexíveis, pelo que se pode viajar comodamente e sem imprevistos para todos os destinos, iniciar o circuito no ponto escolhido e fazer paragens nos pontos desejados, retomando a viagem no mesmo ponto numa partida posterior”, sublinha Alejandro de la Osa, CEO do operador turístico.

Refira-se que a Europamundo oferece mais de 1.500 viagens em diferentes autocarros nos cinco continentes, incluindo não só os locais mais emblemáticos, mas também as aldeias mais pequenas e as paisagens mais bonitas. A novidade deste ano são também as mais de 250 excursões privadas em mini Van para grupos de duas a sete pessoas, conduzidas por um guia profissional.

Sobre o autorCarolina Morgado

Carolina Morgado

Mais artigos
Distribuição

eDreams ODIGEO regista 16,2 milhões de reservas e aumenta rentabilidade no último ano fiscal

A eDreams ODIGEO atingiu vários recordes no último ano fiscal, incluindo os níveis mais elevados de sempre de reservas, incluindo no canal mobile, receitas e subscritores. O crescimento das vendas, aliado à melhoria das margens, resultou numa “aceleração da rentabilidade”.

Publituris

A eDreams ODIGEO registou, no ano fiscal que terminou a 31 de março de 2023, um total de 16,2 milhões de reservas, valor que ficou 29% acima do anterior recorde, que tinha sido alcançado em 2022, e que foi ainda 42% mais alto que no período pré-pandemia.

“A empresa atingiu vários recordes no período indicado, incluindo os níveis mais elevados de sempre de reservas, reservas pelo canal mobile, receitas e subscritores. O crescimento contínuo e rápido das vendas, associado a uma melhoria acentuada das margens, resultou numa aceleração da rentabilidade”, resume a eDreams ODIGEO.

A agência de viagens online congratula-se com os resultados alcançados, uma vez que os mercados de viagens na Europa e no mundo ainda continuam abaixo dos níveis anteriores à pandemia, enquanto a eDreams ODIGEO está a superar os níveis pré-pandemia há sete meses consecutivos.

Na atividade comercial, a eDreams ODIGEO também alcançou resultados positivos, com “um crescimento rápido e contínuo da margem de receitas e uma melhoria acentuada das margens, resultando numa rentabilidade em alta”, tendo alcançado receitas de 569,6 milhões de euros,  num aumento de 49%, suportado no crescimento das reservas. Já a margem de receita somou 621 milhões de euros, registando um acréscimo de 47% num só ano.

“A empresa registou um forte crescimento da rentabilidade”, indica a eDreams ODIGEO, revelando que as “margens melhoraram acentuadamente” e aumentaram oito pontos percentuais desde o início do ano, enquanto o lucro marginal e o lucro marginal cash se situaram nos 113.2 milhões de euros e 164.7 milhões de euros, respetivamente, num aumento correspondente de 71% e 53% em relação ao valor do exercício de 2022.

Para os resultados agora apresentados, destaca a empresa, muito contribuiu o Prime, o primeiro e maior programa de subscrições de viagens do mundo, que apresentou um desempenho notável com a adição de 1.7 milhões de novos subscritores, ultrapassando os 4.3 milhões no final do quarto trimestre, o que representa mais 64% do que há apenas um ano.

Os resultados positivo permitiram ainda reduzir os prejuízos registados, que somaram 34,7 milhões de euros, numa descida de 33,6% face a período homólogo, valor que compara com os 52,3 milhões de euros de prejuízo que a empresa tinha apresentado no último ano fiscal.

Os bons resultados levam também a eDreams ODIGEO a reafirmar os seus objetivos para 2025, ano em que a empresa espera ter já mais de 7.25 milhões de membros Prime, cerca de 80 euros de Receita Média Por Utilizador (ARPU, na sua sigla em inglês) e um EBITDA Cash superior a 180 milhões de euros.

“Estamos muito satisfeitos por podermos reportar resultados extraordinários em mais um ano de sucesso na nossa execução estratégica. Mesmo com os desafios colocados pelas condições do mercado, continuámos a registar um desempenho superior ao do setor das viagens e melhorámos significativamente a rentabilidade do nosso negócio, que foi principalmente impulsionada pela nossa plataforma de subscrições exclusiva”, congratula-se Dana Dunne, CEO da eDreams ODIGEO.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos
Distribuição

Agência Abreu é Marca de Confiança há 23 anos consecutivos

A “qualidade, relação custo/benefício e ética de marca” foram os pontos fortes que valeram à Agência Abreu a atribuição do selo Marca de Confiança, que lhe é atribuído há 23 anos consecutivos.

Publituris

A Agência Abreu renovou esta quinta-feira, 25 de maio, o selo Marca de Confiança na categoria Agências de Viagens, distinção que arrecada há 23 anos consecutivos pela “qualidade, relação custo/benefício e ética de marca”.

“A consolidação como a Marca de referência entre as Agências de Viagens, prova que todos os esforços que envidámos nos últimos anos cumpriram o propósito e, por isso, continuamos merecedores da Confiança dos nossos Clientes”, considera Pedro Quintela, diretor de Vendas e Marketing da Agência Abreu.

A Agência Abreu reuniu mais de 70% da votação, na categoria Agências de Viagens, na votação promovida pela Selecções do Reader’s Digest, que promove a atribuição do Selo Marcas de Confiança.

O Estudo ‘Marcas de Confiança’ divulga as Marcas, Personalidades e Organizações, Instituições e Profissões, Sociedade e Marcas Ambiente em que os Portugueses mais confiam.

 

Sobre o autorPublituris

Publituris

Mais artigos

Navegue

Sobre nós

Grupo Workmedia

Mantenha-se informado

©2021 PUBLITURIS. Todos os direitos reservados.